TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Convergência Contábil

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.869 Palavras (16 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 16

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque

Ciências contábeis

Allan Martinelli

Fernando Chagas

Jéssica Pedroso

Rodrigo Santos

“CONVERGÊNCIA CONTÁBIL”

São Roque/SP

2015

Allan Martinelli      514200365

Fernando Chagas   513200032

Jéssica Pedroso     513200060

Rodrigo Santos      513200010

“CONVERGÊNCIA CONTÁBIL”

Trabalho Para Fins De Avaliação Na Aula de Teoria Da Contabilidade

Faculdade De Administração E Ciências Contábeis De São Roque

Bacharel Em Ciências Contábeis

Professor: Ricardo Rios

São Roque-SP

2015

                        


Sumário

Introdução __________________________________________________PG 3

Inicio da convergência _________________________________________PG4

Processo de Substituição _______________________________________PG4

Relatório Padrão na norma IRFS ________________________________PG06

Convergência nas Empresas ___________________________________PG06

Controle Patrimonial __________________________________________PG07

Convergência das Normas Contábeis ao Padrão Internacional _________PG07

Expansão do Mercado Comercial ________________________________PG07

Harmonização das Normas Contábeis ____________________________PG08

Transparência e Confiabilidade _________________________________PG09

Normas Internacionais ________________________________________PG09

A busca pela harmonização das Normas Contábeis no Brasil __________PG11

Necessidade da Convergência__________________________________PG12

Evolução da Convergência Contábil no Brasil______________________ PG13

Implantação do Plano Real _____________________________________PG14

O Inicio Efetivo do Processo de Convergência Contábil ______________PG14

Profissional Contábil X Convergência_____________________________PG15


Introdução

A convergência contábil é a normatização que está em vigor a partir do ano de 2007/2008, quando os comitês responsáveis pelas normas contábeis, se uniram para criar normas mais claras e uniformes para que empresas, acionistas, contadores e contabilistas, tivessem maior transparência e facilidade para comparar e analisar as demonstrações contábeis de empresas que tenham filiais em países diferentes.

No trabalho a seguir mostraremos uma breve explicação um pouco mais detalhada do tema convergência Contábil.

INÍCIO DA CONVERGÊNCIA CONTÁBIL

O mundo corporativo estava ainda bem dividido para a adoção de um único padrão internacional de contabilidade – entre os padrões americanos (US GAAP – United States General Accepted Accounting Principles) e os padrões internacionais (IFRS – International Financial Reporting Standards), que foram baseados, principalmente, nos padrões contábeis britânicos (FRS – Financial Reporting Standards). Enquanto a primeira era baseada em regras, a segunda era baseada em princípios.

A intenção de internacionalizar a contabilidade e as demonstrações financeiras das empresas existe há muito tempo. Por exemplo: o IASC (International Accounting Standards Comite), órgão responsável pela emissão das IAS (International Accounting Standards) foi fundado em 1973 – na tentativa de iniciar este processo de internacionalização.

Quando começou a acontecer à globalização real dos investidores, assim como a pulverização dos investimentos para pessoas físicas, o padrão americano sofreu um forte golpe na briga pela padronização global, grandes escândalos corporativos aconteceram nos Estados Unidos. A partir do final do século passado e início deste século, vimos grandes escândalos corporativos no maior mercado de capitais do mundo.

Processo de Substituição

Em Abril de 2001 o IASC foi substituído pelo IASB (International Accounting Standards Board) e as IAS começaram a ser substituídas pelas IFRS (International Financial Reporting Standards)  – este processo de substituição / revisão das IAS ainda estão em andamento no IASB. A Europa, a partir da Inglaterra, começou a se mobilizar para adotar um padrão único de contabilidade, oportunamente, começou os estudos para facilitar a implementação das IFRSs, definindo que as empresas não precisariam alterar seus livros contábeis ou fiscais, sendo as IFRSs aplicáveis somente nas demonstrações financeiras consolidadas. Este foi um grande passo para a adoção das IFRSs na Europa.

No Brasil diversos estudos versam sobre a harmonização contábil internacional. Observa (WEFFORT, 2005), que além do preenchimento de lacunas existentes na literatura contábil nacional e internacional, o estudo do Brasil e a harmonização contábil predominante no país e dos fatores para a determinação das suas características, especificamente quanto ao International Financial Reporting Standards (IFRS), (MADEIRA 2004), indica que esses padrões emitidos pelo IASB estão sendo considerada uma revolução no mercado financeiro, sendo o ano de 2005 o período da introdução dessas atuais normas em varias empresas da União Europeia, dando grande passo a caminho da harmonização internacional. De acordo com (CARVALHO, LEMES E COSTA 2006), os IFRS ganharam importância substancial com sua obrigatoriedade nas empresas listadas em bolsa da União Europeia a partir de 2005.

Nesse contexto, o Brasil integra-se ao projeto ligado ao Internacional Fórum for Accountancy Development (IFAD), e tem a árdua tarefa de convencer a comunidade de negócios da necessidade de modernizar a pratica profissional contábil brasileira (ANDRADE, 2003).

“A harmonização das normas contábeis é um processo necessário e natural já que é fato notório e incontestável a recente internacionalização e globalização dos negócios, trazendo como provável consequência o requerimento maciço de informações de natureza contábil, com um conteúdo claro e bem compreendido por todos os usuários”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (164.3 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com