TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENTREVISTA COM PROFISSIONAL CONTÁBIL DIRECIONADA POR QUESTIONÁRIO

Por:   •  23/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.116 Palavras (9 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 9


[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        ATIVIDADE 1: BALANÇO SOCIAL – UMA ANÁLISE DE RELATÓRIOS NÃO HÍBRIDOS        4

2.2        ATIVIDADE 2: ENTREVISTA COM PROFISSIONAL CONTÁBIL DIRECIONADA POR QUESTIONÁRIO        7

2.3        ATIVIDADE 3: ATIVIDADE 03 – ATIVIDADES DO ESTÁGIO EM CAMPO        10

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13


  1. INTRODUÇÃO

O trabalho trata-se de relatório do estágio curricular obrigatório do Curso de Ciências Contábeis. O estágio supervisionado é uma importante etapa da trajetória acadêmica, pois apresenta uma oportunidade de se colocar em prática um pouco dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso.

Este estudo, que se constitui em um Relatório de Estágio, é constituído de três importantes etapas: a primeira mostra análise sobre o Balanço Social da empresa Copel, a maior empresa do Paraná e atua com tecnologia de ponta nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além de telecomunicações. Nesta etapa, possibilita-se a compreensão sobre os impactos sociais das empresas no ambiente onde atuam, assim como a estruturação e importância do balanço social.

A segunda etapa do relatório de estágio traz os resultados de uma entrevista estruturada aplicada a um profissional da área contábil, proporcionando uma aproximação entre as atividades desenvolvidas dentro de um escritório contábil, assim como as principais rotinas e práticas.

A terceira e última etapa traz uma narrativa sobre os principais resultados e percepções sobre a empresa e as atividades desenvolvidas pelos contadores, partindo-se das práticas e vivências geradas pelo estágio supervisionado.


  1. desenvolvimento

  1.  atividade 1: Balanço Social – Uma análise de relatórios não híbridos

.

Um exemplo destes novos instrumentos é o relatório de sustentabilidade, tema central desta etapa do estudo, onde se parte da análise do relatório de sustentabilidade da empresa Copel que atua no ramo de tecnologia de ponta nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além de telecomunicações.

Como uma tendência do mercado de negócios, a contabilidade atualmente tem se aproximando de áreas que extrapolam o aspecto financeiro das empresas, por exemplo, com a divulgação de demonstrações híbridas, com informações financeiras e não financeiras

Respondendo às questões propostas neste estudo, verificou-se que o referido relatório serve para atender a Resolução Normativa Aneel nº 605 e as determinações do Manual de Contabilidade do Setor Elétrico (MCSE), no sentido de prestar contas, de forma transparente, ao Poder Concedente e todos os seus públicos de relacionamento, assim como apresentar os principais impactos sociais, ambientais e econômicos causados por suas operações.

A Copel publica o relatório de sustentabilidade anualmente, compreendendo sempre o período que vai de 1° de janeiro a 31 de dezembro. Quanto aos principais tópicos apresentados no relatório, a Copel destaca que no ano de 2018 revisou sua materialidade para definir os tópicos sociais, econômicos e ambientais relevantes para a empresa.  O relatório é subdividido em dez capítulos: o primeiro traz uma apresentação da empresa; o segundo aborda dimensões gerais sobre a empresa e o mercado; o terceiro aborda a Dimensão Governança Corporativa abordando questões como práticas de integridade, código de conduta, combate à corrupção, canais de conduta, auditorias e gestão de risco; a quarta trata da dimensão econômico-financeira, trazendo a demonstração de resultados da empresa, sua receita operacional líquida, os custos e despesas operacionais, o resultado financeiro, níveis de endividamento, valor adicionado, inadimplência, programa de investimentos, entre outros; o quinto capítulo apresenta a dimensão social e setorial, trazendo informações sobre empregados e colaboradores, clientes e consumidores, fornecedores, comunidade e indicadores do setor elétrico; o sexto capítulo apresenta a dimensão ambiental tratando da biodiversidade, florestas urbanas, consumo de energia e água, produção de resíduos, entre outros; o sétimo capítulo traz o balanço social da empresa; o Oitavo a Composição dos grupos responsáveis pela  governança; o nono Índice dos indicadores GRI, e finalmente, o décimo capítulo apresenta alguns anexos, como  as Principais preocupações levantadas pelas partes interessadas e Incorporação dos Princípios do Pacto Global e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O relatório de sustentabilidade se destina a diferentes stakeholders da empresa, como Holding, clientes, comunidade, empregados, fornecedores e órgãos regulatórios.

A terceira etapa desta atividade volta-se ao balanço social da Copel, que se encontra entre as páginas 81 e 84 do relatório de sustentabilidade. O balanço é dividido em vários grupos de contas. O primeiro grupo apresenta a base de cálculo, que é a receita líquida da Copel do período. O segundo grupo trata de indicadores sociais internos, como a remuneração de administradores e empregados, auxílio alimentação, encargos sociais, planos de saúde e previdenciário, capacitações, participação nos lucros, indenizações e outros benefícios, valores que representaram 11,4% do total da receita líquida da Copel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (169.2 Kb)   docx (258.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com