TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cotabilidade comercial

Por:   •  19/10/2015  •  Monografia  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


                                                                                                                                                         SUMARIO

 1. Introdução                                                                                                                                                     

 3

 2. A Contabilidade nas Empresas                                                            

 4

 3. A importância da Teoria da Contabilidade  na Escrituração Contábil

 6

 4. Legislação Profissional e Gestão Empresarial

 6

 5. Estresse e Síndrome  de Burnout

 7

 6. Racionalidade e Burocracia

 8

 7. CONCLUSÃO 

 9

 8. Referências  

10


  1. INTRODUÇÃO

No seguinte estudo vamos abordar a produção baseada em algumas bases da contabilidade, como departamento pessoal, contábil e fiscal; a importância de uma boa escrituração nos mecanismo de gestão, o auxílio das legislação nos conceitos profissionais de estrutura e evidenciação contábil. Teremos também conceitos e causas de algumas doenças que afetam a vida de um profissional, como o Estresse e Sídrome de Burnout, finalizando com definições sociais sobre racionalidade e burocracia e como contribuem para a empresa esses métodos, aplicados na contabilidade empresarial.

2. A Contabilidade nas Empresas

        As empresas tem que acompanhar as mudanças no mercado financeiro, quando uma crise começa acontecer, saber o quanto uma empresa  pode resistir é  de extrema importância, as informações contábeis  desempenham esse papel, as informações econômicas extraídas da entidade  do seu livro diário e razão, dos balancetes de verificação  e  demonstrativos, são fornecidos a seus sócios, fornecedores, bancos, funcionários e sindicatos, para dar suporte nas decisões que serão tomadas.

        Para Figueiredo (2004, p. 24) “A Contabilidade moderna tem se caracterizado como uma das ferramentas mais úteis aos administradores na otimização do processo de tomada de decisão”

                            A contabilidade de uma organização deve gerar informações que satisfação por completo às necessidades de seus usuários. No Brasil o percentual de empresas comerciais existentes é grandioso, em 2014 foram criadas 1.865.183 de  novas empresas, um aumento considerável de 1,4% comparado ao anterior, de acordo com os dados do indicador (Serasa Experian de Nascimento de Empresas).

        Como podemos perceber uma quantidade expressiva de empresas são criadas todos os anos, surgindo a necessidade de estrutura-las de forma organizada em departamentos os quais deram a assessoria contábil subdividindo em três setores: pessoal, contábil e fiscal .No setor pessoal podemos destacar as atividades de elaboração de folha de pagamento, adiantamentos salariais, elaboração da folha de 13º salário; envio da Sefip; guias Inss, Fgts, Irrf e Pis; Caged; Rais; admissão; demissão; homologação; registro e CTPS do funcionário. O departamento de pessoal deve cuidar das informações funcionários da empresa.

        O departamento fiscal suas principais atividades são: apuração dos impostos pelo lucro real, simples ou presumido; guias Iss, Pis e Cofins (mensal) e Irpj e Csll (trimestral); DCTF; DACON; DIPJ; DIRF; DMS. emissão de notas fiscais; recolhimento dos impostos retidos; imposto de renda, demonstrando um objetivo de instrução nos aspectos legislativos do âmbito tributário e fiscal, com competência e responsabilidade para atuar nessa área que sempre enfrenta constantes mudanças. Desenvolvendo também escrituração e controle da situação fiscal dos tributos e contribuições das empresas  enquadradas em todos os regimes de apuração, sendo de  fundamental importância para as empresas estando em suas funções a escolha da tributação mais adequada para  a entidade.

        No departamento contábil suas principais atividades são: balanço demonstrações contábeis; lançamento do caixa; conciliações bancárias; análise das contas do ativo e passivo; lançamento das notas do ativo imobilizado; Lançamento da depreciação; lançamento da folha de pagamento; provisão das notas emitidas e dos impostos; fechamento; elaboração do balanço patrimonial; balancetes, consultoria contábil. Sua principal função é realizar os registros e controles necessários sobre o empreendimento fornecendo as informações sobre o patrimônio real da empresa e sua situação financeira.

3. A importância da Teoria da Contabilidade  na Escrituração Contábil

        A teoria da contabilidade é base fundamental para o conhecimento do profissional contábil, ao adquirir o embasamento teórico ele detém subsídios suficientes para realizar as atividades contábeis na prática seguindo os padrões exigidos pelo mercado de trabalho, destacamos que o conhecimento da teoria da contabilidade é um pré-requisito para efetuar um a escrituração contábil que atenda plenamente a legislação vigente, que é definida pelos órgãos reguladores do como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Comitê Pronunciamentos Contábeis (CPC). Esses determinam as normas brasileiras de contabilidade na quais utilizam os princípios contábeis e as regras de conduta dos profissionais contábeis. Os fundamentos contábeis devem estar sempre presentes nas rotinas da empresa para evitar erros e fraudes que podem afetar os objetivos  da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (148.6 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com