TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Orçamentária Como Caminho Para Inovação

Por:   •  2/11/2022  •  Monografia  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 4

 A gestão orçamentária como caminho para inovação – Case ATC Business

                                                                                    Igor Eduardo Ferreira Alves

A formação do orçamento é fundamental para que se alcance os objetivos de um planejamento estratégico. É por meio dele que se traça todo o esperado referente a despesas e receitas esperadas dentro de um exercício.  Em tempos de inovação constante uma boa gestão orçamentária se torna fator indispensável para atrair investidores interessados nas atividades empresariais bem como realizar aportes seguros tendo em vista que o planejamento orçamentário da organização esteja coerente e justo com todas as atividades esperadas para aquele período. VIEIRA 2013.

Dentre as várias formações orçamentárias existentes, quando se trata de inovação, o orçamento de investimentos é o mais complexo e criterioso de se tratar. Isso, pois ele dificilmente é mensurável e trata-se de uma correta análise do que se espera de um novo produto ou serviço oferecido, contrapondo seus gastos e o retorno esperado. No caso da organização ATC Business, onde se planeja a execução de um projeto inovador, é necessário que a formação do orçamento de investimento seja baseada em estudo de cenários, projeção cambial entre outros fatores que possam influir diretamente na execução do projeto, trazendo aos potenciais investidores o mínimo de confiança nele.

Almir que é especialista em gestão orçamentária de base zero, que como disserta do Prado (2013) trata-se do orçamento onde não exatamente se anula situações do passado que influíram no orçamento, mas que tratam situações e projeções futuras para desenha-lo, tem como maior desafio driblar o maior obstáculo encontrado por um potencial subsidiado do orçamento de investimento para o projeto inovador, o banco privado que atende a organização: a crise cambial. Esse problema exige de Almir um conhecimento na elaboração e previsão de cenários macroeconômicos que possam influir no sucesso de seu orçamento. Caberá a ele não só traçar um orçamento que possibilite esse investimento, mas também que reestruture os demais pilares do orçamento da organização de forma a permitir que seja viável esse investimento. Isso por meio de cortes e reajustes orçamentários por exemplo no orçamento de despesas (administrativas e de pessoal por exemplo) e uma previsão mais otimista que possa refletir no orçamento de vendas e que equilibre a situação.

Pensando na execução do projeto, caberá a Almir a análise da variação cambial enfrentada no custo da matéria prima, o que trará impacto também ao orçamento de produção. Porém para contornar essa situação, Almir poderá rever o orçamento de investimento com uma projeção de negociação internacional onde a variação cambial reflita em um impacto financeiro menor comparando a moeda fornecedora em detrimento a moeda nacional. Além disso, é possível a ele estabelecer indicadores de performance do capital investido que o permita monitorar a realização orçamentária, sem fugir do planejado, e ainda o permitir remodelar o andamento do projeto de acordo com a situação real. Um excelente indicador para essa situação é o básico, mas eficiente orçado vs realizado que na verdade serve como um termômetro para o cumprimento de qualquer orçamento, além dele a evolução do PIB é um excelente acompanhamento da economia nacional, por meio dele é possível que se trace cenário de todas as áreas econômicas que possam trazer alguma influência, seja negativa ou positiva ao andamento do projeto. A variação cambial e a análise de valorização dos títulos da bolsa podem também demonstrar de forma clara, o quão aberto a investimentos um mercado está como disserta da Silva Neto (1996).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (316.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com