TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial Aplicada a Uma Industria de Café

Por:   •  7/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA em Gestão Financeira e Controladoria

Fichamento de Estudo de Caso

Luís Henrique Klamas Obregon

Trabalho da disciplina Contabilidade

                                                      Tutor: Professora Claudia Basilio

Campos dos Goytacazes

2016

Estudo de Caso: Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro

REFERÊNCIA: ROBERT L. SIMONS; ANTONIO DAVILA: Cafés Monte Bianco: Elaborando um plano Financeiro. Harvard Business School. 2000.

A Cafés Monte Bianco é uma empresa italiana, octogenária. Produtora de café, o seu produto tem a reputação de estar entre os melhores da Europa e é distribuído por todo este continente. O presidente da Cafés Monte Bianco, Giacomo Salvetti, é bisneto do fundador da empresa, Mario Salvetti, e assim como o seu bisavô, é um gestor comprometido com a qualidade dos seus produtos. Todos os anos ele viaja a plantações de café ao redor do mundo, a fim de aprimorar os seus conhecimentos sobre a iguaria, além disso, mantém um laboratório que busca novas combinações de sabores e testa produtos já existentes no mercado.

Apesar de atuar em um mercado de preços mais elevados, com um produto de alta qualidade, durante uma desaceleração da economia em 1998, a Cafés Monte Bianco encontrou no mercado de marcas próprias, um mercado de produtos de menor qualidade e de preços mais baixos, uma boa alternativa para ocupar a capacidade produtiva da empresa e absorver os custos fixos da produção.

Nos últimos anos, pretendendo superar o sucesso conquistado pelo seu avô, Giacomo expandiu a capacidade produtiva da empresa investindo em caras instalações. Tal expansão aumentou em 150.000 kg ao mês a capacidade produtiva da empresa, que no ano 2000 era de 350.000 kg ao mês. Os resultados daquele ano foram considerados bons, e a atuação no mercado dos cafés de marca própria foi um fator importante para atingir estes resultados.

Giacomo convocou uma reunião com os diretores da empresa, a fim de traçar o planejamento estratégico para 2001. Uma ideia de alocar totalmente a capacidade produtiva na produção de marcas próprias passou a ser fortemente defendida. Nesta reunião, Carla Salvetti, diretora de planejamento estratégico, defendeu que uma transição completa para o mercado de marcas próprias era a melhor opção. Segundo ela, o mercado de marcas próprias garantiu o sucesso da empresa em um momento que a demanda pela marca Premium quase se extinguiu. Roberto Bianchi, diretor de P&D, é o principal opositor dessa ideia, para ele a essência da empresa é o café da marca Premium, produto tradicional por sua qualidade e carro chefe da Cafés Monte Bianco por várias décadas. Giovanni Calvaro, diretor de marketing, expôs sua preocupação com a volatilidade do mercado da marca Premium, enalteceu a estabilidade da demanda por marcas próprias, e apresentou aspectos relevantes com relação a esse mercado. Paolo Cantara, diretor de produção, expos alguns benefícios que a transição completa para o mercado de marcas próprias surtiria sobre os custos fixos da empresa. Por fim, Dino Bastico, diretor financeiro, demonstrou preocupação com o fluxo de caixa na hipótese de uma transição completa, segundo ele, tal decisão acarretaria no aumento do prazo de recebimento, de 30 para 90 dias, impactando negativamente o fluxo de caixa da empresa. Giacomo Salvetti, nada satisfeito com as informações apresentadas na reunião, determinou que Carla e Dino elaborassem um plano financeiro claro, que demonstrasse as estimativas de resultados geradas pelas possíveis decisões.

Realizando cálculos baseados nas tabelas apresentadas, podemos obter o ROE do ano 2000 e estimar o ROE para o ano 2001, bem como seu lucro líquido:

Ano 2000

           ROE = Lucro líquido / [( PL anterior + PL atual) / 2]

                        1945633 / [(7220236 + 1945633) / 2)]

                            23,75%

Ano 2001 (Baseado na produção projetada – Tabela 5)

[pic 2]

(em milhões de liras)

Observamos que com a transição completa para o mercado de marcas próprias, os resultados diminuirão, apresentando tanto lucro líquido como ROE abaixo do obtido no ano 2000. O fluxo de caixa da empresa também apresentará um resultado preocupante, com prazo de recebimento médio de 90 dias, os fluxos de caixa seriam:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (229.8 Kb)   docx (103 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com