TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Controladoria

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5


CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – EAD - 2015.1 (8º Semestre)[pic 1]

ALUNA: ELAINE SILVA BISPO -   MATRÍCULA: 350122085

PÓLO: IGUATEMI – DATA: 23/04/2015

DISCIPLINA: CONTROLADORIA

AVALIAÇÃO VIRTUAL - PARTE ESCRITA

1. A Controladoria descende da contabilidade que, por sua vez, tem por objetivo a geração de informações úteis ao processo decisório, visando à otimização do resultado global da organização. Analise criticamente esta afirmação. (2,5)

Apesar de não existir consenso sobre o conceito de Controladoria, há um consenso sobre os processos de ação da controladoria são eles: conhecer, estabelecer e acompanhar. A controladoria apoia e fornece informações importantes para os diversos gestores no planejamento e controle das atividades operacionais, comerciais, financeiras, administrativas, etc. A controladoria é o setor que conhece a realidade da empresa e a imediata resposta sobre como deveria ser, identificar possíveis divergências e suas origens e providenciar a imediata solução.

Os autores aceitam que o papel da Controladoria é otimizar procedimentos e conseguir resultados superiores ao esperado. Controladoria é um ramo do conhecimento e órgão administrativo que tem suas bases oriundas na Contabilidade, mais precisamente na contabilidade de custos, tendo por objetivo a geração de informações estratégicas nas fases de planejamento, execução e controle, enquanto ramo do conhecimento, e a implementação de modelos de gestão, enquanto órgão administrativo, visando otimizar o resultado global da organização. Normalmente, ela está subordinada à diretoria geral e, em alguns casos, poderá também ficar subordinada à presidência. Vale ressaltar que a posição da Controladoria dependerá da realidade de cada empresa, além do seu porte e política interna. É interessante perceber ainda, que o surgimento e a evolução da Controladoria iniciaram com o aumento da complexidade na organização das empresas, e seus reflexos no mundo dos negócios. O governo, por sua vez, por meio de políticas fiscais, impõe às empresas padrões éticos e de conduta que demandam melhores práticas de gestão por parte das empresas.

2. Baseado no capítulo 4 do módulo, que trata da Gestão eficaz e a identificação da zona de lucro, analise criticamente a importância da identificação da Zona de Lucro nas organizações. (2,5)

Partindo da afirmação que a razão existencial da Empresa é a manutenção e satisfação dos seus Cliente, entendemos que ao se pensar na fundação de um negócio, estudos e planejamentos devem ser elaborados.  É imprescindível a análise e identificação da zona de lucro, o qual a empresa deverá investigar questões relevantes a respeito do seu cliente e do seu modelo de negócio, visando conhecê-los detalhadamente e buscando selecionar as melhores alternativas que conduzam ao êxito. Para a aplicação do modelo de gestão eficaz, as empresas responderão a questões que possibilitem identificar a sua zona de lucro, “[...] que é onde a alta e constante lucratividade cria enorme valor para a empresa” (SLYWOTZKY; MORRISON, 1998, p. 2).

Conhecer os clientes é o passo mais importante e inicial que deve-se trilhar na busca pelo sucesso do futuro negócio. Conhecer sua crença, seu estilo, suas necessidades, o que é relevante para o cliente e para as pessoas do seu cotidiano. Além disso, é importante perceber, qual é sua rotina? São jovens, são idosos, são fúteis, são simples, dentre outras características. Desta forma saberá se seu produto atende as expectativas daquele público.

A concepção eficaz do negócio exige o conhecimento de muitos aspectos da base de clientes. Uma de suas responsabilidades mais importantes em relação aos clientes é conhecer suas prioridades. Seus clientes terão dois conjuntos de necessidades – as expressas e as veladas. Não é difícil conhecer as expressas. O mais difícil é reconhecer as veladas. Para encontrar uma zona de lucro em constante mudança, você terá de fazer isso, através da análise do sistema econômico. Precisar ser analisado e levado em conta, o que importa para o seu cliente, o que ele almeja, quais são seus interesses? Dentre outros questionamentos, pois as pessoas vivem em um processo de mudança contínuo, gerando novas prioridades e, assim, novas oportunidades para as empresas. A partir de então, deve-se refletir sobre como sua empresa poderia expandir as fronteiras do conjunto de clientes, atendendo, aumento e crescendo cada vez em função daqueles que mantém e ajudam o desenvolvimento e crescimento da sua empresa, os clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com