TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTROLADORIA E CONTROLE DE CUSTOS: FERRAMENTAS PARA EVIDENCIAR AS INFORMAÇÕES GERENCIAIS DAS PEQUENAS EMPRESAS.

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.582 Palavras (19 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 19

CONTROLADORIA E CONTROLE DE CUSTOS: FERRAMENTAS PARA EVIDENCIAR AS INFORMAÇÕES GERENCIAIS DAS PEQUENAS EMPRESAS.

RESUMO

Este trabalho foi desenvolvido para analisar como a controladoria pode ajudar as empresas a gerencias suas despesas, gastos através das demonstrações contábeis, e como as informações gerencias obtidas através do controle financeiro contribuem no processo de tomada de decisões. A realização do mesmo é de extrema importância para que contadores desenvolvam o controle do processo de gestão organizacional transmitindo toda a realidade empresarial aos seus gestores, além de entender como a contabilidade vem contribuindo para a melhoria no processo de gerenciamento dessa rede de empresas. Realizada através de um estudo bibliográfico através de temas como controle, gestão, controladoria e decisão.

Palavras-chave: Controle de custos. Controladoria, Empresa, Gestor. Tomada de decisões

1. INTRODUÇÃO

Para se entender todo o processo que envolve a contabilidade de custos e a controladoria em relação ao seu uso como um instrumento de apoio à gestão administrativa na execução das atividades decisórias e tomadas de decisões induzem aprimorar seus sistemas de controles este trabalha foi desenvolvido para entender o quanto é importante para a empresa ter conhecimento de todos os custos e despesas que possui, qual é a devida tributação de cada produto, se seus produtos estão deixando margem de contribuição unitária e total, se a empresa está vendendo o suficiente para arcar com suas despesas e obter lucro, ou seja qual seu ponto de equilíbrio, sua margem de segurança operacional, qual a rotatividade de seu estoque, qual a situação patrimonial, informações estas que contribuem significativamente na sua gestão.

Para que se possa compreender com mais afinco a Contabilidade de Custos e o papel da controladoria dentro da contabilidade, faz-se necessária uma abordagem de um estudo dos seus princípios, conceitos e origens que darão uma melhor ideia para justificar os fatos presentes.

A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma organização, como auxilio as funções de desempenho, planejamento e controle das operações e de tomada de decisões. O sistema de informação da contabilidade de custos tem o objetivo de analisar o desempenho das operações, realizar planejamento, controle e fornecer informações relevantes para a tomada de decisões gerencial. Sendo essencial entender que esse ramo da contabilidade, cada vez mais, passou a responsabilizar-se pela análise e interpretação das informações quantitativas, a fim de fornecer à administração instrumentos para a gerência da organização.

Dentro dessa linha a contabilidade de custo, ao longo do tempo, já deixara de ter a mera função de avaliar os estoques, passando a assumir outras atribuições de caráter administrativo, tornou-se excepcional instrumento para a gestão dos negócios, apresentando-se como uma eficiente ferramenta no processo de gestão. Auxilia no controle e na tomada de decisão.

No que se refere à contabilidade de custos, pode-se dizer que esta atende a várias necessidades dos gestores, uma vez que, segundo Pizolato (2000) a sua importância resultar de uma constatação, a de que a massa de elementos coligados para a determinação de custos proporciona uma base ampla e ao mesmo tempo sólida para justificar, basear ou estimular decisões gerenciais.

O presente trabalho não tem natureza conclusiva, mas sim exploratória, que procura relacionar o seu tema, que é custos, à entidade objeto do estudo, e fazer uma avaliação dessa relação sob um enfoque até então não observado pela mesma, que é o tratamento dos dados segundo o método de custeio variável.

Tendo como objetivo analisar como o controle de custos pode ajudar as empresas a gerenciar suas despesas, custos através das demonstrações contábeis, e como as informações gerencias obtidas através da contabilidade de custos contribuem no processo de tomada de decisão.

Por isso, a realização do mesmo é de extrema importância para que na área contábil se possa desenvolver ferramentas que auxilie a entender que ao enfatizar o papel do sistema de informação contábil como ferramenta de auxílio ao apoio a gestão e a contribuição da mesma na melhoria no processo de gerenciamento dessa rede de empresas.

Nesse sentido, é importante ressaltar que a Controladoria é uma atividade de grande importância dentro das organizações, garantindo aos gestores as informações adequadas ao processo decisório e colaborando assim para a obtenção da eficácia empresarial. E um dos setores que ajudam nesse controle, é o custo. Por isso a escolha em se entender como o controle de custo e realizado através da controladoria evidenciando seu controle dos recursos, aplicando-os da melhor forma possível ao menor custo viável, também, nas avaliações de desempenho empresarial.

1. UMA BREVE INTRODUÇÃO SOBRE CONTABILIDADE DE CUSTO

De acordo com Basso (2005) a contabilidade é um conjunto ordenado de conhecimentos, leis, princípios e método de evidenciação próprios. Sendo a ciência que estuda, controla e observa o patrimônio das entidades nos seus aspectos quantitativo (monetário) e qualitativo (físico) com seu conjunto de normas, preceitos e regras gerais, na qual se constituí na técnica de coletar, catalogar e registrar os fatos que nele ocorrem, bem como de acumular resumir e revelar informações de suas variações e situação, especialmente de natureza econômico-financeira.

Nesse sentido,

A contabilidade de custo nada mais é do que uma subdivisão da Contabilidade Geral de uma empresa. Sendo a parte da Contabilidade que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos, para que se consiga, um bem de vendas ou de consumo, quer seja um produto, uma mercadoria ou um serviço (BRUNI, 2010, p.14).

Partindo desse pressuposto Bruni (2008, p.45) define a Contabilidade de Custos como “o processo ordenado onde são usados todos os princípios da contabilidade financeira para registrar os custos de operação de um negócio, coletando os dados financeiros e contábeis para se estabelecer os custos de produção”.

Contabilidade de Custos é a parte da ciência contábil que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos para se obter um bem de venda ou de consumo, quer seja um produto, uma mercadoria ou um serviço. Sendo um ramo da função financeira que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dos produtos, dos inventários, dos serviços, dos componentes da organização, dos planos operacional das atividades de distribuição para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar o administrador no processo de tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (180.5 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com