TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Custos

Por:   •  30/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

2 DEFINIÇÃO DE CUSTOS

A contabilidade de custos é a área da contabilidade que trata dos gastos ocorridos na produção de bens ou serviços. De uma forma mais técnica, podemos defini-la como o registro contábil das operações de produção da empresa, através das contas de custeio, que pode ser dividida em:

  • Contabilidade de Custos de Serviços – gastos ocorridos na prestação de serviços
  • Contabilidade de Custos Industriais – gastos ocorridos na produção de produtos

Seu principal objetivo é a apuração dos custos dos produtos e/ou serviços vendidos e deve ser uma ferramenta de apoio à tomada de decisão, em especial na empresa. Portanto, o sistema de custos deve estar em sintonia com o de gestão para que as informações geradas produzam bons resultados. O sistema de custo é parte do sistema de gestão.

Desta forma, o sistema de custos deve se adaptar ás necessidades do sistema de gestão, a fim de que os gerentes sejam capazes de utilizar plenamente as informações fornecidas. Para enfrentar o atual ambiente competitivo que se apresenta á empresa moderna, é necessário que o sistema de gestão se adapte a esta situação, desenvolvendo novos princípios e métodos apropriados aos novos contextos. Naturalmente, o sistema de custos deve acompanhar esta evolução, sob pena de se tornar inútil ou, pior, fornecer informações que levem a decisões incorretas.

 O principal problema na adaptação dos sistemas de custeio a novas lógicas de produção, é que usualmente se procura adaptar as técnicas de distribuição dos custos sem antes haver reflexão sobre as mudanças ocorridas no próprio princípios de custeio. Sem essa modificação no princípio, não são discutidas as informações necessárias ao suporte de transformação em nível da administração da produção. Só após tal reflexão é que devemos pensar em melhorias nos métodos de custeio, sempre com a intenção de operacionalizar eficientemente as mudanças planejadas no campo do princípio. De uma forma geral os princípios de custeio estão intimamente ligados aos próprios objetivos dos sistemas de custo, os quais, por sua vez, estão relacionados aos próprios objetivos da contabilidade de custo: a avaliação de estoques, o auxílio ao controle e o auxílio à tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com