TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO EMPRESARIAL

Por:   •  9/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.780 Palavras (12 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 ATUÁRIA PROFISSÃO DO FUTURO 4

2.1 O ATUÁRIO 4

2.2 PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ATUÁRIO 5

2.3 CIÊNCIA ATUARIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EMPRESARIAL 6

2.4 ATUÁRIA: PROFISSÃO DO FUTURO 7

2.5 RELAÇÃO DA ATUÁRIA X RISCO NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES 8

3 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho busca mostrar a importância da ciência atuarial e compreender sua aplicabilidade no cenário das organizações e da sociedade. Neste aspecto, as análises solicitadas nesta produção buscam, além de um conhecimento complementar desta ciência, compreender as particularidades da atuária que envolve o conteúdo de estudos do direito e da gestão empresarial, abordadas no presente semestre.

Na atual competitividade do mercado, analisamos a ascensão do profissional atuário em países como os EUA, bem como seu crescente campo de atuação que apresenta cada vez mais oportunidades a quem ingressar nesta área no nosso País.

Neste contexto, abordamos também o entendimento de uma projeção futura da profissão de atuário, assim como a contribuição desses conhecimentos na gestão dos riscos em suas áreas relacionadas e sua relação de importância na conjuntura das organizações.

2 ATUÁRIA PROFISSÃO DO FUTURO

Inicialmente cabe destacar que as organizações necessitam cada vez mais profissionais preparados para gerir os recursos necessários e administrar os riscos inerentes a sua operação. Diante dessa premissa cabe contemplar o trabalho do profissional atuário na eficiência da tomada de decisões em um determinado negócio.

2.1 O ATUÁRIO

Na leitura dos textos propostos neste trabalho, podemos evidenciar a importância de alguns profissionais no atual cenário econômico e social pelo mundo. O atuário estuda, analisa e administra riscos na área econômica e financeira e é capaz de prever cenários futuros nestas esferas. Para isso, este profissional necessita muito preparo e conhecimentos variados em economia, finanças, estatística, probabilidade e matemática, que por sua vez embasam todo o seu trabalho tornando-o o mais preciso possível. Com todo esse conhecimento o profissional é capaz de analisar as mudanças financeiras e sociais do País.

A atuária é de certa forma uma técnica ainda pouca conhecida no meio empresarial e social. No entanto, analisando o texto 1 do trabalho, verificamos que inúmeras organizações necessitam desta técnica especializada para sustentar seu êxito e atender as necessidades na busca do bem estar social.

A pesquisa do texto 2, que lista as melhores e piores profissões nos EUA, leva em consideração alguns critérios relacionados a perspectivas de admissão, demanda, ambiente de trabalho, estresse, renda, e diz respeito a realidade norte americana, onde os aspectos econômicos, sociais e culturais encontram-se em patamares diferentes dos nossos. Por ser a maior economia do mundo, a profissão de atuário é apontada como a mais valorizada, com oportunidades gratificantes no mercado de trabalho e uma carreira em constante evolução, segundo a matéria. Com uma economia dessas, a responsabilidade e a credibilidade desse profissional aumenta consideravelmente, fazendo jus a sua valorização. De acordo com o Instituto Brasileiro de Atuária, o atuário transforma-se num verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social com capacidade para analisar em conjunto mudanças financeiras e sociais no mundo. Neste sentido o atuário necessita também uma grande capacidade de concentração e uma visão global de economia, necessários ao sucesso de seu trabalho.

2.2 PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ATUÁRIO

O portal g1.globo.com em seu caderno Educação Guia de Carreiras, fala da profissão e da atuação do profissional atuário. Ele é o responsável por mensurar valores de seguros, cálculo de planos de previdência entre outros. É um profissional especialista em risco, definindo os valores a ser pagos para garantir a realização de contratos. Valores estes que são definidos a partir de estudos e análises de tábuas biométricas, princípios econômicos, probabilidade e matemática financeira.

Segundo o entrevistado da matéria, o atuário Flávio Castro, para ser um atuário a pessoa tem que gostar de matemática, ter um bom domínio do inglês, além de ter uma boa redação. Isso se deve ao fato do trabalho exigir amplo conhecimento de cálculos matemáticos além da necessidade que escrever pareceres em nota técnica. Parte da literatura vem de fora do país o que exige certo domínio do inglês o que é importante na interpretação literal dos trabalhos.

O graduado em ciências atuariais passa por um curso de quatro anos de duração. Vários são os campos de atuação do atuário. GARCIA, 2014, também aponta alguns dos principais campos de atuação e suas utilidades, dentre os quais podemos destacar:

a) Companhias de seguros: aumento do número de seguros representando importante elemento da economia, pois envolvem riscos significantes tanto para quem se beneficia quanto para quem os opera.

b) Resseguradoras: segmento em expansão no mercado, que engloba empresas que assumem parte dos riscos e prêmios de outras, ou seja, uma espécie de seguro do seguro.

c) Instituições previdenciárias: com o envelhecimento da população o mercado de previdência privada também vem crescendo, fazendo crescer a demanda por atuários no mercado.

d) Órgãos da Previdência Social: calcular quanto as pessoas devem receber ao se aposentar, levando em conta, por exemplo, os efeitos desses valores no sistema,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com