TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NO SUCESSO DAS PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  27/12/2022  •  Artigo  •  2.001 Palavras (9 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Projeto Interdisciplinar de Ciências Contábeis II

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NO SUCESSO DAS PEQUENAS EMPRESAS

Rodrigo Pereira Maia

Graduando em Ciências Contábeis pela ESAB

E-mail: rpmaia@yahoo.com.br

RESUMO

Este estudo tem o objetivo de verificar a influência que a baixa utilização da contabilidade no planejamento e gestão das empresas tem no encerramento precoce desses empreendimentos. Para isso, além da pesquisa realizada no arcabouço teórico – publicações científicas, literatura, etc. – buscou-se a respectiva correspondência em estudos realizados pelo SEBRAE, bem como de pesquisadores que entrevistaram empresários acerca dos temas abordados neste estudo. Esta segunda parte, ao atestar as informações, é particularmente importante para credenciar as referências utilizadas assim como o presente estudo. O foco do estudo foram as micro empesas individuais (MEI), as micro empresas (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP), visto que as empresas de médio e grande porte, em regra, possuem serviços de contabilidade bem estabelecidos, não padecendo dos males abordados neste estudo.

Palavras-chave: Micro e pequenas empresas; encerramento de MPEs; planejamento contábil.

INTRODUÇÃO

Os pequenos negócios, representados pelas MEIs, MEs e EPPs, desempenham um importante papel na economia brasileira, sendo responsáveis por 55% dos empregos gerados no país e 30% do produto interno bruto (PIB), segundo informações do Ministério da Economia. Contudo essas empresas também padecem de uma elevada taxa de encerramento precoce de suas atividades.

Esse insucesso observado nos novos empreendimentos estão ligados, em boa medida, à falta de conhecimento em técnicas de gestão empresarial. De fato, nos relatórios elaborados pelo Sebrae que elencam principais as dificuldades enfrentadas pelas empresas, os problemas relacionados à gestão dos negócios são presença certa.

Dentro dessa cesta de problemas relacionados à gestão das empresas está a ausência, ou apenas a deficiência, de um acompanhamento contábil das contas da empresa que auxilie a tomada de decisão através de relatórios e demonstrações contábeis.

REFERENCIAL TEÓRICO

As micro e pequenas empresas (MPE) representam 99% dos 6,4 milhões de estabelecimentos do Brasil, segundo levantamento do Sebrae (2018). Elas lideram o ranking de geração de empregos, mas também lideram as estatísticas de encerramento de suas atividades. De acordo com a pesquisa de Sobrevivência de Empresas, realizada pelo Sebrae (2021) utilizando a base de dados da Receita Federal, 3 em cada 10 MEI encerram as atividades antes de 5 anos de atividade. A mortalidade apurada foi de 29% entre os MEI, 21,6% entre as ME e 17% entre as EPP.

Colaboram com essas estatísticas, a grande concorrência e a deficiência na formação gerencial dos empreendedores. Thornhill e Amit (2003) apontam as deficiências nas capacidades gerenciais dos empreendedores como uma das causas de fechamento prematuro das empresas.

O empresário, não raro, precisa lidar de forma solitária com aspectos de gestão da empresa, além de questões de mercado e da organização do negócio. Um destes fatores é o baixo uso das ferramentas oferecidas pela disciplina de gestão de custos, importante para tomada de decisão e planejamento estratégico. Conforme Ribeiro, Freire e Barella (2012), é preciso saber utilizar as informações contábeis como fonte de informações gerenciais, transformando essas informações em ganhos de eficiência para o gerenciamento do negócio.

Martins e Carvalho (2015) destacam que a deficiência de trabalhadores habilitados para elaborar estratégias de gestão que muitas empresas possuem, a fim de buscar saídas para cenários de crise, ou simplesmente estas empresas podem não ter condições financeiras para contratar esses profissionais e, por último, alguns gestores sequer percebem a necessidade, por total ignorância sobre o assunto A falta de informação do empreendedor tem tornado as dificuldades cada vez maiores e o empreendedorismo, uma opção instável e de muitos riscos (Bonacim, Cunha e Corrêa, 2009).

O menor erro na gestão da empresa pode provocar o seu fechamento, devido a, cada vez maior, competição de mercado, principalmente nas organizações com pouco tempo de existência, pois ainda lhes falta musculatura, sob a forma de capital excedente para suportar situações financeira adversas. Há ainda o problema das elevadas taxas de juros e de inflação praticadas no Brasil, que eleva o custo de captação de capital, dificultando a abertura de novos negócios no Brasil.

Os micro e pequenos empresários iniciantes nem sempre contam com a formação necessária para gerir seus negócios. A consequência é o fechamento repentino destas empresas por motivos de desconhecimento e falta de gestão eficiente. Isso se justifica pela não utilização, ou má utilização, da contabilidade, como ferramenta de gerenciamento de recursos e para previsões futuras. Warren, Reeve e Fess (2008, p. 7) afirmam que “as informações sobre custo do produto são usadas pelos gerentes para estabelecer os preços dos produtos, controlar as operações e preparar as demonstrações financeiras”.

Callado et al. (2008) destaca a importância que no processo decisório a empresa esteja munida de informações com os mais elevados níveis de clareza, objetividade e tempestividade o quanto possível, para que a informação tenha, de fato, valor para o tomado de decisão.

 A falta de conhecimento aprofundado sobre a utilização da contabilidade de custos pelos empresários, e a falta de ferramentas que utilizem uma linguagem mais acessível sobre gestão de custos, tornando visíveis os resultados que este controle poderá oferecer ao empresário, são algumas das razões para a falta de controle nas empresas de pequeno porte.

Marcelino et al. (2021) aponta três fatores considerados como facilitadores ao sucesso dos microempreendedores. O primeiro fator é a formalização do negócio. Em seguida, a contabilidade surge como uma importante ferramenta de auxílio para as empresas, sendo que por meio dela, as organizações conseguem atingir um maior controle nos aspectos financeiros e econômicos. Ainda há que se destacar a importância de desenvolver um planejamento eficaz que abarque todos os aspectos da empresa, pois é essencial que antes de iniciar o desenvolvimento de uma organização empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (224.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com