TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Comercial

Por:   •  5/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.801 Palavras (16 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DA CONTABILIDADE COMERCIAL NA EMPRESA ARIERA COMPUTER

SÃO PAULO – SP

2019

Bruno Mora Copola

Gabriel de Oliveira Silva

Giovanna Tomaz Mendonça

Gustavo Viana Kobal

Layla Freitas

Ricardo Vito Vieira

UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DA CONTABILIDADE COMERCIAL NA EMPRESA ARIERA COMPUTER

Atividades Práticas Supervisionadas – APS trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 3º/2º semestres, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista sob orientação de professores Derneval G. Freire.

SÃO PAULO

2019

RESUMO

Em uma empresa comercial, as operações com mercadorias são um ponto fundamental, representando o núcleo da atividade comercial. Por isso, este trabalho tem como objetivo evidenciar os métodos de controle dos estoques, por meio de revisão bibliográfica e aplicação na empresa Ariera Computer, comparando os diferentes critérios para atribuição de preço. Utilizando-se do sistema Account para analisar os três tipos de inventário permanente e levando em consideração os custos de se ter um inventário periódico, verificou-se que a melhor opção para a empresa seria adotar inventário permanente com o custo médio ponderado móvel para gerenciar seus estoques.

Palavras-chaves: Contabilidade. Estoque. Custos. Gerenciamento.


ABSTRACT

In a commercial company, commodity operations are a fundamental point, representing the kernel's commercial activity. For this reason, this paperwork has the objective of emphasizing stock's control methods, using bibliographic reference and application in the Ariera Computer company, comparing the different conditions of costs assignment. Using the Account system for analyzing the three types of inventory and considering the costs by having a periodical inventory, it was found that the better option for the company is employing a continuous inventory with the weighted moving average value for the management of its stocks.

Key-words: Accounting. Stocks. Costs. Management.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        7

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        9

1.1 Conceito da Contabilidade        9

1.2 Balanço Patrimonial        9

1.3 Procedimentos Contábeis Básicos        10

1.4 Resultado com Mercadorias (RCM)        12

1.5 Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)        12

1.6 Inventário Periódico e Inventário Permanente        13

1.7 Atribuição de Preços ao Inventário        14

1.7.1 Preço Específico        14

1.7.2 Primeiro que Entra, Primeiro a Sair (PEPS)        15

1.7.3 Ultimo que Entra, Primeiro a Sair (UEPS)        15

1.7.3 Custo Médio Ponderado Móvel        16

1.8 Fatos que Afetam Vendas e Compras        17

1.8.1 Devoluções e Abatimentos        17

1.5.2 Descontos Comerciais        17

1.5.3 Despesas com Transporte e Outros        18

1.5.4 Descontos Financeiros        18

1.6 ICMS        18

2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        21

CONCLUSÃO        23

BIBLIOGRAFIA        25

ANEXOS        27


INTRODUÇÃO

As ferramentas contábeis são de extrema importância para uma boa gestão de uma empresa, pois, com seus relatórios é possível entender como está sua saúde financeira e, assim, tomar decisões que ajudarão em seu crescimento.

O ramo comercial é um dos mais relevantes dentro da contabilidade, já que o produto ou serviço é a grande fonte de renda da companhia, sendo de grande necessidade ter um bom controle dos estoques e dos custos gerados para colocar a mercadoria em circulação.

Por isso, o objetivo deste trabalho é aplicar essas ferramentas na empresa Ariera Computer, que será empregada como estudo de caso, para entender quais são os métodos que existem para gerir as mercadorias, como utilizá-los e qual é o melhor a ser aplicado no exemplo em questão. Para isso, foi feito o uso de pesquisas, além da contabilização dos fatos no sistema Account.


1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 Conceito da Contabilidade

A contabilidade tem como objetivo usar suas metodologias para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fatos que impactam situações patrimoniais, financeiras e econômicas, para qualquer entidade, seja ele pessoa física, jurídica, governamental, sem fins lucrativos.

As informações geradas podem ser utilizadas com finalidade de planejamento, escolhendo objetivos a serem alcançados diante dos dados apresentados; finalidade de controle, certificando se as ações tomadas estão gerando os dados esperados; processo decisório, sendo o conjunto de práticas para obtenção dos objetivos determinados na etapa de planejamento.

Para obter esses relatórios, primeiro é necessário fazer a escrituração, que é o lançamento dos fatos contábeis em livros de registros para tais operações. Os relatórios são o final desse processo.

1.2 Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial é uma das demonstrações mais importantes, deixando claro como está a situação patrimonial e financeira da entidade e evidenciando os ativos, passivos e patrimônios líquidos.

O ativo são todos os valores monetários de bens e direitos que a empresa possui, como o caixa, banco, móveis e utensílio, imóveis, entre outros. Estes se encontram do lado esquerdo do balanço patrimonial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (47.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com