TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cunicultura é o Ramo da Zootecnia

Por:   •  10/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  971 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A  cunicultura  é  o  ramo  da  Zootecnia  que  trata  da  criação  produtiva,  econômica e racional do coelho doméstico. Como actividade pecuária é o conjunto de procedimentos técnicos e práticos necessários à produção de carne, pele e pêlos de coelho ou criação do animal em condições especiais para uso como cobaias de laboratório.

De acordo com o objetivo de cada produtor,  a  criação  pode  ser  direcionada  para:  carne, pele, pêlos, genética  e  melhoramento  genético, animais   de   laboratórios   ou   animais   de   companhia.

A cunicultura oferece ainda diversos sub e co-produtos como o  couro  (indústria  da  moda  e  vestuário);  as  orelhas  (produção  de  gelatina  e petiscos para cães); as patas e a cauda (confecção de amuletos e chaveiros); as fezes (adubação orgânica) e ainda a urina (veículo de perfumes).

O objectivo do presente trabalho é de fazer uma pesquisa exploratória e descritiva de como funciona a cunicultura e subsequentemente apresentar um projecto com vista a demonstrar na prática quais os elementos necessários para a criação de coelhos, enfocando   aspectos   produtivos,   sanitários,   reprodutivos   e nutricionais.

Do ponto de vista mais prático, os coelhos são indicados para a realização de testes voltados para a criação de vacinas, de novos medicamentos, para o estudo de doenças variadas, dentre outras funções

A cunicultura é um sector singular. É uma produção pecuária sem necessidade de terra, não intensiva, pelo que não deve ser comparada com as outras  produções animais intensivas e é uma espécie que utiliza matérias-primas que não competem com a alimentação humana.

É um sector que deve ser considerado estratégico, pois cria emprego no meio rural.


Cunicultura

Cunicultura é a parte da zootécncia especial que trata da criação de coelhos.

A cunicultura é a criação de coelhos para o aproveitamento da sua carne e dos seus produtos. O conceito vem do vocábulo latino cunicūlus (“coelho”) e de cultura (que se pode associar ao cultivo de algo).

A cunicultura, por conseguinte, consiste na criação sistemática destes animais. A carne de coelho faz parte do grupo conhecido como carne branca, uma vez que apresenta uma cor menos avermelhada do que a carne de vaca. Trata-se de uma carne magra, com escassa quantidade de gordura.

Aspectos produtivos

Escolha da raça

Os coelhos podem ainda ser classificados em raças e seguem quatro padrões característicos, sendo eles: aptidão; cor da pelagem; comprimento do pêlo e porte físico (tamanho corporal e peso). Existem ainda, os padrões secundários como tamanho e inserção de orelha, presença ou não de papada, cor, forma e tamanho de olhos etc.

Aqueles que pretendem iniciar uma criação de coelhos deverão ter em mente a que ela se destina, já que o futuro criador terá como opções: produção de carne, venda de reprodutores, produção de pele, cobaias para laboratório, animais de estimação e, ainda, de maneira muito restrita no Brasil, produção de pêlos. Além disso, ele deverá levar em conta a facilidade de negociação de sub e/ou co-produtos como as orelhas, as patas e a cauda, o sangue, o cérebro, o esterco e ainda, se possível, a urina, todos adicionando renda aos criadores. Esse planejamento inicial é fundamental para o sucesso da actividade.

Deste  modo, para  produção  de  carne, as  deno

minadas  raças  médias (tipo  corporal  mediano)  constituem  o  grupo  mais  importante,  pois  a  ele pertencem  as  chamadas  raças  industriais ou  econômicas  que  dentre  as  66 raças reconhecidas,  com  suas  mais  de  150  variedades podemos citar  a Nova Zelândia,  Califórnia, Chinchilla,  Bélier,  Angorá e Borboleta  Francês.

Raça

Aptidão

Pelagem

Comprimento de pêlo

Tamanho

Nova Zelândia

carne  e  pele

Branca, vermelha ou preta

Médio(2,5-3cm);

médio;Peso adulto:4,5kg (Macho:4-4,5kge Fêmea:4,5 –5kg)

Califórnia,

Chinchilla

Bélier,  

Angorá

Francês

Informações Importantes Para Começar Uma Criação de Coelhos

Vantagens da Criação de Coelhos

No momento em que alguém se pensa em montar uma criação de coelhos uma das principais curiosidades se refere às vantagens que este tipo de negócio pode oferecer almejando com isso o maior lucro possível para os gastos a serem feitos.

Neste aspecto, os coelhos fofos são com certeza uma boa opção pois quase tudo deste animal pode ser aproveitado como iremos mostrar a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com