TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNÇÃO NA CONTROLADORIA EM UMA CISÃO

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.930 Palavras (12 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


O começo de todas as ciências é o espanto

de as coisas serem o que são.Aristóteles...


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        desenvolvimento        

2.1        planejamento tributário        

2.2        destaque da controladoria em planejamento tributário        

2.3        controladoria minimizado custos        

2.4        FUNÇÃO NA CONTROLADORIA EM UMA CISÃO        

3        BALANÇO CONSOLIDADO após processo de incorporação        

4        PARECER Do AUDITOR NAS DEMONSTRAÇOES CONTABEIS (B P)        

4.1        BALANÇO PATRIMONIAL (APÓS  INCORPORAÇÃO)        

5        parecer demonstração consolidada após incorporação        

10        CONCLUSÕES        

11        REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca evidenciar conhecimentos adquiridos no decorrer do semestre das disciplinas de Perícia, Auditoria e Atuária, Controladoria, Planejamento Tributário.

No desenvolvimento da dissertação a seguir apresentamos uma proposta de planejamento tributário para contribuir com a redução dos encargos tributários das organizações.  Sabe-se que no Brasil a carga tributária é assombrosa e as leis são um tanto complexas.

A falta de conhecimento das leis tributárias tem proporcionado grandes perdas de competitividade das empresas. Argumentos da produção textual se da na importância do Planejamento Tributário e se ele realmente é eficaz e necessário para as empresas.

Este tema aborda ainda os procedimentos de um auditoria, euma das possíveis formas de realização do planejamento tributário, sendo a utilização das operações de reorganização societária, usando as ferramentas de fusão, incorporação e cisão,e os aspectos que envolvem a redução da carga tributária, que são inseridos em uma abordagem estratégica a qual deve ser monitorada e coordenada pela controladoria.


  1. desenvolvimento

  1. planejamento tributário

O planejamento tributário nas organizações é uma necessidade de sobrevivência no mercado, buscando assim soluções seguras e legais para diminuição da carga tributaria. Para tantoé um dos instrumentos utilizados nos últimos tempos como parte da gestão tributos realizados pela controladoria.

Fabretti (2001ª, p. 30) define o planejamento tributário da seguinte forma: “O estudo feito preventivamente, ou seja, antes da realização do fato administrativo, pesquisando-se seus efeitos jurídicos e econômicos e as alternativas legais menos onerosas, denomina-se Planejamento Tributário.”

De acordo com Zancula, existem três finalidades consideradas relevantes no planejamento tributário sendo elas:

1) Evitar a incidência do fato gerador do tributo -  pode-se substituir a maior parte do pró-labore dos sócios de uma empresa pela distribuição de lucros, evitando assim, a incidência do INSS (20%) e do IR na Fonte (27,5%).

2) Reduzir o montante do tributo, sua alíquota ou reduzir a base de cálculo do tributo -  podemos considerar a declaração de imposto de renda pode optar por deduzir até 20% da renda tributável como desconto padrão (com limite anual fixado) ou efetuar as deduções de dependentes, despesas médicas, plano de previdência privada, etc. Neste caso existe a opção de escolha que permite a melhor forma para declaração de IR reduzindo o valor á pagar ou aumentando a restituição á receber.

3) Retardar o pagamento do tributo, postergando (adiando) o seu pagamento, sem a ocorrência da multa - pode-se alterar a data do faturamento da empresa para o 1º dia do mês subsequente. Com isto, se ganha 30 dias adicionais para pagamento do PIS, COFINS, SIMPLES, ICMS, ISS, IRPJ e CSL (Lucro Real por estimativa), se for final de trimestre até 90 dias do IRPJ e CSL (Lucro Presumido ou Lucro Real trimestral) e 10 a 30 dias se a empresa pagar IPI. 

  1. destaque da controladoria em planejamento tributário

A controladoria enquadra-se na gestão de situações que surgiram com o aumento da competitividade e a crescente exigência dos consumidores – o que causou uma mudança no paradigma das empresas. A missão da controladoria é aprimorar o processo decisório garantindo informações adequadas aos gestores em busca de uma eficácia gerencial.

Para confeccionar um planejamento tributário de uma organização, é importante a utilização de importantes fontes de pesquisa, tais como: Legislação Tributária (Constituição e o Código Tributário Nacional), todos os registros contábeis da empresa (Balanços, DRE, etc.), livros fiscais, além de guias de recolhimento e declarações de rendimentos. Além disso, de acordo com Chaves, “A empresa deve procurar profissionais especializados em planejamento tributário para constituir um comitê de impostos formado por advogado, contador e administrador da empresa”.
Ainda segundo Chaves, através da equipe de especialistas, deverão ser tomadas as ações seguintes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com