TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Controladoria Avaliação de Custos

Por:   •  21/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 8

IBE FGV – MBA

 

FÁBIO AUGUSTO TUON - GFCA 38

CONTROLADORIA

PROF.º JOSÉ HENANDEZ PEREZ JUNIOR

TEMA: APLICAÇÃO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES (TOC)

NO ESTUDO DE CASO DA EMPRESA CBB

CAMPINAS

08/2020

  1. O que é, como é calculada e qual a importância da informação sobre a disponibilidade de recursos? Use os dados da empresa em todas as respostas.

R.: São os recursos disponível para a produção, ou seja, capacidade produtiva da empresa, é calculada de acordo com a Mão de obra, horas e tempo de máquina e processo disponível, a importância é entender qual produto tem mais  restrições no processo produtivo, a fim de direcionar para a melhor produção em termos de lucratividade, rentabilidade.

[pic 2]

  1. O que é mão de obra direta? Por que não foi identificado o tempo de mão de obra indireta por unidade produzida?

R.: é a mão de obra que monta a bicicleta, operadores, ou seja, gastos com operadores que produzem os produtos da empresa, por que a mão de obra indireta é rateada por não ligada diretamente com o produto, como por exemplo: superv. industrial, logística, manutenção e etc.

[pic 3]

  1. Como foram definidos os volumes de produção e vendas para o próximo período?

R.: De acordo com a demanda de mercado e indicações de índices econômicos da região sobre o poder de consumo de tal segmento pesquisado e com base na meta de lucro esperado dos investidores.

[pic 4]

  1. O que é reserva produtiva? Como é calculada e analisada? Qual é a reserva produtiva da CBB?

R.: É o que fica disponível para uma eventual produção adicional após considerada a produção atual, é calculada com o tempo de Mão de obra e a demanda de produção programada, menos a capacidade dos recursos da produção da empresa.

[pic 5]

  1. Qual a diferença entre custos fixos e custos variáveis? Os custos fixos são da produção do período ou do período da produção? Por que? Quais são os principais gastos fixos da CBB?

R.: Custos fixos são os custos que independentemente da quantidade de produção, maior ou menor, sempre será o mesmo, portanto quanto mais a empresa produzir melhor será, já os custos variáveis variam com a quantidade de produção, quanto mais a empresa produzir maior ele será, pois consequentemente o consumo de matéria prima, embalagem e mão de obra e etc... será maior.

[pic 6]

  1. Como é calculado o custo da hora produtiva e da hora disponível? Por que o custo da hora produtiva é maior que o custo da hora disponível? Qual deve ser usado para custear o produto? Qual o custo da hora de MOD da CBB?

R.: Total de Salários e encargos do período dividido pelas horas disponíveis e produtivas, a hora produtiva é maior devido a reserva produtiva, quanto maior a reserva produtiva maior será essa diferença entre as horas disponíveis e produtiva, o custo a ser usado será de R$ 5,00 que é o custo da mão de obra produtiva, portanto custo da hora produtiva carrega o custo da reserva.

[pic 7]

  1. Qual a diferença de custos diretos e indiretos? Por que geralmente a ficha técnica contém apenas custos diretos por unidade? Por que os custos indiretos não são incluídos na ficha? Qual o custo direto por unidade de produto da CBB?

R.: O direto identificar e mensurar em cada produto sem necessidade de rateios e o indireto tem o rateio, porque é aquilo que conseguimos identificar em cada produto, porque eu teria que definir critérios de rateio como por exemplo: volume, para saber o custo direto por unidade é apenas somar a mão de obra mais o material.

[pic 8]

  1. É possível calcular a margem de contribuição com o custeio por absorção? Por que? O que a margem de contribuição significa? Para que serve?

R.: Não, por que na absorção considera o rateio do custo fixo, a margem de contribuição é calculada através do custo variável direto, é a parcela do lucro destinada para cobrir os custos fixos e posteriormente chegar ao lucro operacional

[pic 9]

  1. Qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade? Qual produto é mais lucrativo? Qual é mais rentável? Qual deve ser priorizado? Por quê? Ilustra a resposta com os dados da CBB.

R.: Lucratividade é o valor monetário e Rentabilidade pelo percentual de retorno, o mais lucrativo é a "CROSS" e o mais rentável é a "BIKE", sobre o qual produto deve ser priorizado, não podemos definir até esse momento não temos as informação para a tomada da decisão pois dependerá de outros fatores como: prioridade de mercado, restrição, capacidade produtiva, capital, ou seja, não podemos decidir pois depende de outros fatores.

[pic 10]

  1. Qual a diferença entre Margem de contribuição e Ganho? Qual produto é mais lucrativo com base no Ganho? Qual é mais rentável? Qual deve ser priorizado com base no ganho? Ilustra a resposta com os dados da CBB.

R.: Margem de Contribuição "não" considera o custo fixo, ou seja, consideramos o custo variável direto, o que varia proporcionalmente a quantidade produzida e vendida e o Ganho é a diferença do preço de venda e os custos variáveis como por exemplo: energia e material direto conforme demonstrado na “tabela 10”.

O mais lucrativo é a "CITY" e a mais rentável é a "CROSS", sobre o qual produto deve ser priorizado, não podemos definir até esse momento não temos as informação para a tomada da decisão pois dependerá de outros fatores como: prioridade de mercado, restrição, capacidade produtiva, capital, ou seja, não podemos decidir pois depende de outros fatores

[pic 11]

  1. Qual o princípio básico da Teoria das Restrições? O que são restrições internas e eternas? Qual é a restrição desta empresa? Por quê? Ilustra a resposta com os dados da CBB.

R.: O princípio básico é corrente tem um elo mais fraco, interna são aquelas que impedem a empresa a produzir e as externas são aquelas que impedem de vender mais, a restrição no caso dessa empresa são as Horas Máquinas de "ACABAMENTO" pois é a que detém a maior falta de recursos para atender a demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (859.5 Kb)   docx (711.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com