TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE APLICADA E SUSTENTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.530 Palavras (7 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ciências contabéis

NATALI DA SILVA MOTA

CONTABILIDADE APLICADA E

SUSTENTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO

[pic 3]

Barreiras - Ba

2015

NATALI DA SILVA MOTA

CONTABILIDADE APLICADA E

SUSTENTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO

Trabalho individual, apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para obtenção de média semestral para as disciplinas  do 6º semestre.

[pic 4]

Barreiras - Ba

2015


SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO        

2  DESENVOLVIMENTO        

2.1 SUSTENTABILIDADE        4

2.1.1 Objetivos Gerais e Especificos da Sustentabilidade        6

2.1.2 Incentivos Fiscais        6

2.2. ABRANGÊNCIA DO TERCEIRO SETOR        

3  CONCLUSÃO        

4  REFERÊNCIAS        0



  1. INTRODUÇÃO

Entende-se que para um processo ser sustentável, o bem-estar do homem é objetivamente necessário, pois é ele o principal responsável por implementar as demais ações de sustentabilidade que irão garantir o futuro para esta e para as novas gerações, resultando no conceito de sustentabilidade socioambiental. Essas ações devem ser pensadas e desenvolvidas de forma integrada para que o ser humano, ao mesmo tempo em que tenha acesso aos seus direitos básicos, proteja o meio ambiente, fundamental para sua existência.


  1. DESENVOLVIMENTO

A Contabilidade Aplicada ao Setor Público visa colaborar com o processo de elaboração e execução do orçamento, além de contribuir para resgatar o objeto da contabilidade como ciência, o patrimônio. Com isso, a contabilidade poderá atender a demanda de informações requeridas por seus usuários, sob os enfoques orçamentário e patrimonial, com base em um Plano de Contas Nacional. A Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público. Esse tipo de contabilidade serve como ferramenta para evidenciar decisões políticas e estabelecer as prioridades quando há escassez de recursos públicos. Ela envolve o acompanhamento de execução orçamentária, expondo e permitindo conhecimento do patrimônio publico, dependendo do caso do órgão publico haverá: balanço orçamentário, balanço financeiro e o balanço patrimonial.

  1. Sustentabilidade

O termo sustentabilidade é usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. E Juntas seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

O desenvolvimento sustentável não acontece tão facilmente, ele requer enorme esforço continuado, determinação política e disposição para mudança de aspectos relevantes da cultura e do fazer institucional, gerando uma carga razoável de conflitos e tensões. Com a degradação do ambiente natural, a sustentabilidade tem sido pauta em inúmeras discussões em várias partes do mundo ocupando boa parte da agenda publica do setor na atualidade. Este problema se agrava principalmente pelo desgaste gerado pelo excesso de exploração e extração desses recursos como fonte de matéria prima nos processos industriais que aquecem a economia e garantem o desenvolvimento e a sobrevivência humana. Toda forma encontrada para amenizar esses impactos e até mesmo tentar reverter essa realidade deve ser aceita e levada em consideração.

Com esse proceder tem trazido em pauta varias discursões sobre as formas de sustentabilidade das organizações não-governamentais, isso no meio da tentativa de elaboração de construção estratégicas da sustentação das organizações do Terceiro Setor.

O Índice de Sustentabilidade, iniciado em 2005, teve a iniciativa pioneira na América Latina e busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. 

  1. Objetivos Gerais e Específicos da Sustentabilidade

                           A sustentabilidade tem sua origem relacionada ao termo “desenvolvimento sustentável”, definido como aquele que atenda às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades. 

                                    É importante destacar também que na dimensão ambiental deste conceito qualquer ação humana deve: respeitar os ciclos naturais, o tempo de recomposição dos recursos e os limites que os regem; conservar a integridade do ambiente; consumir sem ultrapassar a capacidade de renovação dos recursos e respeitar a diversidade humana que produz formas diferentes de existência.

Podemos considerar como Objetivo Geral da Sustentabilidade: “Melhorar a qualidade do gasto público por intermédio da eliminação do desperdício e da melhoria contínua da gestão dos processos, com a finalidade de otimizar a prestação de bens e serviços aos cidadãos.”

  1.  Incentivos Fiscais Concedidos às Empresas que Visam A Proteção do Meio Ambiente

        As empresas Os Benefícios Fiscais é uma ferramenta que o Estado utiliza na economia para impulsionar um determinado setor econômico, é caracterizado pela renúncia total ou parcial de algum tributo; podendo se manifestar por várias formas jurídicas, desde a forma imunitária até a de investimentos privilegiados, passando pelas isenções, alíquotas reduzidas, suspensão de imposto, manutenção de créditos, bonificações, créditos especiais, cujo fim é sempre é atrair, os particulares para a prática das atividades que o Estado elege como prioritárias.

        A Constituição objetiva estimular o desenvolvimento econômico de cada região, gerando empregos, o estímulo às indústrias nacionais, o aumento do saldo da balança comercial e o incentivo a exportação de produtos fabricados no país; portanto, o incentivo está direcionado a investimentos ligados ao bem comum, de modo que o benefício é geralmente concedido diante de um fato consumado, visando amenizar uma situação de crise do contribuinte assim então atingindo o bem comum Diniz e Fortes (2007, p. 296) discrimina cada um com a sua particularidade.

  1. ABRAGENCIAS DO TERCEIRO SETOR

O Terceiro Setor, composto por organizações sem fins lucrativos, cujos objetivos principais são as ações sociais, vem ganhando espaço a cada ano, principalmente pelo fato de que o setor publico não consegue atender adequadamente as demandas sociais (TEODÓSIO,2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com