TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA CONCEITO DE CONTABILIDADE

Por:   •  20/6/2020  •  Seminário  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Adriano Sampaio, Jorge Yure, Luan santos, Rita Naiara

Andreia Barbosa Lucas

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

CONCEITO DE CONTABILIDADE

A contabilidade é ciência que designa a totalidade dos registros numéricos realizados com o fim de determinar e ordenar, de uma forma completa, todos os movimentos, em valor e em quantidades, efetuados no âmbito de atividade de uma empresa ou entidade similar.

Com fins especifico de contabilizar o patrimônio da empresa (obrigações, direitos e bens), tendo assim conhecimento no controle e saber a saúde empresarial, assegurando assim tomada de decisões que satisfazendo as necessidades das transações.

SUA APLICABILIDADE

É muito importante para saúde da empresa a contabilidade, o seu campo de atuação é vasto e amplo pois em sede desde a empresas  publicas e privadas é possível observar o escopo de sua atuação.

Seja na administração do patrimônio da empresa, ao exame de fiscal de gerenciamento do modelo contábil adequado ao que atenda as exigências do mercado, ao modal fisco.

AREAS AFINS

Jurídico – Com a formação da sua criação, digo fundação na elaboração do contrato social, eis que o vinculo no campo jurídico é a simetria entre o mundo fiscal com a busca pelo legislador nas informações necessárias para o Contrato Social ser materializado.

Econômico – É nessa seara a responsabilidade de demonstrar o diagnostico patrimonial da empresa, através de documentos normatizados e balizados por organizações internacionais, com o fim de forma documento único para o conhecimento de todos, com as demonstrações de ativos e passivos, e o mundo financeiro e fiscal empresarial.

Social – A responsabilidade social é de mostrar aos organismos sociais, a contribuição da empresa com suas competências e conhecimentos gerados na sua contribuição ao desenvolvimento econômico, fiscal  e a gestão empresarial.

GESTÃO EMPRESARIAL

A gestão é uma meio para politizar e conduzir a valoração da capacidade  alocação de meios, condutas capazes que demonstram situações para viabilizar, planejar a estrutura de uma organização empresarial.

  1. FINANÇAS – Em uma empresa suas finanças esta relacionada na buscar de meios a gerir capital, esses recursos capitados que em suma são podem ser investidos ou até mesmo dependendo do caixa empreendidos (investidos).
  2. RECURSOS HUMANOS – é o setor dentro da contábeis responsável por estrutura no modal  corpo humano empresarial, para que assim  desenvolve-la suas atividades dentro da empresa, fazendo assim um ciclo em que a empresa aloca os seus recursos e os colaboradores (funcionários) assim desenvolva para o bom funcionamento estrutural.
  3. ADMINSTRAÇÃO – Diz respeito a inter-relação entre os recursos alocados, financias e recursos humanos, em que existem um planejamento organizacional coadunando em todos os setores e assim harmonizando, para que exista uma boa fluência na estrutura empresarial. Na qual a logística, marketing e outros setores responsáveis pela coordenação e expansão
  4. DEMONSTRATIVOS CONTABEIS – Os demonstrativos são documentos oficiais, padronizados, responsáveis por demostrar a situação financeira de determina empresa, capaz de avaliar os riscos e formas com a entidade está sendo conduzida. Por meios de fluxo de caixa, balanço patrimonial e etc.

PAPEL DA CONTABILIDADE NA AJUDA TOMADA DE DECISÕES

O papel do contador passou além de ser mero conhecedor de números, cifras, aplicação de alíquotas de imposto e cálculos.

Tendo assim um papel importante na interpretação de leis, bem como aplicação de meios e métodos para formação de capital, mais ajudando na tomada de decisões importantes a serem conduzidas por uma empresa.

“Se temos a Contabilidade e a informação contábil, mas não a usamos no processo administrativo, no processo gerencial, então não existe gerenciamento contábil, não existe a Contabilidade Gerencial” (PADOVEZE, 1997, p.28).

Sendo, assim é possível observar que a contabilidade nos tempos atuais, é fundamental e é pressuposta a está envolvida desde a logística empresarial, as finanças, recursos humanos, setor fiscal.

Esse conglomerando de inter-relacionamento,  vai desencadear no relação fiscal que a empresa deverá desenvolver, junto ao fisco e diante de um contador informar qual o modal mais viável a sua atualização, se empresa normal, simples, lucro real ou presumido.

Demonstrando assim não só os resultados que foram alcançados ao longo de determinando mês , mais sim que possam ser avaliados de forma tanto anual ou dia-a-dia.´

Tendo no contador uma função de bacharel em Ciências Contábeis, como conhecedores das legislações permitem a formação de administrador com foco no mercado voltado para os negócios.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Dos métodos que podem ser utililizados no planejamento da empresa e a analise de SWOT.Ela foi criada em na década de 60 na Universidade de Stanford de elogo se disseminou pelas principais empresas do mundo. As empresas de pequeno, grande e médio porte podem utilizar essa ferramenta devido a facilidade e praticidade de aplicação. E um método que pode ser usado em qualquer processo que envolva tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (107 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com