TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Custos

Por:   •  24/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo mostrar os acontecimentos ocorridos antes, durante e depois da feira gastronômica, mostrando todos os pontos, sendo eles positivos ou negativos.

Um dos tópicos que será mencionado ao decorrer deste trabalho é a questão dos custos que tivemos na feira gastronômica, na organização, nos planos e na elaboração dos cardápios, como foi determinado o valor cobrado no produto, a elaboração das fichas técnicas, o percentual de vendas e a colaboração da equipe em geral. Visando que o apoio de todos influencia diretamente nos resultados, tanto na parte financeira como na organização de custos e despesas.

As menções feitas nesse trabalho estão baseadas no exemplo que nos foi cedido, tendo base nas aulas ministradas ao decorrer do período que nos trouxe conhecimentos mais aprofundados em controle de custos.

Planejamento

A empresa criada para o plano de negócios irá atuar no ramo alimentício, mais precisamente no setor de lanches rápidos. A empada (fleisch rippe) foi desenvolvida com sabor único e não há precedentes no mercado manauara. Foram adotas estratégias sólidas com base em pesquisas para fomentar o produto no mercado. O custo de produção é razoável e a rentabilidade garantida. O mercado Manauara está em constante crescimento para lanches de bom custo-benefício e isto torna o projeto ainda mais interessante para investidores. É esperado um rendimento progressivo.

Diagnóstico do empreendimento

  • Nome: 7ª Mostra Gastronômica: Mandioca – Raiz do Brasil
  • Localização: Estacionamento da Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO
  • Vendas atuais:  Público em geral. Empada de costela e purê de mandioca – empada Fleisch Rippe. 200 unidades. Divulgação por meio de aplicativos (Whatsapp e Instagram) e rede social (Facebook). Estacionamento da Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO.
  • Forma de organização atual: As tarefas foram divididas por meio de trio, sendo a brigada antigamente composta de 7 integrantes. Há um líder de brigada, e o restante são integrantes. A forma de comunicação entre os mesmos foi baseada em reuniões para definição do prato, expectativas de venda, preço do produto, entre outras.
  • Situação atual do dinheiro do grupo: R$ 450,00
  • Principais parcerias atuais: Sertanejeiros, Kiñapira, Chácara Canaã

Missão

  • Benefício externo: Atender a necessidade de alimentação do público em geral com um produto saboroso e de bom gosto.
  • Benefício próprio: Gerar renda para a brigada, contribuindo para o bom desenvolvimento financeiro em se tratando de aulas práticas.
  • Caminho: Produto além de saboroso, agradável aos olhos.
  • Valores: Contribuir para o crescimento dos membros da brigada.

Visão

O empreendimento deseja se estabelecer no mercado e operar como excelente referência. A meta é retornar o investimento, satisfazer o cliente e sempre melhorar a qualidade do serviço.

Análise do mercado

O empreendimento atuará no ramo alimentício e busca atender clientes de todas as idades, a empada conta com sabor único e delicioso, tem boa aceitação de mercado como lanche do brasileiro médio, além de oferecer fácil manuseio e poder ser distribuída em embalagens customizadas sem altos custos.

O modelo de negócio para o ramo de pequenos lanches opera em bom rendimento apesar da crise do último ano, os investimentos na área trazem retorno em curto/médio prazo. Foram feitos testes para estipular a viabilidade do produto e foi comprovado seu sucesso.

Segmento de Mercado

O critério utilizado para avaliar o interesse de compra dos clientes foi o da classe social, o grupo de consumidores que estão na classe A e B. O restante do público não é descartado, mas a estratégia de marketing adotada visa atingir um parâmetro social que busca qualidade, refinamento e custo-benefício. Os hábitos de consumo de Jovens e Adultos com bom poder aquisitivo incluem a busca por um produto feito de forma artesanal e balanceado. Sendo assim, acreditamos que outro segmento como o de faixa etária seja englobado indiretamente.

Análise de concorrência

Foram escolhidos 2 tipos de concorrentes para analisar.

  1. Empadachim
  2. Empada Brasil

Empadachim: Modelo de negócio profissional com características de microempresa e produção amadora. Aceita encomendas.

Localização: Dom Pedro, Centro comercial.

Custo de empada: $5 a 7

Marketing e divulgação: Aparece em uma mídia social mas divulga pouco o produto.

Produção: Empadas com 18 sabores diferentes.

Empada Brasil: Modelo de negócio profissional com características de pequena empresa e produção média. Conta com mais produtos além da empada.

Localização: Shopping Ponta Negra

Custo de empada: $7 a 15

Marketing e divulgação: Aparece em 2 tipos de mídias sociais, participa de feiras gastronômicas e tem preços promocionais.

Produção: Empadas com 24 sabores diferentes. Possui outros tipos de lanches, pequenas sobremesas, sucos e refrigerantes.

Os modelos apresentados são de nichos mercadológicos diferentes e baseados no mesmo produto, porém, com objetivos e estratégias antagônicas. O Nosso empreendimento busca concorrer com a Empresa Chamada "Empada Brasil".

Análise de SWOT

Pontos fortes:

  • Dedicação e comprometimento com a qualidade do serviço.
  • Inovação no mercado de sabores para empadas.
  • Mão de obra especializada

Pontos fracos:

  • Força de vendas limitadas por dia
  • Apenas um tipo de produto oferecido
  • Variação de preço para matéria-prima

Oportunidades:

  • Mercado alimentício aquecido
  • Novas formas de marketing para o ramo
  • Oferecer serviços customizados

Ameaças:

  • Concorrentes experientes
  • Novos empreendimentos no mesmo setor
  • Alto número de impostos

Objetivos

O crescimento transversal da empresa, bem como sua rentabilidade e participação de mercado são esperados logo no primeiro ano. O empreendimento busca qualidade no serviço oferecido aliado a um valor de produto bem competitivo. É esperado um aumento de receita em 20%, além de ampliar as atividades no ano de lançamento.

Metas a serem alcançadas

A empresa visa um faturamento mensal de R$ 21.000,00 e pretende criar mais 2 unidades de lojas físicas em tamanhos diferentes conforme a necessidade de cada localização nos primeiros 3 anos de existência. Fidelizar os clientes. Somar outras fatias do mercado alimentício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (422.7 Kb)   docx (288.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com