TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cont Gerêncial

Por:   •  17/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  6.141 Palavras (25 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 25

Contabilidade Gerencial: A importância da análise de desempenho econômico e financeiro para as organizações Estudo de caso de uma clínica médica

Suzanne Lais Santana Miranda[1]

Pedro Borges Junior[2]

Resumo

O meio empresarial é cheio de incertezas e variadas possibilidades, dois fatores não só importantes, mas também determinantes quando o assunto é a tomada de decisão. A intensificação da concorrência em qualquer mercado estimula positivamente a competitividade das empresas, que necessitam cada vez mais oferecer um produto ou serviço diferenciado e ter absoluto controle de seus processos e recursos. Assim, uma análise do ambiente interno e externo se faz cada vez mais necessária. A contabilidade gerencial, então, aparece não apenas como uma ferramenta para atender às demandas empresariais obrigatórias e fiscais, mas para obtenção de informações de cunho estratégico. O sistema de controle gerencial é uma integração lógica das técnicas contábeis para reunir e usar informações a fim de tomar decisões de planejamento e controle (MACHADO, 2015).O presente estudo se propõe a realizar uma discussão sobre a importância da análise de desempenho financeiro e econômico para as organizações, explanação de conceitos, apresentação dos instrumentos que podem ser utilizados para realizar tais análises e de que forma isso pode melhorar o resultado empresarial e posicionamento estratégico na empresa objeto do estudo de caso.

Palavras Chaves: Contabilidade Gerencial, Análise de indicadores de desempenho, Estudo de caso

Abstract

The business environment is full of uncertainties and varied possibilities, not only important factors but also determining factors when it is a question of decision making. The intensification of competition in any market positively stimulates the competitiveness of companies, which increasingly need to offer a differentiated product or service and have absolute control of their processes and resources, so an analysis of the internal and external environment becomes more and more necessary. Managerial accounting, then, appears not only as a tool to meet the obligatory business demands and fiscal, but to obtain strategic information. The management control system is a logical integration of accounting techniques to gather and use information to make planning and control decisions (MACHADO, 2015). The present study proposes to hold a discussion about the importance of financial performance analysis and Economic analysis for organizations, an explanation and application in the company object of the case study of the instruments that can be used for such analyzes and how this can improve business results and strategic positioning.

Key Words: Managerial Accounting, Performance Indicators Analysis, Case Study

1. Introdução

O cenário econômico é cheio de incertezas e variadas possibilidades, dois fatores importantes e determinantes quando o assunto é a tomada de decisão. A intensificação da concorrência em qualquer mercado estimula positivamente a competitividade das empresas, que necessitam cada vez mais oferecer um produto ou serviço diferenciado e ter absoluto controle de seus processos e recursos, assim uma análise do ambiente interno e externo se faz cada vez mais necessária. Para Nakagawa (1994) a competitividade da empresa se caracteriza pela capacidade que ela tem de desenvolver e manter vantagens competitivas, capacitando-se a enfrentar a concorrência[a]. Hoje, existe uma tendência natural dos gestores e dos grupos empresariais que necessitam ter uma visão ampla de seus negócios para obterem um entendimento que satisfaça o gerenciamento próprio e o entendimento do complexo mundo empresarial em que estão inseridos. No atual contexto empresarial, a informação se tornou um recurso imprescindível, podendo verdadeiramente representar uma vantagem competitiva para determinadas organizações (McGEE e PRUSAK, 1994; BEUREN, 2000)

Reis & Guerreiro (1999, p.16) afirmam que o gestor envolvido com decisões cotidianas da empresa requer informações que o auxiliem na escolha de alternativas otimizadoras[b]. Os relatórios gerados pela contabilidade gerencial apresentam informações e resultados, que suprem essa necessidade e permitem que seja feita uma leitura geral e sistemática da saúde econômico-financeira empresarial; balizam a tomada de decisões e otimização de seus processos, além de ajudarem a melhorar sua imagem perante os clientes e colaboradores.

Após a compilação dessas informações, são apresentados aos gestores os resultados obtidos, e estes, por sua vez, examinam ponto-a-ponto os itens positivos e negativos apresentados. Baseado em tais informações, pode-se iniciar o processo de elaboração de estratégias para solucionar problemas, alavancar os resultados ou manter o equilíbrio do negócio[c][d]

A contabilidade gerencial, então, aparece não só como uma ferramenta para atender as demandas empresariais obrigatórias e fiscais, mas sim para extrumentizar a obtenção de informações de cunho estratégico. O sistema de controle gerencial é uma integração lógica das técnicas contábeis para reunir e usar informações a fim de tomar decisões de planejamento e controle (MACHADO, 2015)

O presente estudo se propõe a realizar uma breve discussão sobre a importância da análise de desempenho financeiro e econômico para as organizações, uma explanação sobre os instrumentos que podem ser utilizados para tais análises e de que forma isso pode melhorar os resultados empresariais e posicionamento estratégico; seu método é baseado na pesquisa realizado por AZEREDO, A. J[3]; MACHADO, D. G[4] e SOUZA, M. A[5]; que trata sobre o Desempenho econômico-financeiro de indústrias calçadistas brasileiras, que foi publicado pela revista de contabilidade FEA-USP na edição de maio-agosto de 2009.

Para melhor entendimento, este estudo está dividido em três partes, que resumidamente compreendem, primeira parte, introdução, onde se faz a  apresentação do tema e problemática do estudo, objetivos gerais e específicos e descrição da justificativa da pesquisa; A segunda parte se trata do referencial teórico, com apresentação dos principais autores e conceitos que através de pesquisa bibliográfica vão reger e balizar todas as ideias e conclusões aqui expostas; A terceira parte se trata do procedimento metodológico, tópico destinado a conceituação e exposição das ferramentas utilizadas para obtenção dos índices que irão compor a análise; Após, se apresentar a análise dos resultados do estudo de caso, a imagem da empresa foi preservada, com tudo, o trabalho apresenta de forma clara todas as informações necessárias para a análise econômica e financeira da empresa pesquisada; E por último o tópico de conclusão com as considerações finais sobre o estudo realizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.1 Kb)   pdf (294.8 Kb)   docx (328 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com