TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Controladoria Na Contabilidade

Por:   •  14/1/2022  •  Relatório de pesquisa  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

A origem da Controladoria deu-se ao surgimento de processos devido a Revolução Industrial, onde era necessário um controle rígido de todas áreas das organizações. Para Schmidt (2002), a Controladoria surgiu no início do século XX nas grandes organizações norte-americanas, com o fim específico de realizar minucioso controle de todos os negócios das empresas. Um significativo número de empresas concorrentes, que haviam proliferado a partir da Revolução Industrial, começaram a se fundir no final do século XIX, formando grandes empresas, organizadas sob forma de departamentos e divisões, mas com controle centralizado. O crescimento vertical e diversificado desses conglomerados exigia, por parte dos acionistas e gestores, um controle na central em relação aos departamentos e divisões, que rapidamente se espalhavam nos Estados Unidos e em outros países. De acordo com Bruni e Gomes (2010), a fusão destas empresas criou uma estrutura muito mais complexa, e com isso, a necessidade de um maior e melhor controle sobre os departamentos das empresas.

Assim nasceu a Controladoria, pela necessidade de obtenção de informações relevantes para manter as empresas ativas, que pudesse abranger toda a sua complexidade. Com isso, o foco da Controladoria é manter a continuidade da empresa, melhorando suas atividades, resultados, guiando o processo decisório e auxiliando os gestores em diversos aspectos (BRUNI; GOMES, 2010).

Os autores Almeida, Parisi e Pereira (1999) alertam para o fato de que o conceito de controladoria pode ser seccionado em duas vertentes, o primeiro a compreende enquanto um órgão de caráter administrativo que realiza os processos de disseminação do conhecimento, modelagem e implantação de sistemas informacionais. A segunda percepção, elucidada por Almeida, Parisi e Pereira (1999), já entende a necessidade de entendera relevância do profissional de controladoria (conhecido sobre a denominação de controller enquanto uma figura que gera informações confiáveis dentro da organização. Entretanto, é cabível depreender que, para uma verdadeira compreensão da relevância deste profissional, deve-se identificar suas funcionalidades.

Para Weber (2011), a controladoria apenas se tornar efetivamente eficaz quando empregada como um elemento de parceira do empreendimento e que, de forma simultânea, desempenha as funções de um “simples” contador de feijão. A controladoria precisa ser as duas, atuando no processo de coordenar sistemas de planejamento e informações, dentre outras funcionalidades, trabalhando em atividades que se envolvem, por exemplo, aos aspectos de controle e contabilidade.

Já no Brasil, a função do Controller surgiu com a instalação das multinacionais norte-americanas no país. Segundo Bertoldi e Oliveira (2003) os profissionais dessas empresas vinham para ensinar as teorias e práticas contábeis aos responsáveis dessa área, com enfoque ao desenvolvimento e implementação de um sistema de informação que fosse capaz de atender aos diferentes tipos de usuários da contabilidade, inclusive para manter um adequado sistema de controle sobre as operações das empresas relacionadas. Ainda segundo Bertoldi e Oliveira (2003) inicialmente, essa função era ocupada por profissionais ligados à área financeira ou da contabilidade, devido a sua habilidade em trabalhar com informações econômico financeiras, além do conhecimento que tinham

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com