TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  30/3/2017  •  Monografia  •  3.811 Palavras (16 Páginas)  •  923 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Polo de Porangatu – Goiás

8º semestre

Ciências Contábeis

TCC- Trabalho de Conclusão de Curso

Acadêmicos:                                                  RA:

Bianca Marques de Carvalho                        432720

Cristiane Prado                                             409336

Micaelly Matias da Cunha                        419788

Profº Tutor Presencial:  Guilherme Henrique Rossi De Azevedo

Porangatu/GO

Outubro 2016

SUMÁRIO[pic 3]

RESUMO 4

INTRODUÇÃO 5

1 MODELO DE GESTÃO 7

1.1 Caractéristica Da Empresa 7

1.1.1 Missão 7

1.1.2Visão 8

1.1.3 Valores8

1.1.4 Metas e Objetivos 9

2 A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES 10

2.1 A Controladoria Como Ferramenta Para Gestão  10

2.1 Gestão  Estratégica11

2.1 Gestão Participativa  12

3 EVA-Economic Value Added (VALOR ECONÔMICO ADICIONADO)13

3.1 EVA  Como  Sistema  De  Gestão  De  Negócios 14

3.2 Aplicação do Sistea EVA na Empresa Brascont Assessoria Contábil.  16

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS19

LISTA DE QUADROS[pic 4]

Quadro 1 – Demostrativo de Resultado do Exercício Escritório Brascont 2015................16

LISTA DE ABREVIATURAS[pic 5]

EVA – Economic Value Added (VALOR ECONÔMICO ADICIONADO)

DRE – Demosntrativo de Resultado do Exercício

NOPAT – Lucro operacional líquido da tributação;

C% – Custo do capital total empregado, em percentual;

TC – Capital total.

RESUMO[pic 6]

O trabalho a ser apresentado tem por objetivo demonstrar a importância do papel da controladoria interna no ambiente corporativo abortando o propósito de sua utilização, através de um notável planejamento estratégico onde nele são estabelecidos pela controladoria a sua missão, visão e objetivos.  Este mesmo plano dará relevância às informações coletadas pelas ações de gestão do cotidiano organizacional. O propósito empresarial faz importância neste contexto pelo fato do planejamento ser um processo imensurável para a descoberta de melhores decisões para a organização e tem como finalidade analisar e interpretar as decorrências financeiras e econômicas para que a possível meta seja alcançada pela empresa. O plano de Controladoria visa auxiliar a delineação estratégica através das informações coletadas da área contábil e financeira da empresa realizando o planejamento traçado nas tomadas de decisões da empresa.

Palavras-chave: Papel da Controladoria. Controladoria Interna. Planejamento Estratégico. Tomada de decisões.

INTRODUÇÃO[pic 7]

O estudo a seguir propõe explorar o conhecimento em corelação a Controladoria Interna nas empresas, com o objetivo é analisar e explanar as contextualizações contábeis e associações necessárias para ação de um plano de controladoria, em conformidade com as tarefas que são realizadas e que estão diretamente interligadas as principais atividades da empresa.

No trabalho irá conter informações tomadas de um escritório de acessória contábil localizado no município de Porangatu – GO, onde foi realizado um acompanhamento dos acadêmicos para assim poder levantar informações precisas e relevantes à composição deste trabalho. Através deste acompanhamento pôde ser realizada uma analise de SWOT onde constam informações importantes, tais como oportunidades e ameaças, pontos portes e fraquezas.

Será explanado nesta pequisa o modelo de gestão empresarial do escritório analisado, através de missão, visão, valores, metas e objetivos expondo assim as principais características da referida empresa. O mesmo mostrará a importância do papel da Controladoria e os mecanismos utilizados para sua realização dentro da organização, estas ferramentas podem diretamente influenciar no processo de planejamento estratégico empresarial. Com isto faz necessário um minucioso e rigoroso controle, sendo fundamental para a administração intervindo no processo de tomada de decisões e nas atividades de seu cotidiano.

Com base nas fluentes mutações econômicas geradas pelas decorrências globalização a competitividade entre os setores privados estão se tornando visíveis no mercado financeiro. Diante disso, faz necessária a importância do controle interno organizacional de maneira a aperfeiçoar e otimizar todas as atividades e assim encaminhar mais benefícios a empresa.

Verificando as potenciais dificuldades da empresa correlacionada ao controle interno e planejamento, o presente estudo irá expor como a Controladoria e suas ferramentas podem ser indispensáveis para a gestão, gerando assim maior avanço, melhorias e mais competitividade com os concorrentes. Perante a esta realidade, o grupo juntamente com a empresa em análise priorizou por averiguar e pesquisar os desafios na implantação da Controladoria, através de uma apuração da gestão estratégica e participativa utilizando seus instrumentos que proporcionam vantagens para assim formar um plano de ação para a organização.

Os procedimentos metodológicos utilizados para a realização desta pesquisa foram definidos como um procedimento básico, tendo como foco desenvolver uma aprendizagem de análise bibliográfica e também de pesquisa, com o intuito de fornecer embasamentos teóricos e reais através de um levantamento de informações mais aprofundado do conteúdo em questão.

1 MODELO DE GESTÃO[pic 8]

Este capítulo irá abordar e identificar a formação do modelo de gestão e suas características, e com isso a respectiva definição de seu modo de gerir, tendo em vista a eficácia presente no ambiente empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (242.5 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com