TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DO JEANS COMO NA MODA

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.928 Palavras (8 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO PAULA SOUZA

ETEC TAKASHI MORITA

CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO

AMANDA DE OLIVEIRA FERREIRA

ELOINA APARECIDA MENDES

GABRIEL GUIMARÃES DOS SANTOS

KAROLINE FERREIRA LAURINDO

MAYARA VIANA DA SILVA CONCEIÇÃO

LEVI STRAUSS – LEVI’S

São Paulo

Setembro de 2018.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................03

  1. BIOGRAFIA DE LEVI STRAUSS.........................................................................04
  2. HISTÓRIA, PERSONALIDADE E LEGADO........................................................05
  1. PERSONALIDADE...............................................................................................07
  2. LEGADO..............................................................................................................07

3 A HISTÓRIA DO JEANS COMO NA MODA............................................................08

CONCLUSÃO............................................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................11


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar a biografia de Levi Strauss, bem como sua maneira visionaria diante das oportunidades percebidas ao longo de sua trajetória como empreendedor. Para isso esse texto discorre a respeito da história, personalidade e legado deste que foi um importante criador do jeans, uma peça que revolucionou a moda sendo uma das principais tendências mundiais.


  1. BIOGRAFIA DE LEVI STRAUSS

Levi Strauss o industrial e inventor da calça jeans, nasceu no vilarejo de Bavária atual região da Alemanha no ano de 1829, era o caçula entre sete irmãos e sua família era judaica.

Quando tinha apenas 16 anos, seu pai um pobre vendedor-ambulante morreu de tuberculose. Após a morte do seu pai, sua mãe Rebecca decidiu se mudar com os três filhos mais novos para os Estados Unidos, onde Levi tinha dois irmãos mais velhos que moravam em Nova Iorque e eram comerciantes de produtos têxteis.

Em Nova Iorque passou seus primeiros anos trabalhando na loja dos seus irmãos, mas com o início da Corrida do Ouro na Califórnia que atraiu dezenas de milhares de pessoas oriundas do restante dos Estados Unidos e do exterior, ele decidiu junto com seu cunhado David Stem abrir uma loja de tecidos e roupas em San Francisco, Califórnia, e com sua mente visionaria fundou assim aquela que viria se tornar a famosa empresa Levi Strauss & Company.

Levi Strauss morreu em 26 de setembro de 1902, na sua casa em San Francisco, na qual morava com a família da sua irmã Fanny, deixando para seus sobrinhos Jacob, Louis, Abraham e Sigmund Stern a Levi Strauss & Company. Seu túmulo encontra-se no cemitério Hills of Eternity em Colma, ao sul de San Francisco. Segue abaixo, demonstrativo cronológico e de números da Levi’s.

[pic 1]

Fonte: [fashionbubbles.com]

  1. HISTÓRIA – PERSONALIDADE - LEGADO

Sua trajetória começou quando em 1853 após ter se naturalizado americano, passou a adotar o nome de Levi, como já era tratado tanto pela família como pelos clientes.

Na sua mercearia vendia roupas, botas, tecidos e outros materiais que atendia o pequeno comércio varejista de São Francisco, e com a chegada dos mineiros e garimpeiros em busca de ouro, Levi começa a fazer algumas viagens à região das minas.

E em uma de suas viagens há minas, onde oferecia seus tecidos de sarja para fabricar tenda um mineiro lhe disse que não precisava de tendas, mas de uma calça resistente que não rasgasse facilmente. Antevendo uma oportunidade, Levi tira as medidas do homem e lhe promete fazer rapidamente as calças, sob medida. A calça criada por ele com a ajuda de um alfaiate era feita de brim e tinha bolsos fundos para guardas pepitas de ouro e ferramentas. O modelo atendeu as expectativas do mineiro que, entusiasmado, lhe pagou seis dólares em ouro, e devido ao seu entusiasmo e divulgação a notícia da tal peça se espalhou pelas minas, virando uma verdadeira febre.

Para atender a demanda dos pedidos de calças resistentes, Levi começou a importar um tecido rustico de brim feito em Nîmes (França), que na América passou a ser conhecido primeiro como “de Nimes”, e depois como “denim”.

E assim começou a fabricação em brim indigo das primeiras calças jeans do mundo, que logo se tornariam famosas. O negócio cresce rapidamente e Levi funda a Levi Strauss & Co., em Nova York. Diversas filiais são abertas e, utilizando a publicidade através de catálogos, a firma prospera rapidamente.

O Alfaiate Jacob Davis, um judeu originário da Lituânia, comprava retalhos de tecidos regulamente na Levi Strauss, pois ele tinha um cliente que sempre rasgava os bolsos das suas calças. Tentando encontrar uma maneira de reforçar os bolsos de suas calças, teve a ideia de colocar rebites de metal em alguns pontos específicos da calça, como os cantos dos bolsos. Essas calças, únicas no mundo, fizeram sucesso instantâneo.

Em 1872 Jacob, que temia que copiassem a sua ideia, propôs a Levi uma sociedade, uma vez que viu necessário ter um sócio e patentear a sua ideia. Levi Strauss aceitou a proposta prevendo o potencial do novo produto. Jacob Davis mudou-se para São Francisco e os dois começaram a trabalhar juntos.

Em 20 de maio de 1873, a US Patent and Trademark Office (Escritório de Marcas e Patentes dos EUA) concedeu a patente a Levi Strauss & co. ‘com o registro de nº 139.121. Depois de sua marca patenteada apareceram com os passar dos anos cada vez mais marcas concorrentes.

[pic 2]

Fonte: [fashionbubbles.com]

A primeira fábrica, aberta em 1873 tinha 60 operários, e lá Levi adotou o tecido denim tingido com índigo, um tecido de algodão resistente e grosseiro destinado à roupa dos escravos negros do Sul. O novo jeans logo conseguiu uma boa reputação por sua qualidade e durabilidade. Nascia o famoso “501”, com suas costuras em cor laranja. Logo, centenas de costureiros foram contratados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (231.5 Kb)   docx (130.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com