TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTROLADORIA

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.597 Palavras (15 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

Com a já acirrada e crescente competitividade dos tempos atuais o profissional das ciências contábeis não pode se restringir ao registro de dados e geração de informação, ele deve dar uma atenção especial ao aspecto estratégico. Outra característica da era da informação, conforme Kaplan e Norton (1997), é que as empresas estão baseadas em um novo conjunto de premissas operacionais, que reforçam ainda mais a necessidade das organizações possuírem um sistema de gestão adequado que lhes ajudem a alcançar os seus objetivos. Entre essas premissas destacam-se que as empresas estão operando com processos de negócios integrados que abrangem todas as funções tradicionais, combinando os benefícios da especialização funcional com a agilidade, eficiência e qualidade da integração dos processos, a tecnologia da informação permite que as empresas de hoje integrem os processos de suprimentos, produção e entrega, de modo que as operações sejam determinadas pelos pedidos dos clientes, e não por planos de produção. As empresas também devem aprender a oferecer produtos e serviços customizados aos seus diversos segmentos de clientes, devem combinar a eficiência e a agressividade competitiva do mercado global com a sensibilidade às expectativas dos clientes locais, as empresas devem prever as necessidades futuras dos clientes, idealizando produtos e serviços inovadores, e incorporando rapidamente novas tecnologias de produto para dar eficiência aos processos operacionais e de prestação de serviços, e os funcionários de hoje devem agregar valor pelo que sabem e pelas informações que podem fornecer, investir, gerenciar e explorar o conhecimento de cada funcionário passou a ser fator crítico de sucesso para as empresas. Por isso o objeto de estudo desse trabalho é o Balanced Scorecard, um sistema de gestão estratégica que visa a apoio a tomada de decisão, ele busca englobar todas as premissas descritas acima, atendendo todas as necessidades da empresa e dos gestores. De acordo com a pesquisa do SEBRAE (2004), ‘Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil’, a ausência de uma boa gestão é um dos principais motivos que fazem com que o índice de mortalidade entre as micro e pequenas empresas seja muito elevado. O BSC é o instrumento para encontrar as respostas aos vários questionamentos e necessidades das empresas, ele possibilita identificar novos caminhos e oportunidades para o desenvolvimento empresarial.

ELABORAÇÃO DO BALANCED SCORECARD

        Na elaboração do Balanced Scorecard foram utilizados os conceitos e métodos desenvolvidos por Kaplan e Norton, porém adaptado as características da empresa em que se está realizando o trabalho, a elaboração foi feita em quatro etapas conforme pode-se ver a seguir. A elaboração foi feita na empresa TEND TUDO VARIEDADES LTDA - ME, que possui sede na cidade de Uruaçu, norte de Goiás. Para elaborar o Balanced Scorecard foram realizadas varias reuniões com a administração da empresa. Entre os resultados dessas reuniões está a definição da missão, da visão e da estratégia da empresa, que vai delinear a elaboração do sistema.

  • Missão

Oferecer aos consumidores uma grande variedade de produtos que atenda as mais variadas necessidades de seus clientes, oferecendo-lhes um bom atendimento para se tornarem clientes fiéis.

  • Visão

Ser a principal loja de conveniência de toda a Br 153 onde está localizada.

  • Estratégia

Aumentar a lucratividade da empresa através principalmente de um crescimento no volume de vendas buscando o domínio do mercado.

Outro resultado das reuniões foi a elaboração do mapa estratégico da empresa.

  • Objetivos

Investir em Despesas operacionais e marketing, parcerias financeiras com fornecedores, Lucro líquido, controle das despesas, Retorno do capital, Perspectiva dos Clientes, Conquistar clientes, Melhorar e Implantar sistema de gestão de Qualidade nos procedimentos, Investir na qualidade,  Reduzir os itens controle do estoque, Perspectiva do Aprendizado e Crescimento Otimização do lucro, Garantir a motivação dos colaboradores.

Na elaboração do mapa estratégico foram identificados os indicadores que o administrador julgou necessários para alcançar cada objetivo estratégico. Após isso, o próximo passo seria definir metas para esses indicadores e as ações necessárias para alcançar essas metas, porém esse trabalho não teve o objetivo de realizar as pesquisas a fim de calcular o nível atual de cada indicador, por isso nesse momento não foram estabelecidas as metas, somente houve uma indicação delas e das ações. A ultima etapa da criação do Balanced Scorecard é elaborar um sistema de feedback, este foi feito em planilhas Excel e será adaptado conforme essa necessidade for surgindo, isso irá auxiliar no controle e tomada de decisão, ajudará a acompanhar e corrigir as ações que não estão trazendo resultado. Um exemplo do uso do sistema de feedback


APLICABILIDADE E VANTAGENS DO BALANCED SCORECARD

O processo de elaboração de um Balanced Scorecard deve ser desenvolvido de acordo com as características de cada organização. Não existe uma sequência padrão de passos a cumprir, devendo ser adaptada conforme a aplicação. É exatamente o que acontece com as pequenas empresas, os métodos e procedimentos de elaboração e implementação do BSC que são estudados e publicados são muito voltados as grandes organizações, mas foi possível perceber por meio desse trabalho que é fácil adaptá-lo a realidade das pequenas empresas, e mesmo sendo adaptado não perde nenhuma de suas funções, tem a mesma eficiência de ser elaborado e aplicado em seu modelo original em uma grande empresa, além de ser possível e fácil a adaptação para a pequena empresa, por envolver um número menor de pessoas a implementação do BSC se torna mais fácil. Com isso pode-se concluir que o Balanced Scorecard pode e deve ser usado em todos os tipos de empresas, sejam elas pequenas ou grandes, a única ressalva é que o mesmo deve ser adaptado a realidade de cada empresa. e uma das vantagens mais evidentes do BSC é a visão abrangente e sistêmica que oferece acerca das organizações. Isto porque permite a avaliação global do desempenho
organizacional, a integração de objetivos de curto e longo prazo, bem como a integração de indicadores financeiros e não financeiros e ainda da óptica interna e externa da organização. O Balanced Scorecard é um sistema de gestão estratégica, que reconhece que os indicadores financeiros não são suficientes para uma avaliação global da empresa e para ter como base na tomada de decisão, uma vez que só mostram os resultados dos investimentos e das atividades, não contemplando os impulsionadores de rentabilidade a longo prazo. O BSC complementa as medições financeiras com avaliações sobre o cliente, identifica os processos internos que devem ser aprimorados e analisa as possibilidades de aprendizado e o crescimento, assim como os investimentos em recursos humanos, sistemas e capacitação que poderão mudar substancialmente todas as atividades. Uma empresa que implementa o BSC sabe que é necessário ter bom desempenho em várias dimensões, e não só no aspecto financeiro, para conseguir êxito de longo prazo. Em termos de benefícios adicionais, ele oferece uma visão sobre o futuro e um caminho para chegar até ele, o que o caracteriza como um sistema de gestão. 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Como os estudos feitos sobre o Balanced Scorecard e os modelos já elaborados são praticamente em sua totalidade voltados a realidade das grandes empresas, a elaboração desse trabalho teve o objetivo de mostrar que esse sistema não possui restrição alguma quanto a incorporação nas pequenas empresas e foi exatamente esse o resultado do trabalho. Por meio do trabalho desenvolvido ficou evidenciado que o Balanced Scorecard deve ser elaborado adaptado às características de cada empresa, sendo assim, não existe um modelo de aplicação, o sistema é desenvolvido com o administrador considerando seu ponto de vista e as necessidades de sua empresa, ou seja, o BSC pode e deve ser incorporado a todos os tipos e tamanhos de empresas, só precisa ser adaptado as suas características, no caso da pequena empresa a sua implementação se torna até mais fácil por envolver um número menor de pessoas. Pôde se observar que o BSC oferece uma visão abrangente e sistêmica acerca das organizações. Isto porque permite a avaliação global do desempenho organizacional, a integração de objetivos de curto e longo prazo, bem como a integração de indicadores financeiros e não financeiros e ainda da óptica interna e externa da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (124.4 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com