TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  7/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.828 Palavras (8 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

Introdução ------------------------------------------------------------------------------------------- 03

Modelo de Gestão e o Processo de Gestão ----------------------------------------------------- 04

A Importância da Auditoria Interna nas Organizações --------------------------------------- 04

EVA – Economic Value Added ----------------------------------------------------------------- 05

Análise SWOT ------------------------------------------------------------------------------------ 06

Balanced Scorecard -------------------------------------------------------------------------------- 06

Conclusão --------------------------------------------------------------------------------------------- 08

Referências Bibliográficas -------------------------------------------------------------------------- 09

INTRODUÇÃO

Neste trabalho identificaremos o modelo de gestão e o processo de gestão mencionando as declarações de valores, visão, missão, metas e objetivos da empresa. Um modelo de gestão que integre um plano de controladoria, planejamento estratégico, cotrole de metas estratégicas e auditoria interna nas organizações, visando preencher uma lacuna identificada na gestão empresarial e a falta de integração entre as diretrizes estratégicas e a operação das empresas.

As empresas buscam a competitividade no intuito de sustentação e sobrevivência no longo prazo. Competitividade é atender simultaneamente os requisitos de mercado/clientes - fatores competitivos - e os requisitos internos da empresa - objetivos estratégicos. Na gestão empresarial atual, não é mais suficiente gerenciar a empresa como um objeto específico; é preciso gerenciar o negócio da empresa, envolvendo fatores, influências, recursos e variáveis externas e internas.

MODELO DE GESTÃO E PROCESSO DE GESTÃO

Missão da empresa: A MS Tacógrafos busca a excelência na prestação de serviços, comercializando e consertando os Tacógrafos da marca VDO. Possui profissionais treinados e qualificados para apresentar o melhor custo x benefício juntos aos clientes e fornecer as pessoas e empresas, produtos com qualidade, certificando a sustentabilidade de nossos parceiros e de nossa empresa.

Visão da empresa: Ser o melhor fornecedor nacional de serviços. Busca ser referência na prestação de serviços, oferecendo eficácia, gentileza, agilidade no logístico comprometimento com nosso cliente.

Valores da empresa: Todos os departamentos trabalham integrados buscando oferecer a seus clientes conforto, eficiência e agilidade na prestação de serviço, revisões e manutenções mecânicas, instalação de acessórios ou a compra de peças. Estar aberto para novas tecnologias para produção de uma ótima qualidade na prestação de serviço e garantir um ótimo produto.

Objetivos e Metas da empresa: Buscar a inovação dos produtos, serviços e processos, a criatividade e a flexibilidade de atuação, a análise comparativa com os concorrentes e a capacidade de incorporar e solucionar novas tecnologias. Nesta visão, podemos perceber que é necessário estar sempre em constante evolução, procurando soluções para o que não está indo bem, mas também, com muita criatividade, melhor o que já é bom.

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES

Uma das principais ferramentas para o controle administrativo é a auditoria interna. A falta de controle adequado de algumas empresas a expõem a inúmeros riscos, erros e desperdícios. A necessidade de empresas investirem em desenvolvimento tecnológico, aprimorar seus controles, reduzir custos, tornando mais competitivos os seus produtos, faz com que necessitem de um grande volume de recursos. A função da auditoria interna nada mais é do que o detalhamento das atividades da empresa, com o andamento de cada função, área, departamento, setor e operação. A auditoria interna, por orientação gerencial da alta administração da empresa, tem que examinar cada ramificação e segmento, em períodos regulares para observar a aderência às políticas, legislação e eficiência aos aspectos tradicionais de controle da empresa. A norma de auditoria referente ao trabalho no campo geralmente aceitas, estabelecem que o auditor deva avaliar o sistema de controle interno da empresa auditada com o intuito de determinar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria.

EVA – ECONOMIC VALUE ADDED (VALOR ECONÔMICO ADICIONADO)

EVA - Valor econômico adicionado ou simplesmente Valor adicionado ou, ainda, Valor agregado é uma noção que permite medir o valor criado por um agente econômico, é parcela do lucro operacional que excede os gastos com as estrutura de capital, foca a eficiência gerencial em um determinado exercício, mostrando a manutenção do capital financeiro da empresa, onde apresenta uma estimativa do lucro econômico real de uma empresa. Considerando os dados: Fórmula: EVA = Lucro Operacional após o Imposto de Renda - (Capital Investido x Custo de Oportunidade).

Empresa: MS Tacógrafos 2015 2014 2013

Patrimônio Líquido 6.559.460,00 5.407.716,00 4.949.677,00

Lucro Liquido 591.580,00 260.427,00 185.655,00

EVA- Valor Econômico Agregado 2015 2014 2013

a) Patrimônio Liquido 6.559.460,00 5.407.716,00 4.949.677,00

b) Taxas de juros(TJLP) 6% 6% 6%

c) Custo de Oportunidade(axb) 393.567,60 324.462,96 296.980,62

d) Lucro Líquido 591.580,00 260.427,00 185.655,00

EVA(d-c) 198.012,40 (60.035,96) (111.325,62)

Com base nessa analise podemos verificar que a MS Tacógrafos não obteve o resultado esperado, ou seja, não teve valor adicionado. Obtemos a margem operacional, a rentabilidade operacional que foi igual a giro x margem, a rentabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com