TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Comercial

Por:   •  1/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

O imobilizado é constituído por itens adquiridos (ou formados internamente) pela empresa e utilizados na operacionalização desta. Comente sobre tipos de imobilização de capital que as empresas utilizam.

Para responder, utilize o material didático, a biblioteca virtual e sites confiáveis e não esqueça de colocar a fonte consultada.

No total são cinco formas de imobilizar o capital da empresa. Vejamos a seguir:

- Imobilização de capital a vista: é quando a empresa compra um imobilizado com dinheiro diretamente. Assim o bem é contabilizado no imobilizado em seu valor integral, de acordo com a nota fiscal, incluindo todas as quantias pagas para sua instalação.

- Imobilização de capital através de financiamento bancário: é quando a empresa adquire o bem através de uma linha de crédito, devendo registrar no imobilizado o valor propriamente dito do bem, constante na nota fiscal, com todos os itens necessários para a instalação do bem. Os juros e correção monetária derivados do financiamento são contabilizados em despesa, esse valor não compõe o valor do imobilizado.

- Imobilização de capital através de consórcio: essa modalidade é feita em dois momentos diferentes, o primeiro quando se paga as parcelas do consórcio adquirido e o segundo na contemplação do bem, quando ele de fato é adquirido pela empresa. Assim, todos os pagamentos das parcelas do consórcio devem ser lançados na conta Adiantamento de Consórcio, que é uma conta de imobilizado, porém quando ainda não foi contemplado. Caso seja necessário, fazer o ajuste contábil ao final do consórcio, após a contemplação.

- Imobilização de Capital através de Leasing Financeiro: é quando a locadora compra um bem e o aluga ao arrendatário. Nessa modalidade, o arrendatário paga em aluguel o valor equivalente a cobrir todos os custos da aquisição do bem pela locadora, inclusive todos os custos de manutenção que esse bem vier a ter no decorrer do contrato. O arrendatário poderá comprar o bem ao final do contrato – ou antes, se quiser e puder – e o valor de compra pode ser negociado livremente. Após o pagamento de todas as parcelas previstas em contrato, o bem passa a ser de fato do arrendatário, se assim o desejar. O lançamento contábil é feito no imobilizado, mesmo que a princípio o bem ainda não seja de fato do arrendatário, mas em contra partida a empresa assume uma obrigação.

- Imobilização de Capital através de Leasing Operacional: esta modalidade difere do anterior principalmente pelo fato de o arrendatário não assumir todos os compromissos com o bem arredado, tanto riscos quanto benefícios. Neste caso, o contrato é feito de no máximo 90% do valor do bem e com o prazo máximo de 75% da vida útil do bem, assim, ao final do contrato, o bem em questão não passa a ser do arrendatário, assemelhando-se mais a um aluguel de fato, exceto se o arrendatário pague a diferença negociando com a locadora. O lançamento contábil é feito como despesa operacional e receita operacional.

Fonte: Apostila Contabilidade Comercial (UNIMES) – Aulas 09 a 14.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com