TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Tributos

Por:   •  15/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 3

Atualmente, o planejamento tributário é fundamental e indispensável para dar um conforto às empresas objetivando diminuir os gastos sobre a carga tributária, e evitar, de certa forma atos ilícitos, ilegais que possam prejudicar a idoneidade da companhia.

Muito importante ressaltar que “tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”, conforme Art 3° do Código Tributario Nacional.

Os recolhimentos dos impostos são fundamentais, em sua maioria, para arrecadação, financiando gastos recorrentes ou não, como contribuições sociais por exemplo.

Dentro das apurações, podemos destacar as 3 mais importantes como: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.

 Simples Nacional: é uma forma unificada referente ao pagamento de diversos tributos. Basicamente, essa modalidade é opcional, apenas as pessoas jurídicas qualificadas pela lei usufruem do benefício. Para empresas que venham auferir em ano-calendario receita bruta superior a R$360.000 e igual ou inferior a R$4.800.000.

 Lucro Real: é considerado de aplicação possível para todos os contribuintes sem que seja necessário enquadramento prévio, apurado com observância das normas da legislação, ajustado pela adição, exclusão, ou compensações prescritas pela legislação.

 Lucro Presumido: a receita bruta tem que ser inferior a determinado montante e a apuração é trimestral. Pode ser efetuado pelas empresas que se enquadram nas premissas legais. Não incide sobre custos e despesas.

Uma grande diferença do Simples Nacional pelas demais, é principalmente a impossibilidade de apropriação ou transferências de créditos fiscais.

Ambas apurações (Real ou Presumido) incide IR (15%), IR adicional (10%) sobre a parcela do lucro que exceder 20k por mês, e CSL 9%. No caso do Lucro Presumido, em cima dessa alíquota fixa, ainda teremos a alíquota composta em anexo conforme legislação vigente para determinados setores, como por exemplo, no caso comercial, o IR é de 8% e CSL é de 12%.

O PIS e a COFINS, considerados como tributos que incidem sobre o faturamento, também são tributos importantes e fundamentais. A arrecadação pode ser com incidência cumulativa (Lucro Presumido, PIS 0,65%/COFINS 3%) e não cumulativa (Lucro Real, PIS 1,65%/COFINS 7,6%).

Além dos tributos abordados acima, possuímos outros diversos, como (ISS, ICMS, ICMS-ST, etc). Algumas cobranças podem ser “transferidas” para outro adquirente, sendo não cumulativa também como o ICMS, que no caso, cada Estado possui sua alíquota de acordo com a tabela conforme legislação.

Questionamento 1

A escolha por diferentes tipos de regime de apuração tributária impacta apenas os tributos diretos ou pode também atingir os tributos indiretos? Justifique a sua resposta e ofereça exemplos.

Como dito anteriormente, a diminuição da carga tributária é o principal fator para uma boa elaboração do planejamento tributário.

Assim sendo, as alíquotas dos tributos podem ser modificadas dependendo do regime de apuração.

Uma variação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com