TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Empresarial

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 8

Exercício

Atividade de Aprofundamento, Reflexão e Produção textual da Unidade II 

O carnaval da ciência, Marcelo Gleiser, Especial para a Folha de S. Paulo.

Procure refletir sobre as seguintes questões orientadoras para produzir seu resumo.

1   O que sugere o título do texto? 

Homenagem carnavalesca a razão instrumental, isto é, a ciência. Carnaval prestigia o conhecimento científico: a ciência vai para avenida.

2   É possível concluir a formação do autor do texto? A partir de quê?

É possível a partir da linguagem e o raciocínio que ele constrói o texto, pois todo sujeito está situado dentro de um contexto e dialogando com uma situação, sendo influenciado e influenciando. Dito isto, o autor dialoga a partir de sua formação:  “Fico orgulhoso de ver a ciência na avenida, em meio a muito samba, suor e cerveja. Afinal, a dança ocorre em vários níveis: das pessoas aos elétrons, prótons, neutrinos e às radiações as mais diversas, algumas vindas dos confins do espaço, outras daqui mesmo, tudo vibrando em frequências visíveis e invisíveis, espalhando conhecimento”.

3   O vocabulário e a estrutura do texto são adequados à proposta do enunciador? Que tipo de texto é esse, artigo, editorial, político, jornalístico, científico? Justifique sua resposta com elementos referenciais do próprio texto.

O vocabulário e a estrutura do texto são adequados à proposta do enunciador, pois este texto se caracteriza como um artigo argumentativo que trata de um determinado tema, com a  defesa do ponto de vista do autor. Como o próprio autor argumenta, não é para aprender ciência: “Ninguém espera aprender ciência a partir de um desfile de carnaval. Mas se pode aprender sobre ciência e, ainda mais importante, por que certos indivíduos decidem dedicar suas vidas na busca por significados e conexões por trás de nossa limitada percepção sensorial do mundo natural”

“A  Arte da Ciência no Tempo do Impossível, provando definitivamente que ciência também dá samba”

“Genial, essa iniciativa. Combinar a maior festa brasileira com ciência é ajudar a desmitificá-la

“Sem dúvida, alguns acharão que misturar samba com ciência é deturpar a seriedade do processo científico, transvesti-lo em algo que não é. Eu discordo. A ciência faz parte de nossa cultura e tem de ser vista como tal”.

“Fico orgulhoso de ver a ciência na avenida, em meio a muito samba, suor e cerveja”.

4   Retire do texto alguma passagem que justifique qual é o assunto/tema e a argumentação usada pelo autor para defender o ponto de vista dele.

“A  Arte da Ciência no Tempo do Impossível, provando definitivamente que ciência também dá samba”

“Genial, essa iniciativa. Combinar a maior festa brasileira com ciência é ajudar a desmitificá-la junto a um público que, na maioria, tem pouco interesse por essas coisas.”

“Trazer essa busca pelo conhecimento para a passarela é um experimento que desbrava fronteiras culturais e que mostra grande coragem e inspiração do carnavalesco Paulo Barros e sua equipe”.

“A ciência revelando uma nova compreensão do espaço e do tempo, e a arte, uma nova forma de expressá-los. As duas fazem parte de nossa relação com o mundo. E ambas dependem da criatividade humana, da fusão de conceitos distintos, do sonho imaginativo e corajoso que consegue romper padrões estabelecidos e criar o novo”.

“Sem dúvida, alguns acharão que misturar samba com ciência é deturpar a seriedade do processo científico, transvesti-lo em algo que não é. Eu discordo. É justamente dessas novas roupas que a ciência precisa, para que seja apreciada por um número cada vez maior de pessoas”.

“A ciência faz parte de nossa cultura e tem de ser vista como tal. Se o seu significado tem de ser traduzido para que seja captado por setores maiores da população, que seja assim”.

“Fico orgulhoso de ver a ciência na avenida, em meio a muito samba, suor e cerveja”.

5   Qual a ideia-chave do texto?

Carnaval, Ciência, Criatividade e Arte.

6   Qual(is) ideia(s)-suporte do texto?

Arte e ciência: Combinar a maior festa brasileira com ciência é ajudar a desmitificá-la junto a um público. Ciência, arte e carnaval, frutos da criatividade e da cultura humana.

7    De acordo com o texto, é possível afirmar que criativo é sinônimo de inteligente? Comprove a resposta.

O texto apresenta, em uma de suas afirmações, a seguinte definição: “criativo é aquele que consegue ver conexões e estabelecer pontes entre assuntos”. Criatividade e inteligência fazem parte da condição humana. Logo, criatividade é uma forma de uso da inteligência, pois quem é criativo tem inteligência. Depende do indivíduo desenvolver o potencial criativo. Inteligência é uma função do cérebro. A inteligência é a capacidade de organizar as informações, fazer comparações, formular conceitos e propor soluções.

 

8   Que tipo de conhecimento prévio este trecho exige do leitor? Justifique a resposta.
Se Einstein falava de espaços curvos no início do século 20, e Bohr e outros, da descontinuidade inerente ao mundo atômico, Picasso e Braque falavam da decomposição da forma na pintura e na escultura, da reestruturação do espaço em sua representação gráfica. A ciência revelando uma nova compreensão do espaço e do tempo, e a arte, uma nova forma de expressá-los. As duas fazem parte de nossa relação com o mundo.

Exige conhecimento em Filosofia, Física, Arte e História, pois exige do leitor conhecer o contexto histórico, aquilo que os autores pensaram e defenderam e o que desenvolveram, bem como a intencionalidade.  

9   De acordo com o texto, qual o pressuposto para se humanizar a ciência?

O “uso do sonho, da imaginação na criatividade científica, ajuda a humanizar a ciência”, a mostrar que ela também é fruto dos mesmos anseios e dúvidas que afligem a todo ser humano, na busca de compreensão da realidade. A ciência faz parte da realidade humana na criação de significados, de compreensão do mundo. Para ser humanizada, deve ser compreendida como fruto da capacidade humana, cultura e criada por ele. Faz parte do cotidiano e deve ser compreendida por todos e acessível a todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com