TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Tributos

Por:   •  27/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE AVALIATIVA 1

Nome: Camila Cristina Oliveira Nascimento                CÓDIGO: _________________

Disciplina: Auditoria Fiscal e tributaria

Aula 1

        O objetivo da aula 1 é introduzir os conceitos sobre auditoria, apresentar quem é a figura do auditor, qual é o objeto da auditoria e quais são as vantagens de se ter uma auditoria dentro da instituição.

        A auditoria é o exame das atividades, registros e procedimentos empresariais a fim de garantir a fidelidade das informações. Essa avaliação é feita pelo auditor, que é o profissional formado em ciências contábeis inscrito no CRC que seja capaz de emitir um parecer sobre os dados que foram analisados.

        Como exemplo vimos que a auditoria se tornou obrigatória para aquelas empresas de capital aberto, que esteja integrada no mercado internacional. A empresa que é auditada traz consigo mais confiabilidade para possíveis investidores. Contudo as empresas que atinjam faturamento acima de 300  milhões no ano ou possuírem ativos superiores acima de 240 milhões.

Aula 2

        O objetivo da aula 2 é apresentar a auditoria tributaria, seus conceitos, quais são seus objetivos e quais são as habilidades necessárias para se fazer uma boa auditoria tributaria.

        A auditoria tributaria fiscaliza de forma eficaz todos os pagamentos e recuperação de impostos, taxas ou despesas de natureza fiscal e tributaria. Para que esse trabalho seja feito com eficácia, o auditor precisa de conhecimentos em tipos de tributação, cálculo de impostos, legislação tributaria , retenções , contribuições previdenciárias e obrigações acessórias.

        Foi mostrado como exemplo os tipos de testes que são feitos na auditoria tributária. Teste de observância, onde se observa a aplicabilidade da lei corretamente, testes substantivos, que visam a exatidão dos dados, como testes de transação e saldos e procedimentos de revisão analítica.

Aula 3

        A aula 3 tem como objetivo mostrar algumas contas do balanço patrimonial que são auditáveis e seu risco e importância para a instituição e como o auditor deve conhecer cada uma dessas contas para saber quais são os pontos críticos que envolvem cada uma.

        Foi abordado uma gama de contas do ativo, tais como caixa, banco, contas a receber, adiantamento a fornecedores , imobilizado e etc, e também do passivo, como fornecedores, contas a pagar, tributos, provisões trabalhistas, e quais são os pontos que devem ser avaliados dentro de cada uma delas.

        Foi dado o exemplo de um lançamento contábil o pagamento antecipado por um serviço prestado por terceiros deve ser registrado a debito em um conta do ativo circulante e a credito em uma conta de disponibilidades.

Aula 4

        A aula 4 vem apresentar o CNJ – Código tributário Nacional, como funciona a hierarquia das leis no Brasil, e os conceitos de tributos diretos, indiretos, taxas, contribuições de melhoria e credito tributário.

        Foi visto que a Constituição Federal tem a supremacia sobre todas as outras leis, ou seja, tudo que está contrário a constituição é inconstitucional. Tributos diretos são aqueles que incidem diretamente sobre o patrimônio, como IR, CSLL, tributos indiretos são aqueles que incidem sobre a produção de mercadorias e serviços, onde se admite abatimentos de créditos no cálculo final do imposto.         Tivemos como exemplo citado, que por meio de medida provisória é possível a instituição ou majoração de impostos obedecendo ao principio da estrita legalidade.

Aula 5:

        O objetivo da aula 5 e apresentar as obrigações acessórias as quais as empresas estão obrigadas, quais são seus prazos de entrega e quais as penalidades para o não cumprimento de cada uma.

        Como um dos exemplos de obrigações acessórias, foi apresentado o sistema SPED – Sistema Publico de escrituração digital. O SPED veio para aumentar a capacidade do fisco em acompanhar a movimentação das empresas. Com ele, já não é necessário os livros fiscais em forma física, pois toda a movimentação de entrada e saída, apuração de impostos e escrituração contábil são enviadas pelo PVA diretamente a RFB.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com