TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONVERGÊNCIA AS NORMAS CONTÁBEIS INTERNACIONAIS NO SETOR PUBLICO

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
SANTO AMARO

Danilo Rabelo de Moraes
Iure Pablo Gomes Caldeira
Júlio Cesar Vieira Araújo
Luiz Ricardo Santos Rodrigues
Patrícia Alves Rabelo

NORMAS E PRÁTICAS DE CONTABILIDADE NO SETOR PÚBICO – CONVERGÊNCIA DA CONTABILIDADE PÚBLICA ÁS NORMAS INTERNACIONAIS

São Paulo
2017


INTRODUÇÃO

O Brasil iniciou o processo de convergência com as normas internacionais de contabilidade no setor público e privado, devido às diversas transformações no cenário mundial. Para intensificar esforços e ampliar a convergência no âmbito do setor público, o Ministério da Fazenda publicou a Portaria nº 184/08, que dispõe sobre os procedimentos, práticas e divulgação das demonstrações contábeis convergentes com as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Tal portaria ressalta que é necessária e importante a convergência das práticas contábeis no setor público, pois isso refletirá a cada ente público em informações contábeis transparentes e comparáveis. O novo modelo de contabilidade aplicada ao setor público foi implementado com o objetivo de fortalecer a contabilidade do setor, principalmente com relação ao patrimônio público da entidade estatal.

 Este trabalho demonstra a evolução da contabilidade voltada ao setor público brasileiro, as mudanças trazidas pela implantação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – NBCASP, e suas convergências com as normas internacionais – IPSA, visando assim mostrar as novas alterações que surgiram na lei que se aplica ao setor estudado. A criação do manual de contabilidade aplicada ao setor público – MCASP e a padronização do Plano de Contas do setor público – PCASP, que permitem ao contador registrar e acompanhar todos os fenômenos que estão sendo trazidos pela contabilidade.

 A CONTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO

O objetivo científico da contabilidade se manifesta na correta apresentação do patrimônio e na análise das causas de suas mutações. As entidades governamentais, tais quais as organizações privadas, movimentam seu patrimônio diariamente, demandando acompanhamento, registro e controle, com o intuito de verificar se seus objetivos vêm sendo atingidos, e também para que a sociedade possa saber se os recursos públicos vêm sendo diligentemente administrados (LIMA; CASTRO, 2007).

 A prestação de contas dos entes públicos é importante não somente pelas exigências estabelecidas na legislação, mas pela necessidade de transparência dos atos do governo em relação ao cidadão.

Sothe e Scarpin (2010) destacam que, na contabilidade pública, é onde mais deve estar presente a filosofia da accountability (dever de prestar contas), pois, quando a sociedade elege seus representantes, espera que os mesmos ajam em seu nome, de forma correta, e que prestem contas de seus atos.

 CONVERGÊNCIA COM AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PÚBLICA

A Convergência as Normas Contábeis Internacionais, surgiu da averiguação das diferentes práticas que variam de país para país, refletindo-se na existência de diferentes sistemas de contabilização mundial. Inicialmente o processo de padronização surgiu com a globalização e internacionalização das economias mundiais, nessa ocasião constatou-se a necessidade de facilitar a comunicação e reduzir os obstáculos, contribuindo com o estreitamento das diferenças internacionais, permitindo a busca de unificação a nível global das informações contábeis nos diferentes países.

De acordo com Castro (2011), a contabilidade está buscando a convergência mundialmente, pois sempre esteve dividida em duas escolas com divergência de princípios e interesses. Uma é a dos países de Direito Romano”, que defendem que a contabilidade deve proteger os credores, os fornecedores e a sociedade. Detalhando com rigidez as regras da profissão contábil, a regulação é exercida normalmente pelo governo, e há a prevalência da forma sobre a essência. Outro bloco é o dos países de Direito Comum que defendem regras flexíveis, sem a forte intervenção do estado, propiciando o ingresso de capitais e defendendo, assim, os investidores. Nesses países, a maior participação é a dos usuários, da academia e das empresas.

Para Castro (2011, p. 101), outra característica desta última escola é que ela “sempre privilegia o princípio da competência, a prevalência da essência econômica sobre a forma jurídica e a orientação com base em princípios e não em regras”.

No setor privado, a Lei nº 6.464/76 foi alterada pela Lei nº 1.638/07, que visa à adequação às Normas Internacionais de Contabilidade. Em agosto de 2008, foi publicada a Portaria nº 184, que fez com que também o setor público, em seus três níveis - União, Estados e Municípios -, buscassem a concordância com as Normas Internacionais. A convergência da contabilidade pública tem como objetivo uma maior transparência na administração pública e grande capacitação dos profissionais.

 

Nesse contexto, a Portaria STN 406/2011 estabeleceu o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público como parte das ações da Secretaria do Tesouro Nacional, em concordância com as Orientações Estratégicas para a Contabilidade aplicada ao Setor Público no Brasil, documento elaborado pelo Conselho Federal de Contabilidade, visando à convergência da contabilidade pública com as normas internacionais, fazendo uso de procedimentos e práticas contábeis que permitam uma melhor evidenciação do patrimônio público. Também busca a implantação de um sistema de custos no âmbito do setor público. 

A convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade tem como foco principal uniformizar as práticas brasileiras às aplicadas no mundo. Esse novo conceito de contabilidade pública tem como enfoque maior o patrimônio, gerando, assim, informações mais confiáveis sobre os resultados alcançados, voltadas à tomada de decisão.

PRINCIPAIS MUDANÇAS E INOVAÇÕES NA CONTABILIDADE PÚBLICA

 Com a implantação dos processos de padronização que estão ocorrendo na contabilidade pública, é importante entender quais são as principais mudanças e inovações geradas pelas Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com