TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Na Idade Antiga

Artigo: Filosofia Na Idade Antiga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTIONÁRIOS DAS PÁGINAS 30 e 62.

1. Até que ponto a preocupação que levou os pré-socráticos a filosofar, a saber, a preocupação com a natureza, deve também nos levar a filosofar?

2. Que relação deve existir entre a preocupação dos filósofos pré-socráticos com a questão da água, do ar, da terra e do fogo, com os discursos que hoje se faz em nome da ecologia?

3. Faça uma síntese das principais ideias de Heráclito, justificando o devir, contrastando-as com as ideias de Parmênides, na medida que afirma a realidade da imutabilidade e da imobilidade do ser.

4. Faça uma síntese das principais ideias, desenvolvidas pelos pitagóricos para afirmar o princípio vital do universal, mostrando que o número se constitui a realidade original de todas as coisas.

5. Faça uma reflexão sobre a afirmação de Empédocles de que todas as coisas resultam do amor e do ódio, enquanto duas forças que unem e separam, destacando as repercussões possíveis desse princípio na vida humana.

6. Faça uma reflexão em torno da afirmação, atribuída a Parmênides, de que o homem é a medida de todas as coisas, das que são, enquanto são, e das que não são, enquanto não são.

7. Diga em que consiste a maiêutica socrática, destacando sua relevância, enquanto método de reflexão filosófica.

8. Explique as principais diferenças entre o pensamento de Platão e o pensamento de Aristóteles, no que diz respeito ao conhecimento humano.

9. Defina a finalidade do Estado, de acordo com a filosofia política de Aristóteles.

10. Explique as principais diferenças entre a visão de Deus na metafisica platônica e na metafisica aristotélica, destacando as respectivas influências sobre o pensamento cristão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com