TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO EMPRESARIAL

Por:   •  21/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.114 Palavras (21 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO.......................................................................................................4

3 CONCLUSÃO......................................................................................................................14

4 REFERÊNCIAS ..................................................................................................................15

        



  1. INTRODUÇÃO

O mercado atual passa por diversas alterações na sociedade, seja por mudanças biológicas ou externas, como a crise que afeta este cenário. Hoje, num ambiente cercado por empreendimentos fazem-se necessárias estratégias macroeconômicas a fim de possibilitar resultados positivos para o comércio.

Dentre alternativas financeiras parceiras que rodeiam e norteiam o ambiente comercial e econômico encontra-se o Banco do Brasil S/A, que funciona como intermediário facilitador nas operações de investimentos e crédito, atuando nos diversos e variados comércios desde a sua criação. Desta forma há então a necessidade de análises e gerenciamento de riscos emergentes que possam afetar o desenvolvimento das instituições e suas controladas e para isso há o trabalho dos profissionais especializados nesta área e que realizam a análise e provisões futuras das entidades, onde se destaca o profissional atuário.

Umas das preocupações das instituições e dos trabalhadores são os planos previdenciários que asseguram os mesmos, condições especiais e essenciais que garantem benefícios a estes. Os planos de Previdência dividem-se em Previdência Social e Previdência Privada com intuito de promover a aposentadoria de qualidade.

Assim, observam-se os diferentes aspectos que influem na sociedade atual, desde o ambiente econômico-financeiro até os fatores externos ao qual provocam transformações no mercado, sendo de extrema importância nos empreendimentos comerciais e na economia mundial.


  1. DESENVOLVIMENTO

Atualmente o empreendedorismo no Brasil é um desafio que comumente requer muita habilidade, esforço e dedicação por parte dos seus empreendedores, administradores e demais colaboradores de uma entidade, pois estes necessitam conhecer bem as condições do mercado em que atuam para atingir a eficiência e eficácia empresarial. Diante desses aspectos é fácil pressupor que são imensos os desafios enfrentados pelos empreendedores para alcançar e salvaguardar seu comércio. Dentre os desafios encontrados estão à obtenção de crédito, concorrência feroz, taxas de juros e carga tributária, falta de capital de giro, etc.

Defronte disso, como uma das alternativas para a resolução desses problemas, encontram-se os bancos que são instituições financeiras com atividade básica que consiste em guardar dinheiro, oferecer linhas de crédito, empréstimos e financiamentos, entre outras opções. As instituições financeiras são vistas por muitos como vilãs na sociedade, porém também atribuem de forma benéfica na sociedade.

Na antiguidade, as instituições financeiras contribuíram para a expansão de muitas economias. Além das funções básicas de um banco, estes são cruciais para o mercado de negócios e para todas as empresas, porque são motivadores destes, financiando operações e investimentos dos mesmos, dessa forma os bancos movimentam o capital, oferecem crédito, impulsionam e facilitam os novos negócios, realizando transferências, pagamentos, cobranças, etc.

Assim como qualquer outra empresa, o objetivo final dos bancos é o lucro, e por isso, muitas vezes estas instituições pecam no desenvolvimento de suas atividades, pois são conhecidos por abranger num sentido único muito dinheiro e mesmo com sua grande relevância por diversas vezes ocasionam perdas para muitas pessoas. Estas são classificadas em monetárias e não monetárias. As primeiras podem realizar depósitos em conta corrente e ao contrário desta as não monetárias incluem os bancos e não podem captar depósitos à vista. As monetárias são: Banco Comercial (especializado em operações de curto e médio prazo), Cooperativa de crédito (especializada em propiciar crédito e prestar serviços aos seus associados), Banco com Carteira Comercial (realizam operações ativas, passivas e acessórias das instituições financeiras por intermédio de carteiras). As não monetárias são: Agencia de Fomento (tem como objeto social a concessão de financiamento de capital fixo e de giro), Associação de Poupança e Empréstimo (tem por objetivo propicias a aquisição de casa própria, captar e disseminar o hábito da poupança), Banco de câmbio (realiza operações de câmbio e crédito), Banco de desenvolvimento (proporciona o fornecimento oportuno e adequado dos recursos precisos ao financiamento), Banco de Investimento (especializado em operações de atuação societária de caráter temporário), Companhia Hipotecária (tendo por objeto social ceder financiamentos destinados a produção, reforma ou comercialização de imóveis), entre outros. Dentre esses há outros intermediários que também são consideradas instituições financeiras pelo BCB (Banco Central do Brasil).  

Em meio as grandes instituições financeiras do país, encontra-se o Banco do Brasil, que foi a primeira entidade financeira a ser criada no Brasil, pelo Rei D. João VI em 1808 com intuito de financiar a abertura de empresas manufatureiras no período do Brasil colônia, fazendo com que estas importassem matérias-primas e exportassem produtos industrializados, fomentando o mercado brasileiro, porém devido a saques de grande valor e a volta do Rei a Portugal essa entidade veio a encerrar suas atividades.Ressurgindo em 1851, dirigido por Visconde de Mauá, o intuito do Banco do Brasil, era de servir ao governo na emissão de linhas de crédito em ocasiões de extrema importância, sendo o encarregado de emitir a moeda do país na época. Hoje o Banco do Brasil é apontado como um dos maiores do país, tanto na quantidade de agências, quanto em patrimônio e receita líquida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (239.3 Kb)   docx (42.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com