TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  13/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.168 Palavras (9 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 9

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE

GOIÁS

DEPARTAMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TCC 2

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES

RAYANE MACÊDO CARDOSO

rayanemacedocardoso@gmail.com

GOIÂNIA

2016

RAYANE MACÊDO CARDOSO

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES

ALUNA DO 8° PERÍODO DO CURSO DE CIÊCIAS CONTÁBEIS

Projeto de Artigo Científico, apresentando à disciplina de Metodologia Cientifica, Curso de Ciências Contabeis, da Pontíficia Universidade Católica de Goiás (PUCGOIÁS).

Professor. Orientadora – Neusa Maria Barbeiro Alves

GOIÂNIA

2016

SUMÁRIO

1-JUSTIFICATIVA............................................................................................04

2-REFERENCIAL TEÓRICO....................................................................05 à 07

3-OBJETIVOS

        3.1- GERAL...............................................................................................08

        3.2-ESPECÍFICOS....................................................................................08

4-PROBLEMAS.................................................................................................09

5-HIPÓTESES............................................................................................10 à 11

6-METODOLOGIA.............................................................................................12

7-CRONOGRAMA.............................................................................................13

8-ESTRUTURA PROVÁVEL.............................................................................14

9-REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS..............................................................15

1.JUSTIFICATIVA

O mercado está cada vez mais mudado, em um ambiente globalizado e competitivo, é de extrema importância que as empresas busquem cada vez mais ferramentas que lhe auxiliem nos controles internos. O profissional da área contábil está cada vez mais sendo valorizado. As informações passadas aos presidentes da empresa devem ser explícitas e claras, para que, diante das análises eles possam tomar as melhores decisões em virtude do crescimento e expansão dos negócios.

O avanço tecnológico e as modernizações ocorridas nos últimos anos obrigam as empresas a se adaptarem as novas exigências do mercado. Fazendo com que procurem o aperfeiçoamento de seus negócios, otimizando seus Controles Internos e desenvolvendo suas rotinas de trabalho visando o seu crescimento e a sua estabilidade econômica. A contabilidade passou a exercer um papel importante dentro da visão dos administradores, acompanhando as decisões tomadas por eles e auxiliando-os na execução de seus trabalhos, em busca das metas almejadas pela empresa. Perante a estes estudos a Auditoria Interna se constitui como um mecanismo de apoio à gestão, auxiliando a organização a alcançar seus objetivos, tornando-se uma ferramenta indispensável, focada na melhoria dos controles e processos, minimizando riscos e otimizando suas atividades

        

2.REFERENCIAL TEÓRICO

A auditoria interna constitui um conjuntos de procedimentos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e da informações fisicas, contabeis, financeiras e operacionais da entidades. O controle interno tem a função de dar suporte ao trabalho de auditoria, dando tratativas aos problemas encontrados e evitando assim o grande número de não conformidades. Este trabalho tem o objetivo de informar o papel do controle interno dentro de uma organização.

CREPALDI (2013, p.65) diz que:

Objetivo da auditoria interna é auxiliar todos os membros da administração no desempenho efetivo de suas funções e responsabilidades, fornecendo-lhes analises, apreciações, recomendações e comentarios pertinentes às atividades examinadas. Compreende os exames, analise, avaliação, levantamentos, e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação de integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos dos sitemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vista assistir a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

Com o constante desenvolvimento das empresas e a diversificação de suas atividades econômicas, a Auditoria Interna vem se tornando um recurso indispensável para avaliar a eficiência dos gestores e zelar pela confiabilidade das informações geradas.

Segundo ( ASSUMPÇÃO, 2013, P.25).

Dentro das organizações, diante de seus interesses ou de conflitos de interesses, funcionários assumem comportamentos diversos. Uns demonstram ser mais ativos e reativos; outros, mais passivos e omissos. O convívio no dia a dia com outros profissionais e diante de determinadasatribuições e responsabilidades faz qualquer pessoa mudar o seu modo de ser. Cada um reage conforme os estímulos que lhe são impostos. Alguns mudam significativamente suas condutas, de tal forma que, quando estão na empresa adotam certo tipo de atitude, enquanto que, em suas residências, demonstram ser pessoas totalmente diferentes. Ocorrem casos em que um profissional tem que assumir determinada atitude, a contragosto, em decorrência das contingencias da situação que lhe é atribuída.

Em busca cada vez mais do seu lugar no mercado econômico, as empresas estão investindo em auditoria. Manter todos os registros em ordem para a certificação, e talvez um dos motivos mais importantes ligados a auditoria é, tentar evitar as fraudes que estão sendo cada vez mais comuns dentro das organizações.

Podemos definir Auditoria como uma forma bem simples de levantamento, estudo e avaliação dos procedimentos, ou também como uma revisão das demonstrações contábeis, registros e operações financeiras de uma entidade, a fim de que ela se enquadre às normas pertinentes e à legislação pertinente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (177.9 Kb)   docx (98 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com