TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Publica

Por:   •  22/11/2018  •  Dissertação  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Descrição da Atividade:

Disserte sobre os objetivos e o campo de aplicação da Contabilidade Pública discorrendo sobre se somente o fato da publicação dos relatórios obrigatórios às entidades públicas é suficiente para que haja transparência ou se é necessário um conhecimento básico para aqueles que pretendem fiscalizar os atos da administração pública.

A Contabilidade Pública é responsável por estimar receitas e despesas, visando à execução das ações planejadas com referência na Lei Orçamentária Anual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias, no Plano Plurianual, bem como no Plano Diretor. Ela é regulamentada pela Lei 4.320/1964. Esta lei estatui normas gerais de direito financeiro para a elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. O campo de aplicação da contabilidade pública é essencialmente o das pessoas jurídicas de direito público como a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

A Contabilidade Pública fornece relatórios dos quais os cidadãos podem acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Os relatórios contábeis se tornam úteis em diferentes camadas da sociedade e para os mais diferentes perfis dentro dessa mesma sociedade, mas boa parte da população não entende os relatórios contábeis, o que dificulta ou até mesmo impede o acompanhamento da gestão pública. As informações contábeis devem ser elaboradas em linguagem de fácil entendimento, pois o entendimento dessas informações estimula a participação social e proporciona o aumento da transparência na Administração Pública. A população e os demais usuários da Contabilidade Pública querem maior transparência na divulgação das transações governamentais e mais informações geradas pela Contabilidade Pública, e também que seus demonstrativos sejam elaborados de um modo que facilite a adequada interpretação dos fenômenos patrimoniais, o acompanhamento do processo orçamentário e a análise dos resultados econômicos. A transparência incentiva o cidadão a ser parte ativa na implantação e no acompanhamento de políticas públicas, além disso, a compreensão dos relatórios contábeis deixa os cidadãos cientes da alocação dos recursos públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com