TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Custo

Por:   •  26/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Desperdício - Custo para todos

Mesmo com tecnologia a perda de alimento na cadeia produtiva é muito alta.

Segundo Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) a América Latina terá 53 milhões de famintos até 2009, a solução para isso seria a redução das perdas de alimento devido a maus hábitos de alimentação e o gerenciamento desde a plantação até a mesa do consumidor.

O Brasil é um dos 10 países que mais desperdiçam alimentos, algo em torno de 35% da produção, 10 milhões de toneladas que deixam de chegar a mesa das pessoas , o que daria para alimentar 39 milhões de pessoas.

A família brasileira desperdiça em média 20% dos alimentos que compra em uma semana, todo alimento que não é aproveitado ao longo da cadeia, representa 1,4% do PIB.

Segundo IBGE a perda dos principais grãos no Brasil é de 10% da produção, que corresponde 9,8 milhões de toneladas.

O governo promete um estudo para procurar alternativas para reduzir a perda e segundo a CONAB, a maior perda está no momento da colheita.

Uma alternativa seria a construção de armazens nas fazendas para reduzir a manipulação dos alimentos, o problema é o alto custo.

Outra perda se da devido a falta de conhecimento dos produtores que muitas vezes não sabe aplicar as sementes adequadas para o solo ou clima da região, além do fato do preparo correto do solo, causando assim perda em toda etapa do processo.

Na fase da colheita, grandes perdas também são observadas, devido ao fato de treinamento dos operadores, manutenção do maquinário agrícola e má identificação na maturação do produto, treinamento dos operadores, reduziria o desperdício.

Falta também infraestrutura na rede de armazenagem e no transporte da produção, nesta etapa a perda é tanto no aspecto físico quanto na qualidade do produto.

Conforme IBGE, 67% das cargas são deslocadas via rodoviária, no qual é menos vantajoso, ideal para via rodoviária é distancias até 300km, ferroviária entre 300 e 500km e fluvial acima de 500km.

O problema se agravou quando a produção passou da região Sul e Sudeste para o Centro Oeste, sendo assim o produtor, só para escoar a carga até o porto, gasta 50% do valor recebido.

No Paraná, governo, iniciativas privadas e entidades ligadas ao agronegócio estão organizando concursos para premiar os produtores que apresentem redução em suas perdas, no caso da soja, aceitável uma saca por hectare.

Na última edição do premio, o ganhador perdeu menos de 5kg por hectare, sendo assim um estimulo para as pessoas cuidarem melhor da lavoura, e ajustar melhor as máquinas. Mobilizando assim os produtores, porque o desperdício significa que o lucro líquido do produto está indo embora.

Em pesquisa realizada pela EMBRAPA, foi verificado que com relação aos vegetais, o brasileiro desperdiça mais que consome.

O consumo anual de vegetais é de 35kg por pessoa ano, enquanto o desperdício é de 37kg por pessoa ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com