TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Controladoria

Por:   •  20/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E ENSINO SUPERIOR DE SAMAMBAIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FLAVIA ALMEIDA BARBOSA

CONTROLADORIA - RESENHA

     

                                                                            Trabalho apresentado como avaliação da

                                                                           Disciplina Didática do Ensino Superior.

                                                                                  Professor: Ubirajara Gusmão S. Junior

Samambaia – DF, 23 d3 Setembro de 2014

A Contabilidade e a Controladoria, Tema atual e de alta relevância para a profissão contábil

O autor OLIVIO KOLIVER é Bacharel em Ciências Contábeis e Atuariais. Doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas da PUC/RS. Foi Diretor da Faculdade de Economia do Vale do Rio dos Sinos. Coordenador do projeto de implantação do Curso de Mestrado em Contabilidade na UFRGS. Membro do Conselho da Fundação Irmão José Otão, da PUC/RS. Consultor para projetos especiais da Universidad de Buenos Aires. Professor visitante da “Universidad de La Matanza”, San Justo,Buenos Aires, Argentina.

Este livro, aborda o assunto controladoria, objetivando propor ao leitor tanto uma  reflexão quanto  também, uma visão crítica a respeito da função da controladoria e da atuação do profissional da área, o controller, no organograma das entidades.

Atualmente a alta competitividade estimula o constante desenvolvimento e o uso  dos sistemas de informações como suporte técnico nas decisões relativas ás atividades gestoriais. Com a expansão da informática, surge demasiada quantidade de cursos superiores sobre o tema. Surgindo assim a figura do controller, tornando-se um importante aliado no âmbito interno e externo da organização, integrando ás pessoas ligadas á gestão do empreendimento.

A leitura deste nos mostra que existem autores que divergem quanto ao ramo do conhecimento sobre o qual está apoiada a controladoria. Muitos a defendem como órgão administrativo, que dá apoio ao executivo da entidade. Outros, como conhecimento autônomo ou científico, contradizendo os fundamentos da contabilidade e da profissão contábil. A semântica do termo busca respostas, inclusive, em nossos dicionários, percorrendo até os nossos vizinhos do Mercosul.

Diante dessas concepções antagônicas sobre a natureza da controladoria, o autor analisa os conteúdos propostos nos cursos de pós-graduação, lato e stricto sensu, consulta a conceituação de contabilidade na legislação oriunda do sistema CFC/CRCS e examina as prerrogativas profissionais da contabilidade para delimitar o campo de aplicação da controladoria e estabelecê-lo dentro de um ramo do conhecimento científico.

             Contudo, a obra faz um estudo sobre a Controladoria e sua relação com a Contabilidade, buscando chamar a atenção da Classe Contábil para a necessidade de uma postura rígida e permanente em relação ao surgimento de outros ramos de conhecimento ou profissões que, apesar de serem nitidamente contábeis, rejeitam a Contabilidade como ciência social na forma estabelecida pelo CFC, como é o  caso da Controladoria, garantindo assim a perpetuação da profissão contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com