TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia do Cinema Nacional e Internacional Há Sete Décadas.

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.560 Palavras (7 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

A Economia do Cinema Nacional e Internacional Há Sete Décadas.

A Economia do Cinema Nacional e Internacional Há Sete Décadas.

Projeto Integrado

Trabalho apresentado no Curso de Administração / Ciências Contábeis / Comércio Exterior da Universidade Metodista de São Paulo, como requisito para a realização do Projeto Integrado.

Orientador: Profa. Bruna Angela Santos

São Bernardo do Campo

2015 

Sumário

1. Objetivos 4

1.1. Objetivo geral 4

1.2. Objetivo específico 4

1.3. Justificativa da escolha do tema 4

1.4. Problema 5

2. Fundamentação Teórica 5

2.1. Economia 5

2.1.1. Economia nacional 5

2.1.2. Economia internacional 5

2.2. Cinema 5

2.2.1. Cinema nacional 5

2.2.2. Cinema internacional 6

3. Metodologia 6

3.1. A pesquisa é Qualitativa ou Quantitativa? 6

3.2. Tipo de Pesquisa: 6

3.3. Coleta de dados 6

4. Referências 7

1. Objetivos

1.1. Objetivo geral

Evidenciar a influência da indústria cinematográfica na economia mundial.

1.2. Objetivo específico

Comparar a influência da economia movida pelo cinema internacionalmente e nacionalmente. Evidenciar a influência da indústria cinematográfica na economia mundial.

1.3. Justificativa da escolha do tema

Apesar de haver pouca abordagem em pesquisas acadêmicas e científicas sobre o tema, é de suma importância estudar o movimento que gera na economia nacional e internacional.

A sétima arte é conhecida por suas superproduções, com isso, usaremos esse projeto para apresentar a quantidade de dinheiro e empregos que são gerados através dessa atividade.

O cinema é a maneira de lazer cultural que a população nacional mais tem acesso, devido a seu baixo custo e por isso, identificamos o problema: para que os valores sejam cabíveis, a indústria cinematográfica rendeu-se ao marketing.

Com isso, deu-se uma mudança drástica na produção de filmes. Cada vez mais, filmes deixam de tratar de assuntos importantes e praticam a alienação do público, para que assim, os produtos anunciados tenham resultado de vendas melhor.

Por ser um tema de pouca abordagem, será feito um comparativo entre o giro econômico nacional e o internacional que a sétima arte desenvolve. Mesmo sendo arte, o cinema é uma forma expressiva do capitalismo atual e, com este projeto, será possível mostrar por meio de dados numéricos e estatísticos.

Fazendo um comparativo por meio de uma linha cronológica no decorrer das últimas sete décadas, pontuando ações tomadas pelo Presidente do ano de 90 a 92, pois as mesmas afetaram na produção e divulgação do cinema nacional;

Para o início de uma gravação para qualquer filme, a produtora precisa de financiamento, que por muitas vezes, vem de patrocinadores; sendo assim, certa quantia é investida na produção de um filme, porém o resultado que toda a produção retorna é imenso e poucos reconhecem isso.

1.4. Problema

Quais influências a indústria cinematográfica possui frente ao marketing e como afeta o lucro?

2. Fundamentação Teórica

2.1. Economia

A economia são as atividades exercidas pelo homem a fim de agregar maior qualidade de vida, usufruindo de bens e serviços, sendo estes necessários ou não.

2.1.1. Economia nacional

Ao falarmos de Economia Nacional, vale lembrar que o Brasil é considerado um país subdesenvolvido industrializado, que possui um sistema político-econômico que está ligado ao capitalismo. Possuímos a maioria das empresas privadas, cuja finalidade é apenas os fins lucrativos. Estes fatores influenciam diretamente a economia nacional.

O Brasil é um pais novo, que ainda está em desenvolvimento, mas possui diversos pontos positivos e o mesmo para os negativos. A extensão territorial brasileira é muito conhecida, sendo classificada pelo IBGE como o quinto maior do mundo. Essa expansão nos proporciona aumenta a variedade de produtos que podem ser fabricados, industrializados e exportados, assim revigorando a economia nacional. Mas também temos desavenças na estrutura política do país que acaba intervindo nas serviços e atividades industriais.

Existem diversas áreas que resultam em benefícios para economia brasileira, uma delas é o cinema, que injeta R$ 19 bilhões por ano e possui um faturamento anual bruto de R$ 42,8 bilhões, divulgou a Motion Picture Association na América Latina (MPA-AL), esses dados foram divulgados Setembro de 2014. O diretor da MPA-AL, Ricardo Castanheiro, ainda afirma que “a indústria audiovisual gera mais empregos do que o turismo”.

2.1.2. Economia internacional

É a interdependência entre países, contribuindo para a expansão da economia, isto é, países diferentes realizam atividades econômicas para suprir as necessidades de outro país.

A economia internacional é o estudo que estabelece relações políticas, culturais, financeiras e os diversos aspectos financeiros que diferem as nações.

A Economia Internacional permite que as mais diversas transações sejam realizadas, provem a cooperação entre diferentes nações. O principal objetivo é o estudo da estruturação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com