TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dinâmica da Capital de Giro

Por:   •  31/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

A Dinâmica do Capital de Giro

Assaf Neto e Silva (2002) expõem que, para se realizar a análise da situação financeira de uma empresa, cujo objetivo é verificar o equilíbrio financeiro, é de fundamental importância o estudo do capital de giro ajustado à realidade brasileira. Conforme Houston e Brigham (1999, p.561), “a política de capital de giro se refere às políticas da empresa com respeito a níveis desejados de cada categoria de ativos correntes e como os ativos circulantes serão financiados”.

Para Assaf Neto ,a importância do capital de giro assim se expressa:

O comportamento do capital de giro é extremamente dinâmico, exigindo modelos eficientes e rápidos de avaliação da situação financeira da empresa. Uma necessidade de investimento em giro mal dimensionada é certamente uma fonte de comprometimento da solvência da empresa, com reflexos sobre sua posição econômica de rentabilidade.

Na concepção de Schrickel ,capital de giro “[…] é o montante ou conjunto de recursos que não está imobilizado. Estes recursos estão em constante movimentação no dia-a-dia da empresa”.

Hoji acrescenta que:

O estudo do capital de giro é fundamental para a administração financeira, porque a empresa precisa recuperar todos os custos e despesas (inclusive financeira) incorridos durante o ciclo operacional e obter o lucro desejado, por meio da venda do produto ou prestação de serviço.

O capital de giro é responsável pelo ciclo operacional das empresas, pois sua movimentação reflete no estado patrimonial da empresa. O capital de giro sofre transformação e  cada transformação, tem objetivo de fazer o capital retornar sempre maior que o valor do inicio do ciclo operacional.

Conforme Olinquevitch e Santi Filho “nos livros de administração financeira de origem norte-americana, o conceito de capital de giro está relacionado ao ativo circulante”. Sob a ótica norte-americana, a configuração do capital de giro naqueles textos é expressa da seguinte maneira: Capital de Giro = Ativo Circulante;  e Capital de Giro Líquido = Ativo Circulante – Passivo Circulante.

Conforme Olinquevitch e Santi filho (2004), a visão dos estudiosos brasileiros, a literatura brasileira é mais precisa, pois nela o conceito de capital de giro pode ser trabalhado gerencialmente de forma mais adequada e com sentido mais amplo.

A literatura contábil brasileira é mais precisa. Nela, o conceito de Capital de Giro assume formas mais apropriadas para serem gerencialmente trabalhadas. O primeiro conceito é o de Capital de Giro em seu sentido mais amplo:

Capital de Giro = (Patrimônio Líquido + Exigível a Longo Prazo) – (Ativo Permanente + Realizável a Longo Prazo).

Ativo Circulante          2.103.290      Passivo circulante  2.277.864

Realizável a L. Prazo 1.794.241       Exigível a L. Prazo  3.800.547

Ativo Permanente       5.233.422      Patrimônio Líquido  3.052.542

Total do Ativo             9.130.953      Total do Passivo     9.130.953

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com