TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DA CONTABILIDADE PARA SUSTENTABILIDADE

Por:   •  29/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 5

A CONTRIBUIÇÃO DA CONTABILIDADE PARA SUSTENTABILIDADE

PASS, Katia Tem1 

TIEPPO, Fernanda de Oliveira1

GONÇALVES, Arianne Peruzo Pires Gonçalves2

1Acadêmicas do Curso de Ciências Contábeis do Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense, Assis Chateaubriand, PR, Brasil

2Docente do Curso de Ciências Contábeis do Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense, Assis Chateaubriand, PR, Brasil

 

INTRODUÇÃO: o processo industrial e a população mundial vêm crescendo de forma desordenada no último século, trazendo como consequência o aumento na exploração dos recursos disponíveis na natureza. Isso faz com que surja uma preocupação incessante da sociedade em preservar o meio ambiente. Franco (apud GALVÃO E TENÓRIO, 2009, p.3). A proteção ao meio ambiente vem crescendo em importância para as organizações tanto em termos de responsabilidade social e gestão ambiental como em sustentabilidade. Nesse sentido, a variável ambiental, de acordo com Tinoco e Kraemer (2011), vem se transformando num diferencial competitivo importante para as organizações, com o qual elas devem preocupar-se. Dessa forma, a responsabilidade social deixou de ser uma opção para as empresas, e passou a ser uma questão de visão, estratégia e, até mesmo, de sobrevivência. Construir uma relação ética das empresas com seus acionistas, funcionários, fornecedores, clientes, comunidade e governo é o foco do desenvolvimento sustentável das empresas ecologicamente corretas. Além de conduzir os negócios com metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável do planeta e de toda a sociedade. Tinoco e Kraemer (2011), citam que, a Contabilidade, por ser a ciência que avalia o patrimônio das organizações, pode demonstrar a correlação entre as entidades e o meio ambiente, demostrando como o patrimônio é afetado pelas causas ambientais e a forma de agir para reduzir ou até mesmo eliminar as agressões ao meio, promovendo assim, a sustentabilidade. Dessa forma, a participação da Contabilidade é de extrema importância, pois desperta o interesse para as questões ambientais, ajudando as organizações a implementar, em sua gestão empresarial, a variável ambiental, não apenas para constar na legislação, mas por uma verdadeira conscientização ecológica.

OBJETIVOS: Refletir, a respeito da relevância da Contabilidade Ambiental para sustentabilidade

METODOLOGIA: A metodologia utilizada para esta pesquisa foi a bibliográfica, buscando o posicionamento de vários autores sobre o assunto. De acordo com Gil (2002), a pesquisa bibliográfica se constitui em levantamento da bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita.

DISCUSSÃO E RESULTADOS: Desenvolver-se economicamente e, ao mesmo tempo assegurar a preservação do meio ambiente, tem levado as empresas a adotar práticas de controle ambiental. Tais práticas, tem como objetivos principais minimizar os impactos negativos de suas atividades e buscar uma melhor qualidade de vida para a população, ou seja, as organizações têm buscado cada vez mais ser sustentáveis. Define-se por Desenvolvimento Sustentável um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades”. (CATALISA, 2003, não paginado).

Garcia e Oliveira (2009), afirmam que, pelo fato da Contabilidade ser entendida como meio de fornecer informações, ela deve buscar responder ao desafio da sustentabilidade ambiental, atendendo aos usuários interessados na atuação das empresas sobre o meio ambiente, contribuindo com o processo de tomada de decisão, além das obrigações com a sociedade no que diz respeito à responsabilidade social e à questão ambiental. Ainda de acordo com os autores, o contador deve participar de forma ativa no processo de planejamento, avaliação e controle das questões sociais e ambientais, registrando e divulgando as medidas adotadas e os resultados alcançados. Neste contexto, com o aumento das obrigações relacionadas à proteção ambiental, as demonstrações financeiras têm novos desafios relacionados à padronização de normas e procedimentos contábeis, e a Contabilidade Ambiental se apresenta como uma ferramenta importante, auxiliando na gestão dos recursos referentes ao meio ambiente, permitindo ao gestor uma melhor alocação dos recursos para o atendimento à preservação ambiental e melhores resultados de suas ações. A contabilidade ambiental não é uma nova ciência, mas sim, uma segmentação da tradicional. Oleiro e Schimdt (2015, p.275) descreve como objetivo da contabilidade ambiental, identificar, mensurar e esclarecer os eventos e transações econômico-financeiros que estejam relacionados com proteção, preservação e recuperação ambiental, ocorridos em um determinado período, visando à evidenciação da situação patrimonial de uma entidade”. Esse entendimento é confirmado por Tinoco e Kraemer (2011), que acrescenta ainda, como objetivos da contabilidade ambiental, incorporar à contabilidade financeira tradicional os efeitos ambientais, identificando de forma separada aqueles custos e ingressos relacionados com o meio ambiente; identificar dados e registro de eventos ambientais, processamento e geração de informações que subsidiem o usuário servindo como parâmetro em suas tomadas de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (44 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com