TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTROLADORIA

Por:   •  14/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 2

  1. CONTROLADORIA

  1. MISSÃO

As empresas modernas e que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência. Neste cenário surge a Controladoria, uma área interna cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão.

A Controladoria é um segmento da Contabilidade ou da Administração, podendo ser dividida em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, mas na prática ambas costumam ficar diante de único gestor, chamado de controller ou controlador.

A metodologia é baseada no processo de controle, através de padrões de qualidade previamente estabelecidos, focado no planejamento e orçamento traçados pelas empresas. Envolve áreas de conhecimento como a Contabilidade, Fiscal, Financeiro, Custos, Planejamento Tributário, Previsão Orçamentária Anual, Planejamento Estratégico e Relatórios para tomada de decisões.

  1. FUNÇÕES

Tem por finalidade auxiliar na área de atuação onde podemos exercer os conhecimentos numa gestão organizacional. Tratando-se disso, temos as principais funções e suas respectivas missões:

  1. PLANEJAMENTO: elaboração de um projeto com o intuito de alcançar os objetivos almejados;
  2. ORGANIZAÇÃO: para que esse objetivo seja atingido é essencial uma excelente estrutura organizacional;
  3. DIREÇÃO: estabelecer a divisão de tarefas, obedecendo à gestão;
  4. CONTROLE: medidor do trabalho executado com relação ao propósito da entidade.

Portanto essas funções são constatadas em toda organização, estando praticamente no dia a dia da controladoria para elevar a efetividade da entidade. Esse controle se transformou num excelente plano estratégico num mercado cada dia mais rigoroso e competitivo.

  1. CONCLUSÃO DO CONTROLADOR

  1. Como você, Controlador da empresa deste caso, entende que as funções da controladoria podem contribuir na situação apresentada, para garantir as informações adequadas ao processo decisório, colaborando com os gestores na busca de eficácia gerencial?

Sim, a controladoria presta contribuições importantes ao progresso organizacional, possibilitando o equilíbrio da organização diante das dificuldades existentes no seu ambiente operacional. Elaborando relatórios gerenciais bem detalhados, pois é onde fornece aos empresários uma visão real e objetiva do desempenho da empresa, e auxilia a obter um aumento de rendimento nas suas operações, reduzindo desperdícios.

Para tanto, a controladoria empresarial é de suma importância à sobrevivência da organização, sendo uma norteadora de possíveis rumos a serem traçados. Devido ao fato de poder mensurar e ter a possibilidade de prever possíveis erros capazes de trazer riscos e de afetar a continuidade da organização.


  1. REFERENCIAS

NAKAGAWA, Masayuki. Introdução à controladoria: conceitos, sistemas e implementação. São Paulo: Atlas, 1993.

FIGUEIREDO, Sandra; CAGGIANO, Paulo César. Controladoria: teoria e pratica. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 1997.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com