TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elaboração das Demonstrações Contábeis

Por:   •  14/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

  Universidade Federal Fluminense[pic 1]

Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS

Disciplina: Elaboração das Demonstrações Contábeis

Aluno: Felipe Soares dos Santos

Pesquisa:

Ações: Representam uma fração do capital social de uma companhia. Seu detentor torna-se sócio da organização assumindo riscos, porém participa dos lucros e prejuízos que possam vir a ocorrer.

Ações Ordinárias: É um instrumento patrimonial que dá ao seu detentor o direito ao voto nas Assembleias, isto é, participar da administração, além dos resultados da empresa. São as ações mais comuns que são negociadas na bolsa.

Ações preferenciais: De acordo com o artigo 17 da Lei das S.A, são aquelas que dão aos seus detentores preferências quanto à distribuição fixa ou mínima e prioridade no reembolso do capital. Normalmente, o detentor não tem direito a voto nas Assembleias.

Valores mobiliários: São títulos ou contratos de investimento coletivo que gerem direito a participação, parceria ou remuneração cujos rendimentos advêm do esforço do próprio empreendedor ou de terceiros.

Debêntures: É um instrumento de captação de recursos no mercado de capitais que é utilizado para financiar projetos. Consiste num valor mobiliário que é emitido e assegura a seus detentores o direito ao crédito da organização. 

Partes beneficiárias: De acordo com a Lei das Sociedades Anônimas, Art. 46, as partes beneficiárias são valores mobiliários que conferem ao seu detentor o direito a um crédito através na participação de uma porcentagem dos lucros. 

Bônus de subscrição: De acordo com o Art. 75 da Lei das Sociedades Anônimas, são títulos negociáveis que dão ao seu detentor o direito de subscrever ações do capital social.

Notas promissórias: É a promessa de pagamento de certa quantia em dinheiro ou equivalente num dado prazo que é emitida pelo devedor a quem ele se compromete a pagar conforme descrito no decreto nº 57.663/66 e CPC/1973.

Instrumentos conversíveis em ações: são valores mobiliários que conferem a seus titulares o direito de conversão do direito de credito em ações da companhia conforme definido pelo contrato. 

2) Cálculo de lucro por ação estipulado pelo CPC 41- Resultado por ação: A empresa tem que dividir o resultado atribuível aos titulares pelo numero médio ponderado de ações que estão em poder dos acionistas, sem considerar as que estão sob poder da tesouraria.

O resultado diluído por ação se refere ao resultado após o ajuste de potenciais conversões de instrumentos (instrumentos da dívida)ou direitos. Para o cálculo deve se ajustar as receitas e despesas atribuíveis aos acionistas bem como a quantidades de instrumentos de conversão contabilizados através de uma média ponderada de ações em poder de acionistas.

Exemplo que consta no CPC 41:

 Fatos: A Companhia Mega apurou lucro líquido no exercício de 20X1 no montante de $ 384.583 (valores em milhares). O capital subscrito e integralizado da companhia, em 31 de dezembro de 20X1, é dividido em 57.542.982 ações ordinárias e 9.800.000 ações preferenciais. Para as ações preferenciais, é assegurado o recebimento de dividendos, em dinheiro, 5% maior que o pago às ações ordinárias, e a prioridade no reembolso, em caso de liquidação da companhia, sem prêmio, pelo valor patrimonial. A companhia lançou opções de compra de 5.000.000 ações ordinárias (emissão de novas ações) ao preço de exercício de $ 6 por ação. O preço médio de mercado (valor justo) de uma ação ordinária durante o ano de 20X1 é de $ 8.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (181.8 Kb)   docx (318.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com