TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia da Contabilidade na Gestão Empresarial

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.086 Palavras (9 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 9

PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO-PRONATEC

DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERENCIAL

ALUNAS: POLIANA ALVES, WISLENE SILVA

Nº 35, 40

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

PIO IX

2015

POLIANA ALVES DE CASTRO

WISLENE ERISLENE DA SIVA

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APRESENTADO

 JUNTO AO CURSO TÉCNICO EM CONTABILIDADE

DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO

 TÉCNICO E EMPREGO-PRONATEC,

COMO REQUISITO PARCIAL

 Á OBTENÇÃO DO TITULO DE TÉCNICO

ORIENTADOR: ESSYUS KLAY MARÇAL

PIO IX

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................04

1. SAÚDE EM DIA.....................................................................................................05

2. DECISÕES ESTRATÉGICAS...............................................................................06

3. MENOS IMPOSTOS..............................................................................................07

4. EM DIA COM A LEI...............................................................................................08

5. ORGANIZAÇÃO IMPECÁVEL..............................................................................09

6. A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NOS DIAS ATUAIS.............................10

METODOLOGIA........................................................................................................11

CONCLUSÃO............................................................................................................12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................13

Introdução

        Historicamente falando a contabilidade é tão antiga quanto à da civilização. A principio sem registros, guardando seus patrimônios apenas na memória. Quando ele deixa de ser nômade e dedicar-se a agropecuária, nasce uma necessidade, a de se organizar economicamente. Desse desejo pela riqueza individual e preocupação quanto aos rendimentos, os registros começaram a ser feitos, eram feitos em tábuas de argila, depois substituídos pelo papiro, antigo antepassado do papel que usamos hoje.

        Com o passar dos tempos no Período Moderno a contabilidade se tornou essencial para o controle das riquezas do Novo Mundo. Com a obra de Frei Luca Pacioli, em 1494, a contabilidade foi incluída nos ramos do conhecimento humano, assim foi um marco para que novas obras fossem escritas. Para o precursor do uso da Contabilidade como fonte de informação gerencial Francesco Villa, a ciência contábil implicava em conhecer a natureza e as práticas que regem o patrimônio. Porém foi somente em 1923 que o “patrimônio” foi definido como o objeto da Contabilidade por Vicenzo Mazi. A partir de 1920, com o desenvolvimento de multinacionais nos Estados Unidos da América ocorreu grandes avanços no que diz respeito as teorias e práticas da profissão. Foram criadas inúmeras obras de autoria norte-americana, mas que isso lá um contador é tão importante quanto um medico.

        No Brasil, a contabilidade surgiu com a vinda da Família Real, já que a  atividade colonial exigia uma melhor organização fiscal. Mas, a regulamentação da profissão contábil aconteceu somente em 1870. Entretanto, o grande passo acontece em 1927, quando é fundado o Conselho Perpétuo, no século atual, o Sistema CFC/CRCs.

        No entanto muitas vezes vemos empreendedores tentando se esquivar das questões mais técnicas da contabilidade por considerarem complicadas ou chatas em demasia. Porém, os empresários de sucesso reconhecem a importância da Contabilidade para uma boa gestão. Afinal, é a contabilidade que dá ao empreendimento as condições necessárias para que se sustente e possa alcançar suas metas e objetivos.

1. Saúde em dia

        Segundo o Portal da Contabilidade, “a principal vantagem de ter uma boa contabilidade é a manutenção da saúde do negócio, ou seja, o equilíbrio entre as receitas e as despesas ao longo do tempo para que a empresa possa remunerar seus sócios e cumprir suas obrigações com o governo, seus funcionários, fornecedores e clientes. Com isso, a empresa evita problemas de relacionamento que podem colocar em risco não somente sua imagem e reputação, mas também sua operação no futuro”.

        Mais do que isso, com a Contabilidade em dia, a empresa possui maior controle do seu Patrimônio, possibilitando maior informação, analises do quadro evolutivo, melhor eficiência e eficácia dando estabilidade para que esteja sempre preparada para o mercado.

        Na verdade a saúde em dia torna-se uma ferramenta de gestão financeira, pois auxilia na tomada de decisão.

         

2. Decisões estratégicas

        A contabilidade como um todo, auxilia nas decisões estratégicas, facilitando a tomada de decisões sobre, contratação de pessoas, desenvolvimento de novos produtos, investimentos, campanhas de marketing e outras ações, necessários e de fundamental importância para o seu funcionamento, e a conquista do seu espaço no campo empresarial.

        No entanto, deve-se contar com serviços de contábeis bem estruturados para dar maior sustentabilidade dos fatos e atos, além de proporcionar mais veracidade e confiabilidade.

        “Somente com a contabilidade em dia o empresário será capaz de compreender como cada uma dessas movimentações estratégicas terá impacto sobre as finanças no curto, médio e longo prazo”, diz Portal da Contabilidade.

        Afinal, as decisões que vão gerar e fazer da empresa um negocio de sucesso ou não, não obstante as chances de dar certo serão maiores se aliados a essa ciência indispensável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com