TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMIGRAÇÃO NO BRASIL UM PROBLEMA DE HUMANIZAÇÃO E DE SOLIDARIEDADE

Por:   •  16/11/2020  •  Dissertação  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

A IMIGRAÇÃO NO BRASIL UM PROBLEMA DE HUMANIZAÇÃO E DE SOLIDARIEDADE

Curso: Ciências Contábeis

O Brasil é um país monolíngue, ou seja, a maioria da população não domina outro idioma que não seja a língua portuguesa. Por isso, existe dificuldade com a socialização, inserção social e a aplicação de políticas públicas aos imigrantes, principalmente, os que dependem de atendimento em locais públicos, por exemplo: escolas, hospitais, etc. Aliás, a síntese expositiva dos resultados obtidos permite concluir que a ausência de políticas públicas migratórias estruturais, principalmente no âmbito de acolhimento e trabalhista, aprendizagem do idioma, dificuldade de obtenção de documentos para regularização migratória e dificuldade para conseguir emprego.

A princípio, a falta de infraestrutura para o acolhimento de refugiados ou imigrantes, se deve à ausência de uma política pública que se sensibilize com os problemas sofridos, com os seres humanos, num espectro mundial. Dessa forma, emigrantes, principalmente do Oriente Médio, como os Sírios, partem para países como o Brasil, na perspectiva de ao menos sobreviverem do caos que seu país se encontra. Todavia, a falta de um programa de integração de imigrantes à sociedade brasileira, acaba que criando uma barreira que faz que os refugiados não permaneçam no país por muito tempo. Tal fato se deve, à dificuldade de inserção cultural, seja pela língua, religião e costumes diferentes, ou pelo preconceito sofrido.

Igualmente, a discriminação contra imigrantes está diretamente associada à formação sociocultural do brasileiro. O que o indivíduo pensa ou se torna está associado à carga cultural que recebe durante sua formação como indivíduo. Dessa forma, a aversão a estrangeiros e o preconceito estão ligados a concepção que se tem dos imigrantes e assim como acontece com brasileiros que chegam a outro país. Por exemplo, os migrantes de raízes mulçumanas são taxados como potenciais "homens bombas" e, isso, se deve a impressões falsas e genéricas de uma sociedade que são introjetadas na população e que devem ser combatidas.

No quesito inserção social, os imigrantes enfrentam vários desafios, desde a falta de acolhida, o desconhecimento do idioma, o preconceito e atos xenófobos. O acolhimento ou recepção dos imigrantes no Brasil ficou a cargo da sociedade civil, em conjunto com as Instituições Religiosas e as Redes Sociais. Além do acolhimento, esses atores têm atuado para reduzir a barreira do idioma, que é fundamental no processo de inserção do imigrante na sociedade brasileira.

Deve haver um cumprimento das ações humanitárias, através de um portal de transparência que mostre todos os investimentos e beneficiários. Sendo assim, não haverá uma sobre responsabilidade de alguns países, deste modo, o mundo passará a ter maior humanização. Logo, se afirmará a ideia de progresso a partir da solidariedade de uns para com os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com