TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Controladoria

Por:   •  3/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

Controladoria

É a utilização da Ciência Contábil em toda sua plenitude.  Responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, dando suporte  à diretoria e a todas as áreas de gestão.

A  informação terá valor para o gestor quando incrementar o resultado de uma decisão, obtendo assim resultado maior do que o custo para adquiri - lá, e houver aumento na qualidade.

Ambiente da Controladoria

 Apresenta um ambiente dinâmico de constante inovações tecnológicas que        aumentam  a concorrência. Também é  considerada como uma  ferramenta para solução de problemas através de decisões com base nas informações coletadas para melhor desempenho futuro.

Funções da Controladoria

Apresenta funções como :

  • Estabelecer, coordenar e manter um plano integrado para o controle das operações;
  • Oferecer proteção para os ativos da empresa;
  • Analisar a eficiência dos sistemas operacionais;
  • Apoiar o processo de decisão através do sistema de informações e da gestão econômica;
  • Sugerir melhorias para a redução de custos;
  • Permitir que a organização não  se acomode em lugares de falsa tranquilidade;
  • se preocupar com os efeitos futuros das decisões a longo prazo tomadas no presente.

Controller

Surgiu nos anos 60 com a instalação das multinacionais americanas para manter o controle das operações;

É o gestor desse sistema na qualidade de principal executivo  de informações. Esse titulo de Controller pode ser aplicado a diversos cargos nas áreas administrativas, contábeis e financeiras com níveis de responsabilidade e remuneração que dependem do setor e da forma da organização.

Funções do Controller

  • Mensuração - comunica a informação na linguagem do usuário. relata o desempenho entre erros, excessos e correções.
  • Análise Financeira - é feito uma revisão, interpretação e recomendações através das informações fidedignas que são obtidas pela gestão em conjunto com a controladoria.
  • Analise de processos - responsável pela avaliação e revisão periódica ,buscando manter o custo beneficio e a eficiência.

Sendo assim o controller é uma função de continua acessoria e aprimoramento; seu ciclo se inicia na conscientização da empresa para o aprimoramento continuo, passa pela analise das atividades e processos, identificação das oportunidades para o aprimoramento e por ultimo a eliminação de falhas  e desperdícios.

                                                                               

Preço de transferência

 É o valor pelo qual são transferidos bens e serviços entre as atividades e áreas internas de uma organização. Seu objetivo é fazer o controle das operações comerciais que estão sujeitas a jurisdições tributarias diferentes ou quando uma das partes esta sediada por paraíso fiscal, visando obter a maximização do lucro por intermédio da gestão fiscal.

Pode ser utilizado tanto em âmbito interno, entre filiais, centros de responsabilidade e departamentos de uma mesma organização, quanto externamente, entre partes relacionadas, situadas ou não em diferentes países desde que observadas as legislações específicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com