TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

No mercado nacional e internacional

Resenha: No mercado nacional e internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Resenha  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

No mercado nacional e internacional existem dois tipos de barreiras, sendo estas barreiras tarifárias e não-tarifárias. As barreiras tarifárias tem como característica a aplicação de tarifas aos produtos importados, afim de assumir a forma de um imposto especifico (cobrado um valor fixo para cada produto importado). As barreiras não-tarifárias são as que causam restrições nas entradas de produtos importados, essa barreira caracteriza-se por não ser aplicada em forma de tarifas ou impostos.

Pode-se dizer que as duas barreiras provocam o mesmo efeito, pois as duas barram os produtos importados no mercado nacional

Em 1947 criou-se o chamado GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércios), que teve por objetivo reduzir as tarifas aplicadas pelos líderes Estados Unidos e Inglaterra aos demais países do mundo. Além de colaborar nas negociações comerciais entre países, criando regras para combater as injustiças.

Em 1994 foi criado a OMC (Organização Mundial do Comércio), que nasceu do GATT para controlar e coordenar as negociações internacionais. Tem como objetivo facilitar, ampliar e estabelecer as “regras do comércio” entre seus 150 Estados membros, além de controlar possíveis problemas de injustiças entre países.

Referências

PLT 480 – Gestão de Negócios Internacionais – Marco Antonio Sandoval

Indicado: https://docs.google.com/a/aesapar.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0Bw8CCvz2usXjNDhjY2YzZmUtYTM1ZC00YTM2LTk2NGUtNjgxOTBjMGRmOGQ2&hl=pt_BR.

Conclusão

Através deste trabalho, pude compreender melhor sobre os tipos de barreiras que podemos encontrar no mercado nacional e internacional.

Ao realizar essa pesquisar tive a oportunidade de adquirir mais conhecimento em diversos produtos importados que entram em nosso país, e as restrições que podem barrar a entrada de uma simples agulha no país. Pude aprender qual os significados e os objetivos do GATT e da OMC.

Gostaria de agradecer ao professor tutor, pela oportunidade de realizar essa pesquisa e aprofundar ainda mais meus conhecimentos nesse tema, pois sou sincera em dizer que na correria do dia a dia é muito difícil parar e ler algo relacionado ao mercado nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com