TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Controladoria

Por:   •  10/4/2016  •  Artigo  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 5

2 – CONTROLADORIA

Este capítulo consiste no conceito de Controladoria, sua missão e função. Mostrando sua importância por viabilizar informações primordiais para a alta administração, com o propósito de conduzir as empresas em direção ao sucesso.

2.1 – CONCEITO

O aumento da complexidade na organização das empresas, a constante interferência do governo através de políticas fiscais, a diferenciação nas fontes de financiamentos das atividades, e, a procura por melhores práticas de gestão, criou-se a necessidade de uma estratégia mais adequada para um controle gerencial mais efetivo. É nesse contexto que surge um órgão interno cujo objetivo é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da organização no processo de gestão.

Esse órgão interno é a Controladoria que têm como atribuição, elaborar os relatórios administrativos bem minuciosos, pois, é onde permite aos empresários um cenário real e objetivo do desempenho da empresa e, auxilia a adquiri melhoria nos rendimento de suas operações, minimizando desperdícios. E, as empresas que utilizam a informação com eficácia, tem vantagem no mercado competitivo e, dessa forma, ganha espaço em relação a seus concorrentes.

Com base nessas informações, percebe-se uma modalidade de estrutura organizacional centralizada num departamento que mantem um sistema de informação capaz de proporcionar suporte racional à tomada de decisões pelos empresários, na busca da realização dos objetivos da empresa.

2.2 – MISSÃO DA CONTROLADORIA

A Controladoria, assim como todas as áreas de responsabilidade de uma empresa, deve esforçar-se para garantir o cumprimento da missão e a continuidade da entidade. Seu papel primordial nesse sentido consiste em interligar os esforços para conseguir um resultado global sinérgico, isto é, superior à soma dos resultados de cada área.

Dessa forma, a missão da Controladoria é melhorar os resultados econômicos da empresa, para garantir sua continuidade, por meio da integração dos esforços das diversas áreas.

2.3 – FUNÇÕES DA CONTROLADORIA

A Controladoria atua como órgão de observação e controle da diretoria administrativa, preocupando-se com a constante avaliação da eficácia e eficiência dos vários departamentos no exercício de suas atividades. É ela que fornece os dados e as informações, que planeja e pesquisa, visando sempre mostrar a essa mesma diretoria os pontos frágeis presente e futuro que põem em risco ou reduzem a rentabilidade da empresa.

Dessa forma, a Controladoria exerce a função de interligar as informações das diversas áreas, orientando o empresário na definição das estratégias, com o intuito de atender as necessidades de maior controle e monitoramento das operações internas e do comportamento das pessoas nas organizações.

3 – CONTROLLER

Este capítulo define o que é o Controller, suas atribuições dentro da empresa, bem como sua qualificação.

3.1 – DEFINIÇÃO

Controller é o profissional qualificado a exercer a controladoria em toda a sua plenitude, e que tem a tarefa de controlar ou verificar todas as contas da empresa, desenvolver a atividade envolvendo planejamento, execução, controle e análise do desempenho da gestão, atendendo a demanda nos diversos setores da empresa e tendo controle sobre o capital investido, os riscos do negócio, a carga tributária, os custos de produção, o valor agregado de cada produto, a qualidade do produto, as tendências e perspectivas do mercado, os lucros distribuídos aos sócios, o capital de giro próprio e de terceiros, os investimentos a curto e longo prazo, a produtividade, a eficiência da produção, os custos, as vendas, os pontos de equilíbrio na organização.

Percebe-se o quanto é importante esse profissional da Controladoria. E que, devido a sua importância como órgão de controle e assessoria, o Controller deve ser o profissional de alto nível da empresa. O posicionamento ideal seria em nível de diretoria, já existindo, em alguns grupos empresariais, o cargo de Diretor de Controladoria em seus organogramas.

3.2 – ATRIBUIÇÕES DO CONTROLLER

Os modernos conceitos de Controladoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com