TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Comercial

Por:   •  11/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 3

NEUZIRLENE DA SILVA SOUZA 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PORTFÓLIO CICLO 1: 

 

Atividade Avaliativa apresentada ao Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial de desempenho na disciplina Contabilidade Comercial.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BARREIRAS BAHIA 

17 de Abril de 2023 

 

1) quais as principais diferenças entre Ativo Tangível e Intangível?

      São considerados ativos intangíveis os ativos não físicos por natureza, como por exemplo, capital humano, patentes, marcas registradas, direitos autorais, franquias e outros. Importante salientar que os ativos intangíveis não são facilmente vendidos no mercado. Já os ativos tangíveis são considerados físicos, por exemplo, equipamentos, móveis, veículos, máquinas, etc. Outra diferença importante é que os ativos tangíveis são depreciados, enquanto que os Intangíveis são amortizados.

2) como mensurar um Ativo Intangível?

      De acordo com o CPC, os ativos intangíveis devem ser mensurados inicialmente por seu custo, que adquirido separadamente inclui o preço de compra, com acréscimo de impostos de importação e também os impostos não recuperáveis sobre a compra e qualquer custo diretamente ligado à preparação do ativo para a finalidade proposta.

Importante lembrar também que para mensurar o ativo intangível deve-se determinar se ele foi adquirido separadamente ou com uma combinação de negócios. Caso o ativo tenha sido adquirido separadamente, primeiro é preciso medir o valor presente de seus benefícios projetados, mas para fins de registros contábeis é mais comum usar o custo de aquisição. Já o custo por aquisição em uma combinação de negócios avalia-se o ativo intangível por meio da metodologia de valor justo na data da compra, ou seja, dessa forma são consideradas as expectativas de mercado na data da aquisição no que se refere a probabilidade de geração de benefícios econômicos para empresa.

3) qual a importância do Ativo Intangível?

      Para uma empresa os ativos intangíveis são de extrema importância para sua existência, ou seja, o capital humano dentro da organização, o conhecimento, propriedade intelectual, a marca, sua base de clientes e outros somam um valor muito maior que aquele definido para os ativos tangíveis. Portanto é importante que exista uma gestão de ativos intangíveis na empresa, sendo fundamental para seu sucesso a longo prazo. 

4) Ativo Intangível pode ter vida útil? Qual a definição de vida útil em se tratando de Ativo Intangível?

      Quanto a ativo Intangível, cabe à organização avaliar se é possível definir ou não a sua vida útil. Nesse sentido, o ativo intangível terá vida útil definida quando houver um período definido que se espera que o ativo possa gerar entradas líquidas de caixa. Caso contrário a vida útil de um ativo intangível é indefinida quando não existe um limite previsível para o período durante o qual o ativo deverá gerar fluxos de caixa líquidos positivos para a entidade.

5) como mensurar o valor dos ativos intangíveis de uma empresa?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (146.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com