TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Controladoria Na Contabilidade

Por:   •  3/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 7

EXERCÍCIOS

  1. Para Mosimann e Outros, a Controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica. Pode ser visualizada sob dois enfoques: Quais são eles?

R: Como órgão administrativo, como uma missão, função e princípios de que caminho seguir definidos no modelo de gestão do sistema empresa; e também como uma área de conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e métodos naturais de outras ciências.

  1. Seu propósito é possibilitar que uma organização alcance seus objetivos pelo uso eficiente de seus outros recursos, isto é, homens, materiais, máquinas e outros ativos e dinheiro. Por ser um recurso, a sua teoria considera os problemas de seu uso eficiente. Esse uso como um recurso é considerado como o confronto entre os custos associados com sua produção contra os benefícios derivados de seu uso. Estamos falando sobre a:

  1. A contabilidade seguiu uma evolução histórica, que pode esclarecer as funções contábeis e de controle, bem como do permanente processo evolutivo da Ciência da Contabilidade ou da Controladoria. Fale sobre essas evoluções.

  1. Fale do sistema empresa como um sistema aberto, relacionando seus ambientes.

R: Com a globalização as empresas estão se preocupando com o meio ambiente externo. O sistema aberto é a interação da organização com o meio ambiente, ou seja, cada vez que o ambiente externo muda, a empresa para sobreviver adapta seus produtos técnicos e estruturas para acompanhar estas mudanças.

  1. Eficiência e Eficácia: Uma questão para ser discutida.

R: A eficiência e a eficácia são dois tópicos que avaliam o desempenho de uma organização.

A eficácia é o grau de que um predeterminado objetivo ou meta é atingido

Eficiência diz respeito a método, a modo certo de fazer as coisas.

  1. É sabido que a contabilidade, inicialmente conhecida pelo método de Veneza, teve seu deslinde graças ao Frei Luca Pacioli, cuja obra “Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornaliti” publicada em 1.494, trouxe uma secção chamada de “Particulario de computies et Scripturis”, um tratado sobre a contabilidade, e, que o tornaria famoso, e seu método conhecido além das fronteiras da Itália, dando início às diversas escolas do pensamento contábil. Dentre elas, podemos destacar a escola Italiana e a escola Americana. Também, é conhecida a divergência das escolas do pensamento contábil. Identifique nas definições sobre a ciência contábil, as que definem o pensamento da escola Americana e as que definem o pensamento da escola italiana.

R: Pensamento da escola Americana trata a Contabilidade mais como ferramenta administrativa e sua utilização nas empresas.

A escola Italiana enfoca o conceito de controle econômico do patrimônio e de suas mutações(controle estático e dinâmico).

  1. A CONTROLADORIA tem por objeto a identificação, mensuração, comunicação e decisão relativo aos eventos econômicos. Ela deve ser a gestora dos recursos da empresa, respondendo pelo lucro e pela eficácia empresarial.
  2. Uma ciência pode ser confirmada fundamentalmente pelas suas teorias. Das teorias contábeis e de controle, destacamos a visão de Glautier e Underdown, que identificam as raízes da teoria contábil como sendo a: Teoria da decisão, da mensuração e da informação.

  1. Quais eventos ou objetivos devem ser medidos, quais padrões ou escalas devem ser usados e qual deve ser a dimensão da unidade de mensuração, são problemas a serem solucionados por qual teoria? Fale sobre ela:
  2. Descreva os Critérios da eficiência empresarial.

R: Significa um estado excelente; composto por pensamentos, sentimentos e ações fundamentados em 9 indicadores de gestão; cujo desdobramento é uma correlação da efetividade, eficácia e eficiência com o espaço, a matéria e o tempo em que as manifestações são efetuadas.

  1. Fale sobre a responsabilidade social.

R: A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. Exemplos: Reduzir o impacto ambiental, educar o público-alvo, usar produtos naturais.

  1. Quais são os subsistemas do Sistema Empresa?

R: Subsistema institucional, Subsistema de Gestão, Subsistema Formal, Subsistema de Informação, Subsistema de Informação, Subsistema Social e Subsistema Operacional.

  1. Descreva de forma resumida os subsistemas do sistema empresa.

Subsistema institucional- É a matriz dos demais subsistemas e compreende a definição da missão da empresa e as convicções de seus empreendedores traduzidas de suas crenças e valores.

 Subsistema de Gestão- É onde as decisões são tomadas, este subsistema só pode ser especificado após a definição maior do modelo de gestão.

 Subsistema Formal- Corresponde à estrutura administrativa da empresa, de autoridades e responsabilidades.  Onde as tarefas são agrupadas em setores, departamentos e divisões. 

 Subsistema de Informação- cuida da produção de dados e informações por meio de ferramentas que permitem à Administração planejar o negócio, conhecer a evolução de resultados e tomar as decisões necessárias para a manutenção do objetivo empresarial.  

 Subsistema Social - Compreende os indivíduos que fazem parte do sistema empresa, bem como toda a cultura, características e demais aspectos relacionados às pessoas, como: necessidades, motivação, liderança, objetivo.

 Subsistema Físico Operacional- Compreende as instalações físicas e equipamentos do sistema empresa. É importante ressaltar que é no sistema

físico-operacional que as transações são executadas e os

eventos económicos acontecem.

  1. Enumere as principais premissas que embasam o conceito de controladoria.

  1. Explique a premissa do Lucro como Diferença de Patrimônios Líquidos.

  1. Quais aspectos devem ser observados e desenvolvidos no subsistema Institucional da empresa, a fim de desenvolver a visão geral da empresa e a organização do planejamento estratégico?
  1. Relacione os aspectos a serem considerados na estruturação do modelo de gestão ideal.
  1. O que é o processo de gestão?

R: O processo de gestão serve de base para que as decisões de uma empresa sejam tomadas corretamente, realizando-se por meio dos seguintes passos: planejamento estratégico, planejamento operacional, execução e controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com