TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação no Brasil

Por:   •  12/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CAMPUS VACARIA

UNIVERSIDADE E SOCIEDADE

SÉGIO FAORO

MAYKE LIMA PORTO

a. Como o documentário realizado em 2005, apresenta a Educação no Brasil?

Uma educação falha, onde os alunos não gostam da escola e veem seus professores como inimigos, não tem respeito a escola e a aos profissionais que nela trabalham. Ver-se também que a situação da cidade de Pernambuco é tão precária na educação que não se tem uma escola de ensino médio e mais de 300 jovens tem que pegar um ônibus até a próxima cidade que fica a 31km da cidade deles e na maioria das vezes o ônibus está quebrado acredita-se que seja um descaso das autoridades (prefeito, vereadores) deixar a cidade desta forma.

b. Como se pode perceber as diferenças entre as classes sociais segundo as escolas apresentadas?

Nos professores principalmente, onde os professores da rede pública de ensino faltam mais do que vão dar aula, pois os alunos como dito anteriormente não tem respeito e a maioria não está pensando em um futuro digno. Na rede privada os alunos estão mais atentos ao próprio futuro, mas leva-se em conta a diferença financeira e cotidiana de cada um.

c. A situação apresentada no vídeo se mantém nos dias atuais, depois de passados mais de 10 anos?

Com toda certeza, eu (Mayke) sou do Pará mas moro no Rio Grande do Sul, e tenho o direito de dizer pela experiência que passei quando morava lá, que a forma retratada do filme não fica longe do que eu vivi, e quando vou visitar minha família lá que a realidade do que vivi ainda continua e tecnicamente falando até piorou de alguns anos pra cá.

d. Que alternativas você consegue visualizar para superarmos os problemas apresentados?

Acredita-se que o problema é político, pois como se viu no filme apresentado a própria professora falou que já virou um costume falar que a educação está ruim, que os professores não estão prontos para lidar com alunos que acordam de manhã e não tem nada para comer muitos deles vão para escola por aquela merenda que muitas vezes não sustém ninguém. O problema está no cotidiano desses alunos e a forma de solucionar isso é mudando a realidade deles, o que comem, onde dormem, no trabalho dos pais.

e. Baseado no documentário, você enquanto estudante Universitário alimenta quais expectativas na realização e alcance de seus sonhos. Em suma o que representa o ingresso e a conclusão de um curso superior, logo ali adiante, na construção de um país mais democrático e participativo?

Para mim (Mayke) representa que a geração que vivo irá ter mais pessoas com o curso superior concluído consequentemente a linha do analfabetismo mais baixa, mão de obra especializada, sociedade autossuficiente menos desigualdade. Acredito que com mais educação mais o país anda mais distante da criminalidade as crianças e jovens andam, há mais mudança na sociedade e no cotidiano de cada indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com