TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Controladoria Como Unidade Administrativa

Por:   •  16/5/2018  •  Ensaio  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Controladoria como unidade administrativa

Controladoria é um departamento importante criado fora do país e chegou ao brasil por meio das grandes empresas que lhe adotaram como uma ferramenta de suma importância na sua gestão, ela tem acesso a praticamente todas as áreas da empresa, auxiliando toda a tomada de decisão para que não ocorra erros, e se houver é ela quem vai buscar informações para que seja corrigido e o setor remanejado para que não se repita.

Para que a Controladoria seja executada de maneira adequada, é preciso um profissional com vasto conhecimento e experiência em fatores importantes que possam influenciar a empresa no dia a dia, na maioria dos casos esse profissional é denominado controller, ou seja, controlador.

“O fato é que se trata de um profissional que, além de processar uma considerável quantidade de informações sobre o desempenho das diversas áreas da organização, tem por incumbência maior a análise, diagnóstico e proposição de medidas corretivas, com vistas ao cumprimento dos objetivos e metas traçados para a organização como um todo.” (MORANTE, Antonio Salvador, JORGE, Timaco. 2008)

Missão da controladoria

A controladoria tem como missão buscar sempre o melhor desempenho da empresa, ela utiliza o sistema de informação para que nada passe despercebido, garantindo assim que o controller tenha em mãos todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de sua tarefa.

Segundo Catelli (2001) a Missão da Controladoria é a gestão das atividades empresariais sob a égide do Modelo GECON é conduzida sob uma perspectiva sistêmica, visto que a maximização isolada dos resultados das partes não conduz necessariamente à otimização do todo. Cabe, então, à Controladoria, por ser a única área com uma visão ampla e possuidora de instrumentos adequados à promoção da otimização do todo, a responsabilidade pelo cumprimento de uma missão muito especial, sendo assim a missão da controladoria será: Assegurar a Otimização do Resultado Econômico da organização.

Analisando de uma maneira mais ampla, a controladoria, é a área da empresa onde terá informação de todos os setores, pois, ela necessita disso para saber se a operação da empresa esta fluindo como planejado, ela precisa saber se algo deu errado para que isso seja corrigido e o setor onde ocorreu o erro sofra adequações para evitar que ele volte a acontecer, ou seja ela esta lá para garantir que a empresa atinja seus objetivos.

Catelli (2001) completa que a Controladoria quando vista como Unidade Administrativa é responsável pela coordenação e disseminação desta Tecnologia de Gestão, quanto ao conjunto teoria, conceitos, sistemas de informações e também, como órgão aglutinador e direcionador de esforços dos demais gestores que conduzam a otimização do resultado global da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (377.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com