TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade na Idade Antiga: Um Revisão Bibliográfica

Por:   •  20/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

Pesquisa Explorativa

A Contabilidade na Idade Antiga: Um Revisão Bibliográfica

Metodologia usada: pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, usando como Base teórica o acervo da Biblioteca da UEPB e artigos da internet.

Objetivo Geral do Trabalho é mostrar de modo geral as contribuições que a contabilidade gerou para as grandes civilizações da antiguidade, além de abordar a influência dessas mesmas civilizações para a evolução da contabilidade e mostrar como eram os profissionais da Contabilidade naquela época, especificando as áreas que atuavam e como eram feitos os registros contábeis.

Baseado no referencial teórico utilizado para a elaboração do seu Trabalho de Conclusão de Curso, MOURA, Eduardo Lucas Ramos de. (2016) trouxe ideias de alguns autores como Lopes de Sá e Federigo Melis a respeito do surgimento da Contabilidade de concluiu que não existe uma data definida para afirmar quando surgiu de fato a contabilidade. Segundo MOURA (2016) um grande marco para a contabilidade foi a publicação em 1494 da obra “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità”  do Frei Luca Pacioli, onde ele apresentou o método das partidas dobradas, fato que lhe rendeu o título de Pai da Ciência Contábil. Entretanto isso não significou que ele foi o criador da contabilidade.  Ainda nessa época, as primeiras manifestações do pensamento contábil foram denominadas de “contas primitivas” e registrava de forma rudimentar a identificação, assim como a quantidade dos objetos.

Moura (2016), em seu artigo de TCC chama atenção para a época que vai de 4000 a. C. até 476 d. C., época chamada de Idade Antiga ou Antiguidade e foi por meio da invenção da escrita que esse período teve início  e posteriormente seu encerramento com a queda do Império Romano do Ocidente. MOURA destaca que um dos fatos mais importantes dessa era é a histórias das civilizações que reinavam nessa época e deu ênfase  as civilizações mesopotâmica, egípicia, grega e Romana.

De acordo com Lopes de Sá, citado por moura. Ainda é muito escasso a literatura do Brasil sobre a história da Contabilidade, ele também afirma que a Contabilidade nasceu junto com a história da civilização. Baseado no artigo de Moura, é possível afirmar que os autores divergem no momento exato do surgimento da Contabilidade, porém todos concordam com o fato de afirmar que essa ciência é tão antioga quanto a civilização. Ele conta que os autores Lopes de Sá em livro “Historia Geral e das Doutrinas da Contabilidade” e  Melis (apud Lopes de Sá 2009) dividiram a História da Contabilidade em Períodos. Melis acabou por dividir a Contabilidade em quatro períodos, sendo eles:

  1. Mundo Antigo, que se inicia junto com  a história da humanidade e vai até 1202 d. c.
  2. Sistematização , que teve início no final do período anterior com a publicação do “Liber Abaci” por Leonardo Fibonacci.
  3. O da Literatura, que começou no ano de 1494 com a divulgação do método das partidas dobradas com a obra de Luca Pacioli e foi até o ano de 1840, ano da obra de Francesco Villa, que foi o período do Renascimento e da Revolução Industrial
  4. Por fim o último perído que vai de 1840 até os dias atuais.

Por acreditar que ao passar dos anos a divisão de Melis ficou ultrapassada, Lopes de Sá (2009), deu início a uma nova divisão de períodos, dividindo a História da Contabilidade em sete períodos, os quais são:

  1. Intuitivo Primitivo,  que é o período que abrange desde o início da humanidade até 4000 a. C. e tem como característica as primeiras manifestações contábeis.
  2. Racional-Mnemônico, que teve início em 4000 a. C. com  a criação da escrita e vai até a segunda metade do século XI.
  3. Lógico Racional, que tem seu período definido do século XI até XV , com o surgimento do método das partidas dobradas.
  4. Literatura, nesse período o ensino da Contabilidade começou a ser difundido por meio de livros e teve início no século XV até seu fim que foi no século XVI.
  5. Pré-Científico, esse período antencedeu a fase científica da contabilidade onde ocorreram a formação das primeiras teorias empíricas e teve início no século XVI e foi até o início do século XIX.
  6. Científico – foi nesse momento que surgiram as primeiras obras científicas e foram estabelecidas  as bases das escolas do pensamento contábil,  iniciando a partir do início do século XIX e vai até a década de 50 do século XX.
  7. Filosófico-Normativo, surgindo a partir  do século XX, este é o período atual que nos encontramos e tem como ponto chave a preocupação de normatizar as informações contábeis.

Em seu artigo, Moura (2016) foca na relação entre as quatro maiores civilizações da idade antiga e a história da contabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com