TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Riscos

Por:   •  1/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]                                                                                                [pic 2]

[pic 3]

RELATÓRIO DE AUDITORIA INTERNA

Distribuição

Nome

Área

João

Conselho de Administração

Paulo

Conselho de Administração

Maria

Conselho de Administração

Ana

CEO

Referência

 RAI- 002-UVW-2015

Data

 12 de Dezembro de 2017

Empresa

Companhia UVW

Processo / Atividade:

Avaliação da adequação das práticas de Gestão de Riscos

Informações Adicionais:

Em atendimento a solicitação do Conselho de Administração, a partir de reunião e deliberação ocorrida em 28/03/2017, realizamos no segundo semestre de 2017 uma avaliação da eficácia e nível de maturidade das práticas e procedimentos de Gestão de Riscos Corporativos realizadas pela Companhia UVW.

Para a realização desta revisão adotamos como referência os padrões e princípios estabelecidos pela norma ISO 31.000:2009.

O objetivo desta análise é identificar o nível de maturidade das práticas de GR e eventuais pontos passíveis de melhoria, para adoção de ações que minimizem estes fatos e assegurem a melhoria do ambiente de controle a partir do atendimento das regras e padrões corporativos estabelecidos pela Administração.

Escopo do trabalho:

  • Avaliar se o processo de gerenciamento de riscos foi aplicado apropriadamente e se todos os elementos do processo são adequados e suficientes.
  • O processo de gerenciamento de riscos está de acordo com as necessidades estratégicas e de acordo com o objetivo da organização.
  •  Todos os riscos significativos foram identificados e estão sendo tratados.
  • Os controles estão sendo desenvolvidos corretamente, de acordo com os objetivos do processo de gerenciamento de riscos.
  • Os controles críticos são adequados e eficazes.
  • A revisão pela gerência de linha e outras atividades de avaliação que não sejam de auditoria são eficazes na manutenção e melhoria dos controles.
  • Os planos de tratamento de riscos estão sendo executados e o necessário monitoramento exercido efetiva e tempestivamente.
  • Há um progresso apropriado e compatível com o reportado no plano de gerenciamento de riscos.


  Conteúdo                                                                                                           Páginas

  1. Sumário Executivo  ..................................................................................................  1 a 4

Histórico e Aspectos Gerais

Escopo adotado

Sumário da análise efetuada

Conclusão

  1. Relação Analítica das Questões Identificadas  .........................................................  5 a 7
  2. Anexos  ............................................................................................................  8

1 – Sumário Executivo

a) Histórico e Aspectos Gerais

Informar algo que possa contextualizar o estágio atual das práticas de Gestão de Riscos ou a própria demanda do Conselho de administração, de forme breve e objetiva.

b) Escopo adotado

Para o atendimento a esta demanda utilizamos o guia prático estabelecido pelo Instituto dos Auditores Internos (The IIA) denominado: IPPF – PRACTICE GUIDE - ASSESSING THE ADEQUACY OF RISK MANAGEMENT USING ISO 31000 - December 2010 -  disponível em www.theiia.org/guidance:

Sendo assim, para este trabalho adotamos a abordagem (1) que consiste nos seguintes 7 elementos:

I – Comunicação e Consulta;

II – Definição do Contexto;

III – Identificação do Risco;

IV – Análise do Risco;

V – Avaliação do Risco;

VI – Tratamento do Risco;

VII – Monitoramento e Análise Crítica.

Os exames realizados pela nossa equipe consistiram em:

  1. Realização de testes e coleta de informações para dar suporte a essa avaliação durante múltiplos trabalhos realizados em paralelo a este, assim como ações específicas para subsidiar determinadas situações identificadas no atendimento do escopo informado. Os resultados desses trabalhos, quando examinados em conjunto, apresentam um entendimento dos processos de gerenciamento de riscos da organização e de sua eficácia.

  1. Entrevistas realizadas com os gestores das principais áreas da Companhia UVW que foram selecionadas a partir do nosso Plano Geral de Auditoria e Matriz de Riscos.

d) Sumário da análise efetuada

De forma sumarizada, relacionamos a seguir, os principais aspectos identificados em nossa análise que devem ser gerenciados como fatores críticos de sucesso para que haja uma melhora no nível de maturidade da Companhia UVW em relação as suas práticas e procedimentos relacionados a Gestão de Riscos:

Processo:

Gestão de Riscos

 Principais aspectos

Deficiências identificadas

Ações a serem implementadas

Comunicação e Consulta

Inexistência de uma cultura de Risco por parte da Administração impedindo uma comunicação estruturada e contínua durante todo o processo de Gestão de riscos.

Promoção de uma cultura de risco e controle, ampliando a divulgação do resultado dos relatórios da Gestão de Risco e conscientizando os colaboradores através das políticas e comunicados.

Definição do Contexto

Acidentes de grandes proporções e falhas nos produtos que poderiam ser evitados caso a Companhia acompanhasse e conhecesse o seu ambiente Interno e Externo.

Entendimento e levantamento do ambiente interno e externo para que se possa conhecer as suas fraquezas e deficiências.

Tratamento de Risco

Restrição da divulgação do relatório de Auditoria Interna dificulta a implementação dos planos de ação e gerenciamento dos riscos.

Promover a divulgação do relatório da Auditoria Interna para as partes envolvidas na implementação dos planos de ação.

Avaliação de Risco

Falta de engajamento na priorização dos riscos por parte do Conselho de Administração.

Maior participação do Conselho de Administração quanto à priorização e definição de parâmetros apresentados pela área Gestão de Riscos.

Acompanhamento e analise

Não divulgação do relatório semestral da situação dos riscos mais críticos durante reuniões com o Conselho.

Estabelecer um processo de planejamento de monitoramento e análise crítica como parte do processo de gestão de riscos e envolver a checagem regular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (386.5 Kb)   docx (226.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com